Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Recuperando tradição de Buda
Líder budista no Butão ordena 144 mulheres
Cento e quarenta e quatro mulheres foram ordenadas como bhikshunis, ou monjas femininas, no mosteiro de Ramthangkha, no Butão, numa cerimónia que decorreu na terça-feira, 21 de Junho, presidida por Je Khenpo, a autoridade budista mais importante do pequeno país dos Himalaias.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Papa à delegação tailandesa
“Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo”
O Papa Francisco recebeu em audiência esta sexta-feira, 17, no Vaticano, a Delegação Budista da Tailândia. No seu discurso, destacou a importância de católicos e budistas guiarem os respetivos fiéis “a um sentido mais vivo da verdade de que somos todos irmãos e irmãs”, noticiou o Vatican News. “Num momento em que a família humana e o planeta estão a enfrentar múltiplas ameaças, o diálogo amigável e a estreita colaboração são ainda mais necessários”, afirmou o Papa, sublinhando que “Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo que gera conflito e violência”.
Depois da pandemia
Esperados 850 mil na peregrinação a Meca
Cerca de 850 mil peregrinos estrangeiros são esperados no próximo mês em Meca e Medina, na Arábia Saudita, país que aligeirou esta segunda-feira, 13, a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores. O primeiro grupo de muçulmanos chegou já no dia 4, proveniente da Indonésia.
Nova Inglaterra
Metodistas contra “apartheid” imposto por Israel
A conferência anual da Igreja Metodista Unida da Nova Inglaterra (EUA) condenou, numa resolução aprovada no sábado 11 de junho, “o sistema de apartheid institucionalizado pelo governo israelita na Terra Santa” e pediu “ao governo dos EUA para condicionar o financiamento a Israel ao compromisso de desmantelar o seu sistema de apartheid e reconhecer todos os direitos devidos aos palestinos”.
Goldschmit em Jerusalém
Rabi-chefe de Moscovo está exilado por se opor à guerra
O rabi-chefe de Moscovo, Pinchas Goldschmit, que esteve na Rússia durante 33 anos, fugiu para a Hungria e depois para Jerusalém, por causa da sua oposição à invasão russa da Ucrânia e de não ter cedido às pressões de Putin para se manifestar favorável à guerra.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Liberdade condicional
Testemunha de Jeová libertada na Rússia
A 4 de maio de 2022, o Supremo Tribunal da República de Khakassia aprovou a decisão do Tribunal Distrital de Ust-Abakansky de conceder liberdade condicional a Valentina Baranovskaya, uma Testemunha de Jeová (TJ) de 71 anos.
Assinado pelo Papa e Imã de Al-Azhar
Timor-Leste pode adotar documento sobre a fraternidade humana
O documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, que foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, e pelo xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) pode vir a ser adotado como documento oficial em Timor-Leste.
Minoria religiosa
Muçulmanos ucranianos lutam contra exército russo
São uma ínfima minoria, mas diz o imã Murad Suleimanov da mesquita do Centro Cultural Islâmico de Lviv (Ucrânia): “Nós [muçulmanos] fazemos parte deste país” e, por isso “devemos fazer algo”. Esse “algo” tem consistido em resistir à ocupação russa e participar no esforço de guerra. Mesmo se, na Rússia, os responsáveis oficiais das comunidades muçulmanas apoiam Putin.
Sociedades fechadas, autocracia e modelos de perfeição
Há muito em comum entre todos os sistemas (políticos e religiosos) que se baseiam numa qualquer ideia de perfeição, julgando-se donos de toda a verdade e mandatados para a expansão, mesmo que seja à custa da vida dos outros. A invasão da Ucrânia pela Rússia dá-nos matéria de sobra para a análise do padrão do autoritarismo, que alia a visão unilateral do mundo à manutenção da sociedade fechada, justificando assim os massacres e todas as formas de opressão.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Extrema-direita queima Alcorão
Manifestações violentas na Suécia
A Semana Santa na Suécia ficou marcada por várias manifestações e confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, em virtude dos comícios promovidos pelo partido de extrema direita Stram Kurs, cujo líder, Rasmus Paludan, queimou uma cópia do Corão na rua, numa zona fortemente habitada pela população muçulmana.
Conselho Mundial das Igrejas
Acesso à Terra Santa deve ser “livre” e “sem restrições”
“Jerusalém é santa”, disse Ioan Sauca, secretário geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI). Esta forte declaração surge após a declaração do Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém a 11 de abril, que expressava sérias preocupações com as restrições de movimentos anunciadas para o Sábado Santo no acesso ao Santo Sepulcro.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Brahma Kumaris assinala 40 anos
Os quatro pilares para as 36 virtudes divinas
São quatro pilares para alcançar as 36 virtudes divinas e é a eles que a Brahma Kumaris dedica as quatro conferências que assinalam os 40 anos da fundação, em Portugal, daquela Academia para um Mundo Melhor. O ciclo começa já neste domingo, dia 10, e prolonga-se até 29 de Maio.
Terra Santa
A ocupação ameaça o modo de vida sagrado dos beduínos
Ao olhar para as belas vistas da sua comunidade beduína em Khan el-Ahmar, Eid Jahalin reflecte sobre os muitos aspectos do seu modo de vida de que gosta: “Vivemos em harmonia com a natureza e, de facto, somos parte dela”, afirma. “Os meus antepassados viveram assim durante muitas gerações, longe das pressões sociais.”
Ramadão no Reino Unido
Metade dos muçulmanos não consegue quebrar jejum
O aumento do custo de vida e os cortes nos apoios sociais decididos pelo Governo de Boris Johnson fazem com que quase metade dos muçulmanos da Grã-Bretanha não tenha comida suficiente para quebrar o jejum durante este Ramadão (1 de abril a 1 de maio). A...
Porto
Museu do Holocausto reabre e Museu Judaico exibe filme português “1618”
O Museu do Holocausto do Porto reabre ao público esta quinta-feira, 31, depois de vários meses de encerramento, devido à pandemia. Inaugurado em 2021, no final de janeiro, é considerado o primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica, sendo tutelado por membros da comunidade judaica do Porto cujos pais, avós e familiares foram vítimas do Holocausto.
Índia
Supremo rejeita petição para controlar missionários cristãos
Grupos nacionalistas hindus têm vindo a acusar cada vez com maior frequência missionários cristãos de “ilegalmente” seduzirem e converterem hindus pobres e analfabetos ao cristianismo. O Supremo Tribunal acusou movimento de “estar a perturbar a harmonia com este tipo de petições” e rejeitou o pedido.
Igreja Ortodoxa
Guerra faz crescer crispação entre Patriarcas
No encontro que manteve com o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, o Patriarca Ecuménico de Constantinopla Bartolomeu I (Igreja Ortodoxa) aprofundou o fosso que o separa do Patriarca de Moscovo, Cirilo, ao classificar a guerra contra a Ucrânia como “injustificada e injustificável agressão” segundo relata o Orthodox Times de dia 28 de março.
Em França
Retórica anti-islão marca campanha presidencial
A campanha presidencial em França tem conhecido um endurecimento do discurso anti-islão, o que provoca o risco de criar uma “espiral de ódio”, considera o reitor da mesquita de Paris, Chems-eddine Hafiz. O facto de Emmanuel Macron estar a liderar as sondagens...
Pedras que não são só pedras
“Adoramos cada pedaço de terra do nosso bairro e da Palestina”
“Tivemos de deixar a terra dos nossos antepassados, e até hoje ainda lutamos por justiça”, diz a palestiniana Samira Dajani-Budeiri. “Vivemos sob a ameaça de despejo desde 1972, quando várias organizações de colonos sediadas nos EUA afirmaram ter adquirido os terrenos em que se localizam as 28 casas do nosso bairro.”
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
Caso da nacionalidade portuguesa
Rabi do Porto com termo de identidade e residência e entrega de passaporte
O rabi Daniel Litvak, responsável religioso da Comunidade Israelita do Porto, detido quinta-feira pela Polícia Judiciária, ficará a aguardar o desenvolvimento do processo com termo de identidade e residência, além de ter entregue o passaporte.
