[Ensaio]
O Silêncio Interior. Sob a influência de Thich Nhat Hanh
Se admitirmos que o silêncio interior é fundamental temos que silenciar a mente (palavras, pensamentos…)[1] e o corpo. Por outras palavras temos que eliminar o ruído interior sob as suas diferentes formas, admitindo desde logo que se eliminou o ruído externo (Hanh, 2016. 25-47). Para isso, aceitando o conselho de Thich Hanh, o melhor antídoto para esse ruído e vivenciar o silêncio interior, que paradoxalmente também é um som poderoso (2016: 16-17), é praticar aquilo que o autor designa por atenção plena. (Alberto Filipe Araújo)
Repressão intensifica-se
Bahá’is sofrem nova vaga de buscas domiciliárias e detenções no Irão
As forças de segurança iranianas invadiram na semana passada, sem apresentar qualquer justificação, as casas de mais de 20 bahá’is e, após agredi-los física e verbalmente, levaram pelo menos 19 sob custódia, desconhecendo-se o seu paradeiro. Estas “detenções e buscas domiciliárias confirmam os receios crescentes de que o governo do Irão tenha redobrado a sua repressão à comunidade bahá’í perseguida” no país, denuncia a Comunidade Internacional Bahá’í.
Mensagem do Vaticano pelo Diwali
“Possamos nós, cristãos e hindus, esforçar-nos por nos tornarmos artesãos da paz”
O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, do Vaticano, incentivou cristãos e hindus a “trabalhar juntos” para que “todos possam desfrutar de uma paz genuína e duradoura”, numa mensagem por ocasião da festa do Diwali (ou Deepavali), que os hindus celebram no próximo domingo, 12 de novembro.
Perseguição religiosa continua
China pede a tibetanos que denunciem o Dalai Lama
O regime pró-Pequim no Tibete pediu a centenas de professores e estudantes que denunciem o Dalai Lama – o líder supremo do budismo tibetano – pelas suas alegadas atividades separatistas, durante uma ação de formação em que os instruiu também a “conferir a sua lealdade à ideologia do Estado”.
Entrevista
Monja Coen: “Temos de ensinar a não-violência e o diálogo às crianças”
Descendente de portugueses, a monja Coen, missionária budista brasileira, esteve recentemente em Lisboa e no Porto para o lançamento de “108 Contos e Parábolas Orientais”, uma seleção de pequenos textos que diz serem capazes de “abrir a mente e tranquilizar a alma”. Nesta entrevista, fala ao 7MARGENS do seu percurso espiritual, da importância do diálogo inter-religioso no caminho para a paz, e de um passo muito importante que temos de dar: do “eu” até ao “nós”.
A quem pertence a “Casa Aberta”
Esta tinha sido a casa da sua mulher, Dália, de uma família de judeus vindos da Bulgária em 1948, em plena época do Êxodo da Europa central para a Palestina, logo após a II Grande Guerra. A versão oficial era a de que Ramle e outras cidades próximas, como Jafa e Lidah, tinham sido abandonadas pelos seus próprios habitantes, que fugiam diante do exército israelita vitorioso – e tanto bastava para que estes imigrantes pobres, acossados pela memória do Holocausto, as ocupassem de consciência tranquila, como sendo a “sua” Terra Prometida.
Mais de 30 mil demitidos
Afastamento de professores e estudantes no Irão lembra “purga” dos Bahá’is
O afastamento de milhares de professores e estudantes das universidades e escolas iranianas ao longo dos últimos meses - por protestarem face às medidas de segurança impostas nos campus universitários durante as manifestações pacíficas contra as leis que...
País com 95% de muçulmanos sunitas
Discriminação por motivos religiosos a subir na Tunísia
Está a crescer na Tunísia, no Norte de África, o discurso de ódio contra minorias religiosas, com incidência nos 12 meses de 2022. O Relatório, que é produzido pela Associação Attalaki, dá conta de 122 casos de discriminação e de discurso de ódio, 55 dos quais cometidos contra indivíduos pertencentes a minorias religiosas.
Lei islâmica
Irão usa inteligência artificial nas “fatwas”
As autoridades governamentais do Irão querem utilizar inteligência artificial (IA) para ajudar os clérigos islâmicos a emitir fatwas, ou decisões da lei islâmica, a uma velocidade sem precedentes. Também o supremo líder iraniano, o aiatola Ali Khamenei, instou os clérigos a prestarem mais atenção às possibilidades que a IA oferece.