Suspeito de corrupção
PJ detém rabi da Comunidade Israelita do Porto
O rabi da Comunidade Israelita do Porto (CIP) foi detido na quinta-feira, 10 de março, pela Polícia Judiciária do Porto, por suspeitas de tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, entre outros crimes, noticiou o jornal Público esta sexta-feira (acesso reservado a assinantes). Daniel Litvak, responsável pela certificação de descendentes sefarditas que permitiu ao oligarca russo Roman Abramovich obter a nacionalidade portuguesa, preparava-se para sair do país com destino a Israel e vai agora ficar sujeito a termo de identidade e residência, avançou a Renascença.
Conselho para Diálogo Inter-religioso
KAICIID vem para Lisboa em Maio
O Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) irá transferir a sua sede para Lisboa a partir de Maio, soube o 7MARGENS junto de responsáveis da instituição, que organizou em Lisboa um seminário de formação de líderes.
Pré-publicação
Joshua Ruah, um judeu de Lisboa
No seu livro de memórias, “Um Judeu de Lisboa”, Joshua Ruah, antigo dirigente da Comunidade Israelita de Lisboa, fala da sua infância, do modo como entende o judaísmo, da sua participação na Guerra Colonial e de várias histórias já do tempo do regime democrático.
Cirilo justificou invasão de Putin
Metropolita Epifânio, da Ucrânia, critica Patriarca de Moscovo
O Primaz da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, Epifânio, escreveu uma mensagem ao Patriarca Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, pedindo-lhe que venha recolher os corpos dos soldados russos que morreram na Ucrânia pela ideia de um “mundo russo”.
Omitindo divisões do Islão
Reitor convida Francisco a visitar Mesquita de Paris
O Papa Francisco recebeu hoje, dia 28 de fevereiro, em audiência privada, uma delegação da Grande Mesquita de Paris chefiada pelo reitor Chems-Eddine Hafiz, que terá convidado o Papa – a quem entregou uma longa mensagem de sete páginas – a visitar a Grande Mesquita.
Ensaio
O fio cristão que prende a Ucrânia e a Rússia
Publicado inicialmente no Jornal de Notícias de 25 Dezembro 2004, este texto, da autoria do jornalista Silas Oliveira, explica algumas das razões da divergência, também religiosa, entre Rússia e Ucrânia.
A Virgem de Vladimir e o risco de uma guerra
Num panorama de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a atenção mundial tem estado virada para a política envolvente destas dinâmicas, tentando procurar um contexto histórico-político e social de origem desta conflitualidade.
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Escrituras Bahá’ís
Epístola da Sabedoria, sobre ciência e fé, apresentada em conferência online
A Epístola da Sabedoria, um dos textos mais relevantes das Escrituras Bahá’ís, que destaca a importância da ciência e da religião, será apresentada numa conferência digital a realizar neste sábado, 19 de Fevereiro, às 20h de Lisboa, através da aplicação Zoom.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Identidade judaica
Judeus europeus: minoria étnica ou religiosa?
Os judeus europeus consideram-se uma minoria religiosa e não um grupo étnico, mas veem o antissemitismo e o Holocausto como mais significativos para a definição da sua identidade do que Israel ou Deus, revela um estudo do Institute for Jewish Policy Research, divulgado esta semana e citado na edição de 4 de fevereiro do Jewish News.
Historiador contesta ideia de “silêncio”
Pio XII desenvolveu políticas ativas de salvamento de judeus
Pio XII salvou por iniciativa própria cerca de 15 mil judeus. O Papa soube do Holocausto e informou sobre isso os EUA, mas ninguém deu importância à informação. É essa a convicção do historiador alemão Michael Feldkamp, depois de estudar os arquivos do Vaticano.
Memória das vítimas do Holocausto
Papa evoca “página negra” da história
O Papa Francisco associou-se à celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala anualmente a 27 de Janeiro, falando numa “página negra” da história e dizendo que “nunca se deve repetir esta crueldade indescritível”.
Thich Nhat Hanh
Morreu o mestre budista da paz e da consciência atenta
Era considerado um dos nomes do budismo mais influentes internacionalmente: Thich Nhat Hanh “morreu pacificamente” este sábado, 22 de janeiro, aos 95 anos, segundo anúncio feito pela comunidade a que pertencia.
Oferece ensino e cuidados médicos
Padre preso na Índia acusado de converter hindus
A polícia indiana de Jhabua, no estado de Madhya Pradesh, prendeu o padre Jam Singh Dindore sob a acusação de que estaria a promover a conversão de populações locais ao cristianismo, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nesta sexta-feira, 14 de Janeiro.
Mais liberdade religiosa
Israel liberaliza sistema de certificação casher
Pode o processo de certificação da comida casher ajudar a fazer uma revolução nas relações entre Estado e religião? O Governo de Israel iniciou a primeira fase de um programa para liberalizar o sistema de certificação alimentar casher e há quem considere que, além de baixar o custo de vida, a mudança pode retirar também o poder centralizado a uma minoria religiosa, aumentando a liberdade religiosa.
Cabo Delgado
Cristãos e muçulmanos juntos para promover pacificação
Líderes cristãos e muçulmanos da província de Cabo Delgado, em Moçambique, publicaram uma declaração conjunta em que rejeitam atribuir actos terroristas ao islão e repudiam a deturpação da religião para justificar qualquer tipo de violência.
2021-2022, marcas do tempo (4)
O mundo suspenso dos irmãos desavindos no islão
Principais mudanças políticas no mundo muçulmano do Afeganistão ao Irão, passando pelo Sara Ocidental e pelo Líbano. Velhos e novos protagonistas entram em cena.
PR acendeu vela de Hannukah
Vítimas da Shoah homenageadas no Porto por 200 jovens
Cerca de duas centenas de adolescentes e jovens de escolas do Porto participaram numa homenagem às vítimas da Shoah, que foi promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede em Portugal, e decorreu no Museu do Holocausto, no Porto.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
Sondagem
Católicos são a maior denominação cristã do EUA
Um quarto (24%) dos americanos diz-se católico, tornando a Igreja Católica a maior comunidade de fé, uma vez que as categorias protestantes, ou “cristãos (outros)” consistem em muitas denominações diferentes, revela uma sondagem sobre atitudes e práticas religiosas nos EUA realizada pelo instituto The Pillar e divulgada nesta segunda-feira, 8 de novembro.
Diálogo inter-religioso
“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos
“Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI” é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Mundial Evangélica (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Contra extremistas muçulmanos
Minorias religiosas em greve de fome no Bangladesh
Representantes religiosos de hindus, budistas e cristãos estiveram no último sábado, 23 de outubro, em greve da fome de solidariedade com a comunidade hindu que tem sido atacada por radicais muçulmanos nos últimos dias.
Com 120 mil muçulmanos
Habitantes de Colónia passam a ouvir os muezim a chamar para a oração
A cidade alemã de Colónia tornou-se este mês a primeira das grandes cidades do país a permitir, por ora a título experimental, que o muezim de cada uma das 35 mesquitas locais possa convidar os fiéis para a oração pelos altifalantes.
Reflexões da minha cabana
Uma joia da literatura clássica japonesa
O ensaio do monge budista e poeta Kamo no Chōmei (1155-1216), denominado Hōjōki, publicado em 1212, pertence aos clássicos japoneses mais apreciados e a sua primeira menção remonta a 1222, aparecendo em Kankyo no tomo, obra constituída por 32 histórias budistas.
Encontro de Santo Egídio, em Roma
Apelo de líderes religiosos contra exploração “predatória” da natureza
O Papa e vários outros líderes religiosos de todo o mundo assinaram em Roma um apelo conjunto pela paz, que rejeita a violência e o fundamentalismo em nome de Deus, defende um processo de desarmamento que trave o comércio de armas e elimine a ameaça nuclear e pede o respeito do planeta, da natureza e das criaturas, contra a sua exploração “predatória”.
Referendo no cantão de Neuchâtel
Suíços não querem o Estado a reconhecer novas religiões
No último domingo, a Suíça foi notícia pelo facto de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido aprovado em referendo – e por expressiva maioria. Mas não foi notícia um outro referendo, realizado apenas no cantão de Neuchâtel, sobre quem deve reconhecer a utilidade pública das comunidades religiosas: os órgãos do Estado ou o povo?
Novo livro
Há dois mil anos de presença judaica em Portugal e Esther Mucznik foi à procura dessa história
O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal? Partindo desta pergunta, a investigadora em temas judaicos Esther Mucznik escreveu um livro que pretende mostrar como “a vida dos judeus portugueses é indissociável da história de Portugal”. A obra, com o título Judeus Portugueses – Uma história de luz e sombra (ed. Manuscrito), será apresentada nesta terça-feira, 28, às 18h30, no espaço cultural do El Corte Inglés, de Lisboa.
União Europeia
Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro
A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.
Judeus no dia mais sagrado do ano
Estado de São Paulo assinala Yom Kipur pela primeira vez
O estado brasileiro de São Paulo assinala este ano, pela primeira vez, o feriado judaico de Yom Kipur, o dia do perdão, que neste ano ocorre do pôr-do-sol desta quarta-feira, 15 de Setembro, até ao mesmo momento de quinta, 16. É um dia dedicado por cada pessoa ao jejum e à oração.
Yad Vashem
“Em honra do Novo Ano”, a memória das festas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur
O Yad Vashem recorda que “Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, é um tempo dedicado à oração, às reuniões familiares, às refeições festivas e ao consumo de alimentos doces” e que “Yom Kippur, o Dia da Expiação, é o dia mais solene do ano judaico. É um dia de jejum, de reflexão e de arrependimento”.
É o ano de 5782
Começa o Ano Novo judaico
O ano de 5782 começa hoje para o mundo judeu. As festas de Rosh HaShanah, literalmente, a “cabeça do ano”, ou Ano Novo judaico, começam esta noite de segunda-feira, dia 6 de Setembro, e prolongam-se até ao dia 8.
Espanha
Universidade suspende curso que comparava Holocausto ao conflito israelo-palestiniano
A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), cancelou um seminário intitulado “Auschwitz/Gaza: um campo de testes para literatura comparada”, após ter sido alvo de fortes acusações de banalização do Holocausto, ao compará-lo com o conflito israelo-palestiniano, avançou este domingo, 29, o jornal Jewish News.
Liberdade e símbolos religiosos
Rabis contra acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia
O acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia que permite aos empregadores proibir, em certas circunstâncias, os trabalhadores de usarem roupas ou símbolos religiosos no trabalho “é um retrocesso em relação às liberdades religiosas”, disse o rabino Pinchas Goldschmidt, presidente da Conferência de Rabinos Europeus, à Agência Telegráfica Judaica, na passada sexta-feira, 20 de agosto.
Ano da Hégira
Muçulmanos entram no Ano Novo de 1443 e no mês de Muharram
O Novo Ano Islâmico começou nesta segunda-feira, 9 de Agosto: 1443 é o novo ano da Hégira, cuja era foi inaugurada com o episódio da saída do Profeta de Meca para Medina, em 622 EC (Era Comum). O Profeta dos muçulmanos “foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores”, e “com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo”, lê-se nas Reflexões Islâmicas da revista Al Furqán.
Líderes evangélicos nos EUA já trabalham com a multinacional
Facebook está a apostar na evangelização
A rede social Facebook está a entrar na área da evangelização. Nos Estados Unidos da América, os pastores evangélicos estão a apostar nas redes sociais como forma de expandir o seu ministério, e exemplo disso é o pastor Sam Collier, que revelou, em entrevista, que meses antes de a mega-igreja Hillsong abrir seu novo posto avançado em Atlanta, procurou conselhos sobre como construir uma igreja em uma pandemia. Do Facebook.
Pandemia continua a alastrar no Brasil
Evangélicos perdem a fé… em Bolsonaro
À medida que a pandemia continua a deixar um rasto de infetados, internados e mortos, evangélicos de todo o Brasil lançaram nesta quinta-feira (22) um manifesto contra a “política de morte” do presidente Jair Bolsonaro.
Mensagem
O Dalai Lama nos seus 86 anos: compaixão e não-violência até morrer
“Eu próprio estou comprometido com a não-violência e a compaixão até à minha morte. Este é o meu presente aos meus amigos.” Com estas palavras, Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama do budismo tibetano, assinala, numa mensagem vídeo, os seus 86 anos.
100 mil obrigados a mendigar
Senegal recruta professores para escolas corânicas para evitar tráfico e mendicidade de crianças
O Estado senegalês quer recrutar uma centena de professores para as escolas corânicas, com o objectivo de encontrar pessoas que garantam o combate aos abusos nestes estabelecimentos de ensino.
A decisão surge num contexto em que há frequentes denúncias de abusos em escolas conhecidas como daaras. O imã Mouhamadou Makhtar Kanté diz que essa pode ser uma forma de resolver o problema da mendicidade, a que muitas crianças que residem nessas escolas são obrigadas.
Homenagem no Parlamento
Roménia reconhece massacres contra judeus
O Parlamento romeno prestou homenagem às vítimas do pogrom contra os judeus, em Iasi, em 1941, numa comemoração sem precedentes: durante anos, o país negava a sua participação no genocídio da II Guerra Mundial e a Roménia era identificada por vezes como a Shoah...
Rabino chefe de Inglaterra
Uma quinta ambiental kosher para “investir no futuro do planeta”
O rabino-chefe de Inglaterra, Ephraim Mirvis, visitou a recém-inaugurada quinta e centro de retiro Sadeh, em Kent, considerada a única iniciativa ambiental kosher da Europa. “Deus deu-nos este mundo para cuidarmos e nós temos a responsabilidade de investir no futuro do planeta. É muito um conceito judeu”, afirmou.
Para “construir uma fortaleza”
Crianças polacas derrubam lápides de sepulturas judaicas
Cinco crianças polacas derrubaram 63 lápides de sepulturas judaicas porque queriam utilizar as lajes para construir uma fortaleza, disseram à polícia.
20 anos da Lei da Liberdade Religiosa
Religiões também querem comemorar 50 anos do 25 de Abril
Ao comemorar os 20 anos da Lei de Liberdade Religiosa, de que o próprio foi o impulsionador político, José Vera Jardim abriu o livro das reclamações a apresentar ao Governo. Diante da ministra da Presidência, o responsável disse o que falta fazer para concretizar melhor a lei. As religiões, que fazem um balanço muito positivo da aplicação do diploma legal, querem que também elas “possam contribuir para a preparação e celebração dos 50 anos do 25 de Abril”.
França
Judeus acusam muçulmanos de inquinar relações inter-religiosas
O Conselho Francês do Culto Muçulmano foi recentemente acusado por uma instituição judaica em França de ter atiçado o conflito que decorria então entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, recorrendo à religião, o que poderia colocar em perigo os judeus em França.
20 anos do novo regime legal
A lei da liberdade religiosa é boa e recomenda-se, mas ainda tem muito por concretizar
Vinte anos depois, o que trouxe a Lei da Liberdade Religiosa (LLR), promulgada a 22 de Junho de 2001, faz nesta terça-feira precisamente duas décadas? Uma conferência na tarde desta terça-feira, 22 de Junho (que pode ser acompanhada por transmissão digital), quando se completam 20 anos da lei, fará o ponto de situação e procurará debater o que falta fazer. O 7MARGENS antecipa o debate.
Vídeoconferência nesta sexta, 19
Traduções do Alcorão em português vistas à lupa
As traduções do Alcorão em português são o tema da palestra que se realiza nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h30, através de videoconferência (endereço para participar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83658297381).
Turquia
Erdogan inaugura grande mesquita no centro de Istambul, a terceira em três anos
A praça Taksim, principal espaço público da Istambul, passou a ter, desde sexta-feira, dia 28, uma grandiosa mesquita, que foi inaugurada pelo Presidente da Turquia, Recep Erdogan.
Islão em Lisboa
Antropóloga americana estuda religiosidade da diáspora guineense em Portugal
Acaba de sair nos Estados Unidos o livro de uma antropóloga, Michelle C. Johnson, que estuda a experiência religiosa (muçulmana) da diáspora da Guiné-Bissau na zona de Lisboa. O livro, intitulado Remaking Islam in African Portugal: Lisbon–Mecca–Bissau, foi editado ainda em 2020, pela Indiana University Press, e baseia-se no trabalho de campo que aquela investigadora realizou no nosso país.
Líderes máximos do islão xiita e sunita preparam aproximação
Pode estar no horizonte um encontro, que será certamente histórico, entre o Grande Ayatolah Ali Al-Sistani, a maior autoridade mundial dos muçulmanos xiitas, e o Grande Imã da mesquita de al-Azhar, no Cairo (Egito), Ahmed Al-Tayyeb, o mais representativo dignitário sunita.