Extremismo aumenta
Mesquita destruída na Suécia em alegado fogo posto
A mesquita da cidade de Eskilstuna (no sudeste da Suécia) foi destruída por um incêndio que os membros da comunidade acreditam ter sido causado deliberadamente, dado que, ao longo do último ano, foram várias as ameaças recebidas, noticiou o site The Muslim Times esta quinta-feira, 28 de setembro.
Abertas as inscrições
União Budista Portuguesa dinamiza grupo de meditação em Lisboa
A União Budista Portuguesa vai acolher, na sua sede em Lisboa, a partir da próxima terça-feira, 3 de outubro, um grupo de prática semanal de meditação. Liderado por Paulo Borges - professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação...
Perseguição dura há 44 anos
Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU
Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.
Munique acolhe judeus
Sim, a sede dos rabinos na Europa mudou-se mesmo para a cidade berço do Partido Nazi
A controversa e histórica decisão já tinha sido anunciada em maio deste ano, e agora tornou-se mesmo realidade: a Conferência Europeia de Rabinos (CER) transferiu a sua sede de Londres para Munique, cidade berço do partido nazi.
Proibida de usar um quimono na escola
Estudante muçulmana francesa queixa-se de discriminação
Uma estudante muçulmana, que tinha sido rejeitada na escola por usar um quimono, uma peça de vestuário japonesa, em França, apresentou uma queixa à ONU por ter sido “discriminada” devido à sua filiação religiosa.
Memorial a construir na Bielorrússia
Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto
Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.
Na Sérvia
Uma comunidade que sobreviveu ao Holocausto, mas agora enfrenta a extinção
Começou o Ano Novo Judaico e aproxima-se a festa de Yom Kippur, ou Dia da Expiação, a data mais solene do ano judaico, que se assinala no próximo domingo, 24 de setembro. Em Novi Sad – segunda maior cidade da Sérvia, que foi um centro próspero da vida judaica na Jugoslávia antes da guerra – este é o único dia em que a grande sinagoga é usada sem ser para fins turísticos ou culturais.
Precisamos mesmo de milagres?
Fez-se uma pausa. Não era a primeira vez que falávamos de milagres nas nossas conversas sobre religião. Ele, defendendo os milagres como prova da presença divina ou da santidade de alguém; eu, questionando os milagres como sinal de intervenção divina. Numa conversa anterior sobre este tema, tinha dito que há coisas que pareciam impossíveis há alguns séculos e que hoje são perfeitamente normais.
Em Berlim até 12 de setembro
Encontro no “espírito de Assis” procura “a audácia da paz”
“A audácia da paz” é o título do 37º encontro internacional “no espírito de Assis” organizado pela Comunidade de Sant’Egidio que começou ontem, domingo, dia 10 de setembro, em Berlim.
França
298 alunas foram de abaya para a escola, 67 recusaram tirá-la e voltaram para casa
Apesar da recente lei que proíbe o uso de abayas nas escolas francesas, houve 298 raparigas que as levaram vestidas para as aulas nesta segunda-feira, 4 de setembro, dia em que teve início o ano escolar naquele país para os alunos do ensino secundário. Destas jovens, 67 recusaram-se, após “diálogo e pedagogia”, a retirar o longo vestido e “foram para casa”, avança o canal televisivo TF1.
Visita à Mongólia
“Que não haja confusão entre credo e violência”, apela Francisco
O Papa apelou no domingo, dia 3, ao diálogo entre religiões, rejeitando qualquer justificação da violência com os ensinamentos da fé, num encontro com representantes de vários credos, na Mongólia. “O nosso comportamento é chamado a confirmar nos factos os ensinamentos que professamos; não os pode contradizer.”
Na Sinagoga e museus
Porto acolhe o “maior evento” de celebração do Dia Europeu da Cultura Judaica
O Dia Europeu da Cultura Judaica celebra-se no próximo domingo, dia 3 de setembro, no Porto, com uma programação especial que envolve as várias instituições judaicas da cidade: a Sinagoga Kadoorie abrirá parcialmente ao público em geral, o Museu Judaico e o Museu do Holocausto terão entrada livre, os restaurantes casher disponibilizarão menus de degustação, e haverá também cinema, música e conferências. A iniciativa, organizada em estreita cooperação com a European Jewish Association, espera receber cerca de dez mil participantes.
Na Polónia
Pela primeira vez desde o Holocausto, um campo de férias juntou jovens judeus de todo o mundo
Cerca de 170 jovens rapazes e raparigas judeus da Europa, África e Ásia passaram a última semana juntos em Varsóvia, a participar num campo de férias de verão – foi o primeiro do género desde o Holocausto, mas certamente não será o último.