Líder da Igreja Ortodoxa da Etiópia denuncia “genocídio” na região do Tigré
O responsável máximo da Igreja Ortodoxa etíope, o arcebispo (abuna) Mathias, acusou o regime de Addis Abeba de estar a perpetrar um genocídio na região de Tigré e de pretender “exterminar os tigrés da face da terra”.
Ibn Khamīs de Évora, um dos pensadores muçulmanos mais importantes do al-Andalus, e outros estudos islâmicos
Uma conferência sobre “Ibn Khamīs de Évora: história e sufismo”, abre nesta quarta-feira, 28, a edição de 2021 do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos. A intervenção está a cargo de Pilar Garrido, professora de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de Múrcia.
Covid-19: o impacto e o debate sobre a liberdade religiosa
O aparecimento de teorias da conspiração na internet, atribuindo a judeus, muçulmanos ou cristãos as culpas pela pandemia, foi um dos factores negativos da situação provocada pela covid-19. Mas o novo coronavírus também levou a aspectos positivos na colaboração inter-religiosa. Um balanço.
Liberdade Religiosa
Comissão da Liberdade Religiosa com nova configuração
Mais de um ano depois da ministra da Justiça ter reconduzido José Vera Jardim na presidência da Comissão da Liberdade Religiosa, Francisca van Dunem divulgou o despacho com a nova constituição dessa Comissão.
China quer que clérigos tenham amor pelo Partido Comunista
Novo decreto governamental é “mais uma medida totalitária para limitar a liberdade religiosa”, acusa organização de direitos humanso. O decreto aplica-se a todas as religiões, ou seja, lamas budistas, clérigos cristãos, imãs muçulmanos e outros líderes religiosos.
Marcelo saúda muçulmanos pelo início do Ramadão
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou os muçulmanos portugueses, no momento em que a comunidades islâmica inicia o mês de Ramadão, o mais importante do calendário islâmico, de base lunar.
Califórnia: Supremo dos EUA revoga legislação para restringir reuniões religiosas domésticas
O Estado da Califórnia violou os direitos constitucionais dos cidadãos ao restringir, em nome da saúde pública e dos cuidados anti pandemia, o número de pessoas que podem participar em orações e estudos bíblicos domésticos, decidiu o Supremo Tribunal de Justiça...
Junta militar da Birmânia condena à morte 19 opositores
A situação na Birmânia continua a degradar-se, na sequência do golpe militar de 1 de fevereiro último. Este domingo surgiram notícias de que a Junta no poder condenou à morte 19 ativistas opositores. Ao mesmo tempo, os indicadores económicos revelam que a situação do país está a piorar.
Museu Judaico e parcerias com entidades judaicas para assinalar 200 anos do fim da Inquisição
O futuro Museu Judaico de Lisboa, intitulado de Tikvá – que significa “esperança” em hebraico –, vai situar-se em Belém. Desenhado pelo arquiteto Daniel Libeskind, autor dos museus judaicos de Berlim, São Francisco e Copenhaga, bem como dos memoriais do Holocausto nos Países Baixos, no Canadá e nos Estados Unidos, o museu pretende ser um lugar de preservação e divulgação da memória e da vivência judaica em Portugal, sobretudo em Lisboa.
O bahá’í Mário Mota Marques homenageado por responsáveis de várias religiões
Deixava, atrás de si, a impressão permanente de um homem bom, interessado em construir pontes. Nascido em Lisboa em 1942, Mário Mota Marques, que durante quatro décadas foi membro do órgão dirigente da Comunidade Bahá’í de Portugal (CBP) e que morreu em 2009, será homenageado neste sábado, através de um encontro em plataformas vídeo.
Diretor da OMS: A fé reduz o medo e o estigma e é “fonte de apoio”
“Em tempos de crise, a fé é uma fonte de apoio, consolo e orientação para milhares de milhões de pessoas, particularmente para muitos daqueles que estão em situações mais vulneráveis”, declarou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS). Tedros Adhanom Gebreyesus falava na abertura de um webinar promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas, introdutório da semana de oração ecuménica pelas vítimas da covid-19, que decorrerá de 22 a 27 de março.
Rumi, Al-Sistani e o Papa Francisco
A propósito do encontro entre o Papa Francisco e o Ayatollah Ali al-Sistani, no Iraque, traduzo este poema da tradução inglesa sobre o original, que já referia a dificuldade de penetrar nesse mundo interior. Esforcei-me por manter uma fundamentada empatia e um fraseado elegante. Utilizei especialmente as seguintes obras: The Religious Experience of Mankind (Ninian Smart, Collins, 1971); The Message and the Book (John Bowker, Yale University Press, 2012 – donde o poema, p. 156-157):
A visita do Papa ao Iraque com repercussão mundial na imprensa
A visita do Papa Francisco ao Iraque é um desses raros acontecimentos que subsistirá memorável – desde logo por ser a primeira de um Papa à Terra de Abraão, mas também por outras razões, particularmente pelo encontro com o ayatollah Ali al-Sistani, a mais alta autoridade religiosa xiita do Iraque.
Cerimónia inter-religiosa: Marcelo pede pacificação, D. José Ornelas condena extremismos
“A liberdade de crer, que é mais do que a liberdade de culto para os crentes, é a liberdade de agir no espaço público em conformidade com os valores essenciais da sua fé, da sua visão da pessoa e da comunidade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Balanço da viagem do Papa ao Iraque em debate no 7M: reconstrução, política e uma mão branca a acenar fora do carro preto
O encontro do Papa com o Grande Ayatollah Ali al-Sistani, líder espiritual dos muçulmanos xiitas, foi um dos momentos mais importantes da viagem de Francisco ao Iraque, na opinião das três convidadas do 7MARGENS para fazerem um primeiro balanço do acontecimento.
Francisco e o diálogo com o islão: “São decisões tomadas em oração. Não são caprichos.” (E o Líbano à vista…)
O Presidente Biden saudou a “visita histórica” do Papa ao Iraque, que foi “um símbolo de esperança para o mundo inteiro.” Francisco, no regresso a Roma, criticou quem o acusa de raiar a heresia com a aproximação ao islão, disse que pensa numa viagem ao Líbano e confirmou que irá à Hungria – “não ao país, mas à missa” de conclusão do congresso eucarístico…
Suíça aprova em referendo a proibição do rosto velado no espaço público
A extrema-direita tomou a iniciativa e os cidadãos suíços, por escassa maioria, votaram favoravelmente, este domingo (7 de março) a proibição do uso do niqab (véu que esconde o rosto), com algumas exceções.
Nagham, a ginecologista das mulheres violadas pelos militantes do Daesh
Para as mulheres que sobreviveram ao Daesh, as suas palavras são a primeira voz que as leva finalmente a conseguir contar a destruição que as atingiu. Submetidas a escravidão sexual, a voz da médica Nagham Hawzat Hasam junto das mulheres yazidis é o primeiro passo para o processo para a cura.
Francisco no Iraque, dia 2: O “regresso a casa” em Ur, e o terrorismo e violência como traições da religião
“Deus é misericordioso e a ofensa mais blasfema é profanar o seu nome odiando o irmão. Hostilidade, extremismo e violência não nascem dum ânimo religioso: são traições da religião. E nós, crentes, não podemos ficar calados, quando o terrorismo abusa da religião.” O segundo dia do Papa no Iraque incluiu um encontro histórico e um discurso que pode já ler-se como o mais importante de Francisco – até agora – nesta viagem.
Os lugares do Papa no Iraque: uma viagem de regresso, reencontro e reafirmação de fraternidade
Os lugares da viagem do Papa ao Iraque erguem memórias que abarcam desde o berço da civilização nas planícies do sul da Mesopotâmia e de toda a sua história até ao berço da expansão judaico-cristã, nos vales e montanhas entre a Assíria e a vizinha Arménia. Ali começou a viagem de Abraão, ali Francisco regressa numa visita que traduz o reencontro e a reafirmação da fraternidade. Um percurso pelos lugares da viagem, ao encontro da memória desses lugares.
“Calem-se as armas!” Dignidade, justiça, fraternidade e direitos, os caminhos do Papa no primeiro dia no Iraque
Os dois discursos iniciais de Francisco em terras do Iraque marcaram o dia da sua chegada: apelos dramáticos aos políticos para que se ponha fim à violência, se pacifique a sociedade, e se permita uma vida digna para todos; e pedidos aos responsáveis católicos de que sejam exemplo de serviço, respeito e unidade nas diferenças. E não faltou um tapete das Mil e Uma Noites num dos discursos…
Paz, esperança e diálogo inter-religioso na viagem histórica do Papa ao Iraque, “berço da civilização” e “terra abençoada e ferida”
A viagem do Papa ao Iraque que se inicia esta sexta-feira, 5, é histórica por várias razões: é a primeira de um líder católico ao país e à “terra de Abraão”, é a primeira de Francisco depois do início da pandemia, inclui o primeiro encontro com um líder muçulmano xiita e a primeira celebração num rito caldeu. E é, sem dúvida, a mais perigosa em termos de segurança. Ou, corrigindo, uma das mais interessantes…
Comunidade Hindu cede espaço para centro de vacinação contra a covid-19
Cerca de 600 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 nos últimos dois dias, no centro da Comunidade Hindu de Portugal (CHP) em Telheiras (Lisboa). O local foi escolhido pelo Aces (Agrupamento de Centros de Saúde) Lisboa Norte, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Lumiar para alargar os postos de vacinação contra a doença.
Mesquitas atacadas em Espanha e França
Um ataque com explosivos contra uma mesquita em Múrcia (Espanha) e vandalismo contra uma outra em Estrasburgo (França) registaram-se esta semana e foram já condenados por diversas organizações.
Ser generoso na prosperidade – um hino de virtudes
Nas Escrituras Bahá’ís também podemos encontrar vários textos que descrevem o modelo de vida dos crentes. O mais conhecido é uma epístola de Bahá’u’lláh dirigida a um dos Seus filhos, onde o fundador da Fé Bahá’í usa uma linguagem espiritualmente intensa e profundamente poética, para nos apresentar um código de conduta moral universal.
Israel: judeus ultraortodoxos comprometem combate à pandemia
Israel está a defrontar-se com um problema grave: ficar refém da recusa dos ultraortodoxos judeus a vacinar-se. O esforço feito de vacinar rapidamente a população, que colocou o país na liderança mundial, com perto de um terço da população vacinada, pode deste modo vir a ser afetado.
Líderes religiosos pedem proibição de terapia de “conversão”
Mais de 370 líderes espirituais internacionais a proibição global da terapia de “conversão” LGBT, uma prática que visa mudar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa.
Henri Teissier (1929-2020): “É nas situações de tensão que a Igreja deve estar presente”
Henri Teissier, antigo arcebispo de Argel entre 1988 a 2008, defensor e praticante do diálogo inter-religioso que acompanhou o caso do assassinato dos monges de Tibhirine, morreu na madrugada desta terça-feira, 1 de Dezembro, no hospital Édouard-Herriot, em Lyon (França), de onde era natural, depois de ter sofrido um AVC na véspera em sua casa. Tinha 91 anos.
“Portugueses no Holocausto”: o “descarinho” que acabou em Auschwitz
A autora dedica a obra “Portugueses no Holocausto” a “todos os portugueses expulsos pela Inquisição e que se refugiaram em Amesterdão, Istambul e Salónica. Acreditaram que eram portugueses, mas Portugal não os reconheceu como tal. No momento em que precisavam desesperadamente da nacionalidade portuguesa, esta foi-lhes negada.
Europa: 22% dos crimes de ódio em 2019 foram contra judeus
O antissemitismo esteve na origem de 22% dos crimes de ódio registados na região pan-Europeia em 2019, apesar de os judeus corresponderem a apenas 1% da população que ali reside. Os dados constam do relatório do Gabinete para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR) da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), e foram divulgados este domingo, 29 de novembro, pelo jornal britânico Jewish News.
Famílias bahá’ís vítimas de rusgas policiais em várias cidades do Irão
Na manhã deste domingo, 22 de novembro, membros das forças de segurança iranianas realizaram rusgas em dezenas de residências de famílias bahá’ís, em várias cidades do Irão. No decorrer destas operações foram confiscados objectos pessoais, telemóveis, computadores pessoais, livros e imagens religiosas; em alguns casos os agentes levaram todo o dinheiro que encontraram e cartões de identidade nacional.
Macron cria conselho de imãs para lutar contra a radicalização do islão
O Presidente francês Emmanuel Macron recebeu os dirigentes do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM) que, a seu pedido, apresentaram as linhas gerais de um conselho nacional de imãs. O órgão ficará responsável por avaliar os imãs que oficiam no país e retirar a autorização àqueles que pregam uma doutrina radical.
O Reino de Deus – dos Evangelhos às Escrituras Bahá’ís
Expressões como “Reino de Deus” e “Reino dos Céus” são recorrentes nos Evangelhos. Jesus usou dezenas de alusões, parábolas e ensinamentos para explicar essa realidade espiritual. Foi certamente a forma mais adequada que Ele encontrou para explicar o conceito à sua audiência, há cerca de 2000 anos.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Vaticano saúda festa hindu do Diwali e pede luz da solidariedade no meio da pandemia
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, do Vaticano, incentivou cristãos e hindus a “unirem” às pessoas de boa vontade para “construir uma cultura positiva e esperança no coração das sociedades”, numa mensagem pela festa do Diwali (ou Deepavali).
Liberdade religiosa tem cada vez mais restrições, diz relatório alemão
A liberdade religiosa enfrenta cada vez mais restrições no mundo, segundo um relatório do governo federal alemão, que verifica que “três quartos da população mundial vivem num país que restringe a sua liberdade de religião e crença”.
Número de judeus na Europa caiu 60% em 50 anos
Um novo estudo do Institute for Jewish Policy Research, publicado esta semana, revela que a percentagem de judeus a residir na Europa diminuiu 60% desde 1970. A pesquisa recua até ao final do século XIX, em que 88% da população judaica mundial vivia no continente europeu, e mostra que, neste momento, o número corresponde a apenas 9%: a proporção mais baixa em 1000 anos.
Papa em encontro inter-religioso pela Paz promovido por Sant’Egídio
O Papa Francisco e vários outros líderes religiosos participam, neste terça-feira, 20, num encontro inter-religioso de oração pela paz no espírito de Assis, promovido pela Comunidade de Sant’Egídio, em Roma. Sob o lema “Ninguém se salva sozinho – Paz e Fraternidade”, o encontro prevê diversos tempos de oração em diferentes locais de Roma, consoante o credo de cada pessoa, informa o Vatican News.
Alemanha dá 560 milhões de euros para ajudar sobreviventes do Holocausto durante pandemia
A Alemanha aprovou a criação de um fundo adicional no valor de 560 milhões de euros para apoiar, durante a pandemia, as vítimas do Holocausto que vivem em situação de pobreza , anunciou na semana passada a Conference on Jewish Material Claims Against Germany, organização que defende os interesses dos sobreviventes do genocídio nazi junto do Governo alemão.
Religiões querem ser parceiras do G20
Chegou o momento de reconhecer formalmente o Fórum Inter-Religioso do G20 como uma plataforma oficial nas futuras cimeiras do G20. A recomendação é uma das conclusões do Fórum que reuniu representantes de diversas religiões antecedendo a reunião dos líderes políticos, prevista para 21 e 22 de Novembro, que será conduzida pelo rei Salman Al-Saoud, da Arábia Saudita.
Deputados de cinco países juntam-se para lutar contra o antissemitismo online
Políticos de cinco países e diferentes filiações partidárias constituíram um grupo de trabalho para combater o antissemitismo online. O grupo inclui deputados do Reino Unido, Estados Unidos da América, Israel, Austrália e Canadá, e pretende responsabilizar em particular as redes sociais pelo seu papel na luta contra os discursos de ódio, avançou esta segunda-feira, 5 de outubro, o Jewish News.
Ruth Bader Ginsburg: a juíza pioneira e “orgulhosamente judia” que provou que as mulheres não se medem aos palmos
O facto de tantos chamarem “gigante” a uma mulher que não media mais do que 1,55m diz muito sobre ela. Ruth Bader Ginsburg, que morreu esta sexta-feira aos 87 anos vítima de cancro no pâncreas, era a mais antiga juíza do Supremo dos Estados Unidos da América e será a primeira da história a merecer dois dias de exéquias, incluindo uma cerimónia no Capitólio, tal a legião de admiradores que conquistou ao longo do seu percurso como defensora da justiça, e em particular dos direitos das mulheres.