Para promover inclusão
Chamamento muçulmano à oração já pode soar livremente em Nova Iorque
A partir desta sexta-feira, 1 de setembro, as mesquitas de Nova Iorque (EUA) já não vão precisar de uma autorização especial para fazer soar publicamente o azan (ou adhan) – chamamento islâmico à oração. A medida foi implementada pelo prefeito Eric Adams e visa, segundo ele, promover um espírito de inclusão.
Alemanha
Mais de 250 crimes contra muçulmanos registados este ano
Foram registados pela polícia alemã 258 crimes contra muçulmanos no primeiro semestre de 2023. Os dados, divulgados pelo Ministério do Interior daquele país e citados pelo jornal The Muslim Times desta terça-feira, 29 de agosto, revelam que mais de uma dúzia de mesquitas foram atacadas entre janeiro e junho, e dezenas de muçulmanos foram agredidos fisicamente ou assediados verbalmente na rua ou em locais públicos. Nesses ataques, 17 pessoas ficaram feridas.
Paquistão
Clérigos muçulmanos pediram perdão pela perseguição de cristãos
O arcebispo de Lahore, no Paquistão, revelou que vários clérigos muçulmanos do país pediram perdão pelas perseguições e destruições praticadas por fiéis muçulmanos às comunidades cristãs de Jaranwala, no estado do Punjab, há cerca de uma semana, comprometendo-se a ajudar a minorar o sofrimento infligido.
Chechénia
Filho de Kadyrov espanca prisioneiro na prisão e é louvado por isso
Nikita Jouravliev, de 19 anos, foi preso na primavera deste ano por ter sido visto num vídeo com o Corão queimado na mão, junto a uma mesquita de Volgogrado (antiga Estalinegrado), na Rússia, tendo sido acusado de “ofender os sentimentos dos crentes”.
Dois anos depois da entrada dos talibans
No Afeganistão, mulheres de mais de 12 anos a estudar são … zero
O número de mulheres a frequentar o ensino superior no Afeganistão era superior a uma centena de milhar em 2021, contra apenas cinco mil em 2005, segundo dados divulgados pela UNESCO. Hoje, esse número causa estarrecimento e revolta, desde logo, entre as mulheres afegãs: é zero.
500 famílias cristãs fugiram de casa
Seis igrejas invadidas no Paquistão
Uma multidão muçulmana atacou um bairro cristão na província paquistanesa de Punjab por causa da alegada profanação do Alcorão por dois cristãos, deixando seis igrejas danificadas, segundo relatos que chegam do país.
Celebrações com o sinal da cruz
A polémica religiosa de Cristiano Ronaldo
https://www.youtube.com/watch?v=0jDyv0Q1yQY&t=16s A imprensa internacional, e não apenas a desportiva, tem dado amplo destaque a uma polémica protagonizada por Cristiano Ronaldo na quarta-feira, dia 9 de Agosto. Ao marcar um penálti, o jogador...
Com líderes de outras religiões
O “encontro de amigos” em que o Papa se emocionou
Assim que chegou à sala da Nunciatura Apostólica onde o aguardavam representantes das diferentes confissões religiosas em Portugal, o Papa deu o mote: “Encontramo-nos aqui como irmãos”. E foi mesmo isso que aconteceu esta sexta-feira, 4 de agosto, assegurou Timóteo Cavaco, Presidente da Aliança Evangélica de Portugal, em conferência de imprensa após o encontro com Francisco: “Saímos todos dali com a sensação de que tínhamos estado num encontro de amigos, fraternal, em torno de valores e princípios comuns”.
Entrevista à "Vida Nueva"
Papa anuncia “encontro para a paz” com dirigentes religiosos em Abu Dabi
O Vaticano está a organizar em novembro próximo em Abu Dabi, um encontro para a paz com dirigentes religiosos de todo o mundo, segundo anunciou o Papa Francisco numa entrevista publicada esta sexta-feira, 4, pela revista católica espanhola Vida Nueva.
7MARGENS revela novidade no programa
Papa terá em Lisboa encontro com líderes de outras confissões religiosas
O Papa Francisco irá encontrar-se com líderes e representantes de confissões religiosas radicadas em Portugal, naquilo que será um acrescento ao programa oficial anteriormente divulgado, soube o 7MARGENS em primeira mão. O encontro decorrerá na sexta-feira, dia 4, às 11h30, e contará com a participação de quase duas dezenas de líderes.