Regresso às aulas em escolas religiosas: um tempo que pode ser “fantástico”, na confiança comum e contra o medo
Como se prepara uma escola para regressar à presença física? E se essa escola tiver uma matriz religiosa? Pode ser um “tempo fantástico para descobrir o que é essencial”. Todos, professores, pais e alunos “sentem que estamos no mesmo barco, uma espécie de consolo e de esperança”. É preciso “encontrar um equilíbrio com valores como a responsabilidade e o cuidado com o outro”, vividos na confiança em Deus e sem medo.
Soldados de Myanmar confessam crimes contra os rohingya muçulmanos
Dois ex-soldados do exército de Myanmar assumiram num vídeo a que o New York Times teve acesso esta terça-feira, 8 de março, ter participado no massacre da comunidade Rohingya em 2017. Um deles confessa que massacrou cerca de 30 Rohingyas, enterrando-os numa vala comum, e o outro afirma ter contribuído para “aniquilar cerca de 20 aldeias”.
Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público
A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.
Monja budista denuncia discriminação e maus tratos nos mosteiros femininos de Myanmar
A monja budista Ketumala, ativista dos direitos das mulheres em Myanmar, alerta para a discriminação e desprezo de que continuam a ser alvo os conventos femininos no país. Enquanto os monges são altamente respeitados na sociedade e não têm dificuldades em obter donativos para financiar os seus mosteiros, as monjas vêem-se muitas vezes obrigadas a pedir esmola na rua, onde chegam a ser maltratadas, denuncia.
Três festas judaicas passarão a ser feriado na Ucrânia
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que é judeu, anunciou que as principais festas do calendário judaico deverão passar a ser feriados oficiais do país. Em concreto, estão em causa as datas de Pessah (Páscoa), Hanukah (Festa das Luzes ou da Dedicação) e Rosh Hashanah (Ano Novo).
Inglaterra: Proibição de tocar shofar judaico levantada para líderes das comunidades
A proibição de soprar instrumentos de vento, tal como os shofar, em locais de culto em toda a Inglaterra – e que vigorava por causa da covid-19 –, foi levantada para os líderes das comunidades, mas não para os fiéis, segundo anunciou o Governo britânico.
Na festa muçulmana do sacrifício, católicos apelam à unidade
“Amados irmãos muçulmanos”, assim se dirigiu o patriarca caldeu, Louis Raphael Sako, a todos os cidadãos de fé islâmica no Iraque, que na tarde de quinta-feira, 30 de julho, iniciaram as celebrações de Eid al Adha, a festa do sacrifício. No mesmo dia, também os bispos católicos franceses dirigiam uma carta a todos os muçulmanos, apelando a uma cada vez maior fraternidade e solidariedade entre as diferentes religiões.
Peregrinação a Meca limitada a 1000 peregrinos pré-selecionados e em “bolhas de segurança”
Começou esta quarta-feira, 29 de julho, a peregrinação anual a Meca (conhecida como “Hajj”), na qual participam habitualmente cerca de dois milhões de muçulmanos e que este ano, devido à pandemia de covid-19, está limitada a mil peregrinos. Os participantes foram pré-selecionados entre os profissionais de saúde da Arábia Saudita e têm de cumprir apertadas regras de higiene e segurança.
“Não queremos que vivam aqui cristãos.” Cresce a violência contra as minorias religiosas no Paquistão
“Todas as pessoas que moram nesta rua são muçulmanas e não querem que vivam aqui cristãos”, foi com estas palavras que a família de Nadeem Joseph foi recebida ao mudar-se para um bairro de Peshawar, uma das principais cidades do Paquistão, no início de junho. Três semanas depois, um dos vizinhos assassinou-o. Os bispos católicos do país pedem proteção para esta família e alertam para o aumento da discriminação das minorias religiosas no país, apelando ao governo que faça cumprir a constituição.
Dalai Lama celebra 85 anos com lançamento de um disco
Quando fez 80 anos, ouviu milhares de pessoas cantarem-lhe os parabéns no festival de música rock de Glastonbury, durante o concerto da artista norte-americana Patti Smith. Cinco anos depois, o Dalai Lama assinalou esta segunda-feira, 6 de julho, o seu 85º aniversário com o lançamento do seu próprio álbum. O disco, que mistura a voz do líder espiritual tibetano entoando ensinamentos e meditações com música instrumental original ao estilo new age, chama-se Inner World e já está disponível nos serviços de streaming.
Nacionalidade para sefarditas: perplexidades perante a proposta “antissemita” de alteração à lei
Perplexidade perante a ideia de alterar a lei da nacionalidade e falta de explicações fundamentadas sobre a proposta. Estas foram as duas ideias principais do vídeo-debate promovido pela associação Sedes, acerca da proposta de alteração da Lei da Nacionalidade, no que diz respeito à concessão da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas expulsos de Portugal nos séculos XV e XVI.
Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
Milhares de conteúdos antissemitas “extremos e violentos” na Internet
Há milhares de conteúdos antissemitas “facilmente acessíveis, extremos e violentos” a circular nas redes sociais, alerta um relatório divulgado esta quinta-feira pela Community Security Trust (CST), uma instituição de proteção das comunidades judaicas, sedeada no Reino Unido.
Católicos, protestantes e judeus contra “perigo real” do racismo nos EUA
Enquanto os protestos se sucedem nas ruas, somam-se também as reações das mais diversas Igrejas representadas Estados Unidos, na sequência do homicídio do afro-americano George Floyd. Todas são unânimes em reconhecer que o racismo é um “perigo real” no país e é necessário ter a coragem de enfrentá-lo, de uma vez por todas.
“Conhece um judeu”: projeto inovador quer dar “voz e cara” à comunidade judaica na Alemanha
Pode parecer estranho, mas é verdade: muitas pessoas na Alemanha, em particular as mais jovens, nunca conheceram judeus, a não ser pelos livros de História. Para aumentar a exposição e o contacto com esta comunidade, que atualmente corresponde a menos de 0,2% da população daquele país, o Conselho Central de Judeus lançou o projeto “Conhece um Judeu”, que vai apresentar judeus a não judeus e pô-los a conversar.
Religiões de regresso aos lugares de culto, patriarca pede mudança na relação com natureza e entre a humanidade
Neste fim-de-semana de 30 e 31 de Maio, os locais de culto religioso voltaram a abrir para celebrações comunitárias e públicas. Líderes cristãos, muçulmanos e hindus coincidem em alguns diagnósticos: há ou haverá mudanças na relação dos crentes com o espaço religioso, terá de haver maior preocupação com os que estão a sofrer os efeitos laterais da pandemia, as pessoas valorizam mais a importância da comunidade e reconhecem o valor da natureza.
Rabis do mundo inteiro apelam ao “regresso à unidade judaica”
Alguns dos mais respeitados representantes do judaísmo no mundo, incluindo os dois principais rabis de Israel, assinaram esta semana uma carta apelando a “um regresso à unidade judaica”, numa altura em que os judeus celebram a festa do Shavuot (também conhecida como Festa de Pentecostes ou Festa das Colheitas e a terceira mais importante no calendário judaico).
Eid al-Fitr assinala fim do Ramadão com muçulmanos ainda em casa
A festa familiar de Eid al-Fitr, que assinala o fim do mês de Ramadão, será celebrada neste domingo, 24 de Maio, com muitos muçulmanos ainda sem poder sair de casa e ir às mesquitas. Pelo menos é isso que acontece em Portugal, onde as mesquitas existentes permanecem encerradas por causa da pandemia de covid-19.
Alteração da lei da nacionalidade para judeus sefarditas adiada, entre dúvidas e críticas
Que a lei da nacionalidade vai mudar para os descendentes de judeus sefarditas, isso é quase certo. Quais serão exatamente essas mudanças? Isso continua em avaliação. Confirmada está a retirada da proposta de alteração inicial do PS, que exigia dois anos de residência em Portugal para o reconhecimento da nacionalidade, e recebeu fortes críticas. O parlamento adiou esta quarta-feira o debate e votação da especialidade, para melhor analisar a alteração da proposta do PS, e o grupo de trabalho pretende agora ouvir as comunidades judaicas de Lisboa e do Porto sobre a matéria. Mas as exigências vão aumentar seguramente.
Rabis europeus querem manter envolvimento dos fiéis conseguido durante o confinamento
Dezenas de rabis de toda a Europa estiveram reunidos em videoconferência para discutir as medidas de segurança e higiene a implementar na reabertura das sinagogas, mas uma questão sobressaiu entre as principais preocupações dos responsáveis judaicos: como manter o envolvimento das inúmeras pessoas que há muito tinham deixado de frequentar as sinagogas, e que durante o período de confinamento voltaram a participar nos diversos eventos online organizados pelas comunidades?
Mesquitas reabertas à força na Guiné-Conacri por manifestantes
“Preferimos morrer a rezar do que viver sem rezar”. Foi assim que um dos manifestantes justificou a atitude de dezenas de pessoas em Kamsar, no noroeste da Guiné-Conacri, que se reuniram para protestar contra o encerramento das mesquitas e acabaram por destruir os cadeados que trancavam a porta da mesquita local.
Inimigos e rivais de longa data unem-se contra um adversário maior
Ofertas de material hospitalar ou de protecção, troca de pessoal médico, um judeu e um muçulmano que param ao mesmo tempo para rezar juntos e uma música gravada para apoiar uma organização de voluntários judeus, muçulmanos e cristãos. A pandemia serve também para que rivais, inimigos ou “diferentes” colaborem uns com os outros e esqueçam divergências.
Confissões minoritárias à espera do telefonema do primeiro-ministro
Alguns já escreveram cartas, outros lamentam a espera em que estão ou a confusão em que ainda se sentem. As confissões religiosas minoritárias querem também falar com o primeiro-ministro acerca do regresso dos cultos comunitários. Do gabinete de António Costa ainda não há resposta.
Sinais de discriminação?
Aparentemente nos últimos dias ter-se-ão acumulado sinais de discriminação entre cidadãos, por parte de Governo e Presidência da República, o que é inaceitável. Mas nem a oposição sai bem nesta matéria.
Parece-me que há aqui qualquer coisa que não bate certo. Sabemos que uma adversidade inesperada como uma pandemia põe à prova qualquer sistema de saúde pública, mas também qualquer nível de governação, desde o local ao regional, nacional ou europeu, por exemplo. Trata-se dum teste duríssimo para quem decide e para as populações.
Mais fraternidade entre cristãos e muçulmanos, pede o Vaticano
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé apelou ao aumento da fraternidade entre cristãos e muçulmanos, na já tradicional mensagem que dirige todos os anos à comunidade islâmica por ocasião do mês sagrado do Ramadão.
Celebrações religiosas comunitárias regressam a 30 de Maio, mas com regras apertadas
As celebrações religiosas comunitárias regressarão no fim-de-semana de 30/31 de Maio, mas mesmo assim sujeitas a regras específicas a definir entre a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e as diferentes confissões religiosas. Essas regras deverão ter em conta a capacidade e características de cada um dos templos.
Indonésia: católicos e muçulmanos unem-se para ajudar desfavorecidos durante Ramadão
Na Indonésia, cristãos e muçulmanos estão a unir esforços para ajudar os mais pobres durante o mês sagrado do Ramadão, que se iniciou no passado dia 24 de abril. Voluntários da Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização islâmica moderada do país, e do instituto católico Daya Dharma, em Jacarta, distribuirão diariamente, até ao dia 25 de maio, cerca de 300 refeições a famílias carenciadas.
Papa Francisco, Páscoa e Ramadão evocados na sessão solene comemorativa do 25 de Abril de 1974
Não se deve imolar quem ficou para trás no altar do progresso e a União Europeia encontra-se diante de um desafio histórico, do qual dependerá não só o seu futuro, mas o do mundo inteiro. Dus ideias do Papa recordadas pelas duas principais figuras do Estado, na cerimónia evocativa do 25 de Abril.
Pandemia é uma “lição de responsabilidade universal”, diz Dalai Lama
O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, dirigiu uma mensagem a toda a comunidade internacional a propósito da pandemia de covid-19. Segundo ele, o planeta “está a ensinar-nos uma lição de responsabilidade universal”, alertou esta quarta-feira, 22, data em que se assinalou o 50º aniversário do Dia da Terra.
Muçulmanos começam Ramadão sem poder rezar nas mesquitas
Às 5h09 da manhã desta sexta-feira, 24 de Abril, os cerca de 50 mil ou 60 mil muçulmanos portugueses ou que residem em Portugal iniciam o jejum do primeiro dia de Ramadão, o mês mais sagrado do islão. E a quebra do jejum, às 20h25, assinalado pelo partir de uma tâmara, será feita em casa e não no jantar comunitário da mesquita, depois da oração de tarawih.
Confissões religiosas “ansiosas por reabrir portas”, mas conscientes de que “nada será como dantes”
Nesta terça-feira, 21, o conselho permanente dos bispos católicos reúne em videoconferência, disse ao 7MARGENS o porta-voz do episcopado, padre Manuel Barbosa. Na conversa, será ponderado o que os bispos irão dizer ao Governo, depois de, na segunda, 20 de abril, o primeiro-ministro António Costa se ter reunido com o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente.
Líder budista de Myanmar doa 10 mil dólares a fundo de emergência criado pelo Papa
O monge budista Ashin Nyanisara, predidente das Academias Budistas Sitagu, em Myanmar, fez um donativo de 10 mil dólares ao fundo criado pelo Papa Francisco para ajudar as regiões mais pobres no combate à pandemia de covid-19.
Varanasi, a “cidade dos mortos” da Índia, também está vazia
Todos os dias, chegam entre 200 a 300 mortos a Varanasi, a mística cidade indiana à beira do rio Ganges onde os hindus acreditam que, ao serem cremados e lançados à água, a sua alma é libertada. Ou melhor, chegavam. Porque também aqui, naquela que é considerada a cidade mais sagrada da Índia, existe um antes e depois da pandemia de covid-19. E desde que o governo decretou quarentena obrigatória a 1,3 mil milhões de habitantes na segunda nação mais populosa do planeta, não foram só os vendedores ambulantes que deixaram de atulhar as ruas ou os tuk tuks que fizeram o trânsito respirar de alívio: as piras dos crematórios junto ao rio Ganges, que dia e noite enchiam o céu de fumo, também tiveram tréguas.
Leite e mel na mesa dos judeus e perguntas sobre o uso da tecnologia, para o jantar de fim de Pessah
Haverá leite e mel, como promessa da terra da abundância. E há a memória de uma libertação. A Páscoa judaica está a ser celebrada por milhares de judeus de todo o mundo (termina nesta quinta, 16), com as pessoas longe dos familiares, numa situação inédita, e a fazer ceias por via tecnológica – o que exigiu consultas a tribunais rabínicos. Será que verdadeiramente já se saiu do Egipto?
Mesquita de Lisboa cria espaço para pessoas sem-abrigo com teste positivo de covid-19
A Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) e a Mesquita Central abrem nesta manhã de segunda-feira, 14 de Abril, um centro de acolhimento que servirá de isolamento para pessoas sem-abrigo, que tenham sido diagnosticadas positivas com covid19, soube o 7MARGENS.
Construir juntos “uma cultura de compaixão e fraternidade”, diz o Vaticano em mensagem aos budistas
A propósito da celebração do Vesakh, festividade que assinala os momentos mais importantes da vida de Buda, e que este ano será comemorada no dia 6 de maio, a Igreja Católica enviou uma mensagem aos budistas. O documento, divulgado na quinta-feira, 2 de abril, sublinha os pontos que as duas religiões têm em comum e apela a que ambas se unam na promoção de “uma cultura de compaixão e fraternidade para aliviar os sofrimentos da humanidade e do ambiente”.
Diários de quarentena (18): Pessah judaica – agradecer que vivemos
Estamos a poucos dias da celebração da festa judaica de Pessah (“passagem”, Páscoa). Celebração esta em que o foco fundamental é fazermos o relato da história da libertação do Povo de Israel da escravatura no Egipto. E a “passagem” pode ser como alusão ao milagre que D-us* Bem Dito fez ao abrir o Mar Vermelho.
Diários de quarentena (17): Manual de sobrevivência e treinar a mente em casa
Isto assim não pode ser! Após poucos dias de quarentena forçada estou mais cansado do que andava com a rotina habitual de trabalho-netos-amigos-casa. A agitação máxima atingiu as redes sociais. Toda a gente fechada em casa está possessa de enorme vontade de comunicar. Mais é impossível. A todo o segundo um novo toque: SMS, WhatsApp; mail.
Morreu Dadi Janki, 104 anos, líder da maior organização espiritual da Índia
Rajyogini Dadi Jankiji, directora da Brahma Kumaris, apontada pelos seus seguidores como uma grande líder espiritual, que dirigia a mais importante organização espiritual feminina da Índia liderada por mulheres, morreu sexta-feira, 27 de Março, num hospital do Rajastão (Índia), com 104 anos.
China esconde trabalho forçado de um milhão de pessoas em campos de internamento
Um milhão de pessoas de minorias muçulmanas são reeducadas, punidas e encarceradas na China, naquela que é a maior violação dos direitos de minorias religiosas desde a II Guerra Mundial, denunciam documentos classificados do Partido Comunista Chinês (denominada como “China Cables”) e que revelam o funcionamento de uma vasta cadeia de campos de internamento chineses.
Papa e Conselho Ecuménico apelam ao fim da operação turca contra curdos
O Papa Francisco apelou neste domingo, 13 de Outubro, a que os actores envolvidos na operação militar turca contra os curdos, no nordeste da Síria, bem como a comunidade internacional se envolvam “com sinceridade, honestidade e transparência no caminho do diálogo, buscando soluções eficazes”.
China mata membros de minorias religiosas para lhes retirar órgãos para transplantes, acusa TPI
Um relatório do Tribunal Penal Internacional (TPI) que acusa a China de estar a matar membros de minorias religiosas para lhes retirar os órgãos e, com isso, alimentar o negócio dos transplantes foi entregue nesta última semana no Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Madrid clamou pela paz sem fronteiras, contra medos aos migrantes, a pobreza e a indiferença
O encontro Paz Sem Fronteiras, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, em Madrid, encerrou com um “apelo de paz”, no qual se manifesta preocupação pelo futuro das novas gerações por causa da destruição do planeta, com o crescimento dos nacionalismos e com a dimensão exclusivamente económica da globalização.
Isabel Correia: “As pessoas cheias de dinheiro e de poder estão atoladas de medo”
“Ainda que a verdade da extinção à nossa frente seja um choque terrível, tem o potencial de acelerar o nosso despertar coletivo, dando poder a uma profunda transformação de nós próprios e do mundo. Nós somos a mudança. Nós somos aqueles de que estávamos à espera.” As palavras de Joana Macy animam Isabel Correia e o grupo Meditação em Acção, que vem dinamizando a “Meditação pela Terra” em Lisboa e tem levado a prática da meditação às manifestações da greve estudantil pelo clima. Mãe, artista, ativista, budista, Isabel Correia partilha, nesta conversa com o 7MARGENS, o seu percurso e o seu propósito: “Juntar o dharma, a ecologia e a arte.”
O futuro da sociedade inscrito no futuro da religião
Sociólogo, antropólogo, teólogo e músico, Alfredo Teixeira consegue juntar as suas múltiplas competências num discurso complexo e dialeticamente multifacetado, em que a aridez dos dados sociológicos é animada pela carne do olhar antropológico (que vê gente dentro dos fenómenos), os números são substanciados pelos símbolos e os factos são reconhecidos na independência não autossuficiente da verdade.
Papa em Marrocos: pontes para os imigrantes e diálogo com o islão em palavras e actos
Insistências várias na necessidade de oferecer “pontes” e não muros a imigrantes e refugiados; e a confirmação de uma aposta séria no diálogo com o islão. Estes foram os dois temas mais importantes das pouco mais de 27 horas de visita do Papa Francisco a Marrocos, sábado e domingo passado.
Antissemitismo cresce em França
“Tudo começou com algumas piadas de mau gosto sobre judeus acompanhadas de saudações nazis quando passavam por mim.” Foi assim que uma jovem estudante de medicina descreveu o horror que tem sido a sua vida no campus universitário desde o início do ano letivo, em outubro do ano passado. Em fevereiro deste ano, um cemitério judeu da Alsácia foi vandalizado por um grupo de anónimos que pintou suásticas e insultos em dezenas de campas.
As mulheres e uma reinterpretação da experiência do religioso
No espaço religioso, o feminino enquanto presença circundante, é definido por uma posição periférica. Uma análise de Helena Topa Valentim.
A progressiva iluminação das mulheres no budismo
A história do budismo e das mulheres tem início com Mahapajapati Gotami, madrasta de Buda Segundo o livro Old Path, White Clouds (“Caminho velho, nuvens brancas”), de Thich Nhat Hanh, que pretende recordar a história de Buda Gautama, a madrasta e tia de Buda quis ser consagrada quando morreu o rei Suddhodhana, seu marido.
A discriminação das mulheres hindus e o cordão humano de 620 quilómetros
No período pós-independência da Índia, o estatuto social da mulher hindu melhorou, mas ainda há um longo caminho a percorrer. O cordão humano de mulheres, com 620 quilómetros, por causa da interdição das mulheres entrarem no templo Sabarimala (que se realizou no dia 1 de janeiro), mostrou mulheres não conformadas e com uma necessidade de mudança perante o seu papel na sociedade indiana.
Líderes muçulmanos europeus apoiam declaração de Abu Dhabi
Uma rede de 17 líderes muçulmanos europeus sublinha a importância do encontro de há dias entre o Papa Francisco e o Grande Imã de al-Azhar. Entre eles, está o imã da Mesquita de Lisboa.
Um condenado muçulmano nos EUA queria o imã presente na sala de execução mas o pedido foi negado
O imã Yusef Maisonet que aconselha espiritualmente os muçulmanos da prisão do Alabama afirmou que gostaria que a prisão mudasse a sua política para que um líder espiritual cristão, muçulmano ou judeu pudesse estar presente durante a execução.
Ibrahim Mogra: “Quero a liberdade para outros que também quero como muçulmano”
Deus criou os seres humanos todos diferentes, mesmo a nível religioso, diz o xeque Ibrahim Mogra, imã numa mesquita em Leicester (centro de Inglaterra, a noroeste de Londres) e secretário-geral adjunto do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha. Deus “criou cristãos,...
Mulher que entrou em templo hindu interdito agredida e abandonada pela família
Kanaka Durga, uma das duas primeiras mulheres a entrar no templo de Sabarimala na Índia foi agredida e foi abandonada pela sua família.
Líder de seita judia ultra-ortodoxa acusado de raptar duas crianças
Quatro líderes e membros da seita de judeus ultra-ortodoxos Lev Tahor foram detidos nos Estados Unidos pelo rapto de duas crianças, netos do já falecido fundador da seita.
Jovem saudita barrica-se na Tailândia com medo de morrer se for deportada
Rahaf Mohammed al-Qunun, uma rapariga saudita de 18 anos barricou-se no seu quarto de hotel na Tailândia, após ter sido detida e ter a sua entrada no país ter sido recusada. A jovem fugiu de casa para tentar escapar à sua família, que a sujeitou a abusos físicos e...
Mulheres entram pela primeira vez em templo hindu interdito
Na madrugada de quarta-feira, 26 de dezembro, Bindu e Kanaka Durga, 42 e 44 anos, tornaram-se as primeiras mulheres a entrar num templo hindu no estado de Kerala, Índia, após o Supremo Tribunal desse estado ter levantado, em setembro passado, a proibição que existia, noticiou o The Guardian.
Judaísmo: A partilha da luz no Hanukkah em Cascais
A Baía de Cascais está calma. A noite de quinta-feira, 6 de dezembro, parece outra qualquer, na hora de regressar a casa. Mas a roda gigante que ali está montada para a época do Natal celebra, hoje outra festa. No letreiro luminoso, lê-se: “Feliz Hanukkah”. Ali ao...
O atraso que salvou pela segunda vez o judeu Judah Samet
Por ter estado a falar com a empregada doméstica, Judah Samet, 80 anos, um judeu húngaro sobrevivente do Holocausto, chegou atrasado à sinagoga, escapando à morte certa: sábado passado, 27 de Outubro, a pequena cidade de Squirell Hill, em Pittsburgh, na...
Yom Kipur: misericórdia, justiça – e o que faz aqui Nina Simone?
O que faz um homem que errou e não sabe para onde voltar-se em busca da redenção? Em Sinnerman, Nina Simone canta esse homem que corre, corre e não encontra onde esconder-se – e que apenas encontra a paz quando se socorre de Deus e do seu refúgio.“Mais do que...