Compromisso com o diálogo inter-religioso
Rabino Abraham Skorka elogia cardeal Fernandéz, novo Prefeito para a Doutrina da Fé
O rabino Abraham Skorka, reitor emérito do Seminário Rabínico Latino-Americano de Buenos Aires, assina no National Catholic Reporter de 26 de julho um artigo de opinião em que elogia o contributo do então padre Victor Fernández para o diálogo inter-religioso, afirmando que ele “contribuiu ativamente para o nosso diálogo e estava profundamente empenhado em aprender com os outros”.
Berlim
Tribunal judaico expulsa rabino acusado de abusos sexuais
Reuven Yaacobov, um rabino da comunidade judaica de Berlim foi definitivamente impedido de “ocupar qualquer cargo rabínico” por decisão de um tribunal rabínico que deu como provados os abusos sexuais relatados nos depoimentos de pelo menos 15 mulheres. A sentença foi proferida no dia 20 de julho e especifica que Yaacobov “não deve servir em nenhuma posição religiosa, rabínica ou educacional, como rabino, shochet (matador ritual), mohel (circuncisador), sofer (escriba) ou professor”.
Podcast 7 Céus
Hino de Louvores
Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado na data em que se inicia o Ano Novo Islâmico (correspondente ao dia 1 de Muharam do ano de 1445), escutamos o Hino de Louvores, oriundo da tradição islâmica.
Fórum de Pacificadores Emergentes
Jovens cristãos, judeus e muçulmanos reunidos na Suíça para construir a paz
Parece um vídeo aspiracional, mas não, é a realidade: 52 jovens oriundos de todo o mundo – cristãos, judeus e muçulmanos – conversam e riem nos jardins do Instituto Ecuménico de Bossey (Suíça), com vista para as montanhas alpinas e o Lago Léman. São os participantes no Fórum de Pacificadores Emergentes – organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pelo Conselho Muçulmano de Anciãos e pela Fundação Rose Castle – que está a decorrer até sexta-feira, 14 de julho, nos arredores de Genebra.
Estudo da Universidade Católica
A maioria dos jovens é religiosa, mas só um terço “pratica” e quase metade está em desacordo com regras
A maioria dos jovens portugueses (56%) assume-se como religiosa e quase metade (49%) afirmam-se católicos, mas apenas um terço do total diz ser praticante. Entre os “não praticantes”, 44% dos que têm entre 18 e 30 anos justificam-no pelo facto de estarem em “desacordo com algumas normas dessa prática”.
Podcast 7 Céus
Uma khutbah da Festa do Sacrifício
Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os muçulmanos acabam de comemorar o Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, escutamos um excerto do texto “Uma khutbah da Festa do Sacrifício”, da tradição islâmica.
França
Dirigentes de várias religiões pedem diálogo e paz
Perante os tumultos violentos que se desencadearam em várias cidades francesas, na sequência da morte pela polícia de um adolescente, líderes de oito confissões religiosas fizeram um apelo ao diálogo e à paz.
Colóquio no Parlamento
Foi a Lei da Liberdade Religiosa que abriu caminho à Concordata de 2004
Portugal é o país da Europa com uma tradição “mais liberal em matéria de liberdade religiosa”, considera o juiz-conselheiro José Sousa e Brito que, ao final da tarde desta quarta-feira, 28 de Junho, interveio no colóquio Democracia e Liberdade Religiosa, promovido pela Assembleia da República. “A Lei da Liberdade Religiosa [portuguesa] é a mais liberal das leis existentes”, afirmou.
Relatório da Fundação AIS
“O mundo tem de saber”: mais de metade da população vive em países onde há perseguição religiosa
Em 28 países do mundo, que albergam 4,03 mil milhões de pessoas, existe perseguição religiosa. Ou seja, 51,6% da população do planeta está sujeita a ser perseguida pelo seu próprio Governo, ou assassinada, devido à religião que professa, muitas vezes com pouca ou nenhuma reação da comunidade internacional. A denúncia é feita pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no relatório bi-anual sobre a “Liberdade Religiosa no Mundo”, lançado esta quinta-feira, 22 de junho.
Balanço de um bispo em Manipur
100 mortos, 50 mil deslocados e 249 igrejas destruídas em confrontos étnicos na Índia
Os confrontos étnicos no estado indiano de Manipur, que começaram já no início de maio, prosseguem, tendo provocado até ao momento pelo menos 100 mortes, o deslocamento de 50 mil pessoas e a destruição de 249 igrejas cristãs.
Homenagem a mulheres bahá’ís
Campanha global recorda dez iranianas enforcadas há 40 anos
Começa neste domingo uma iniciativa de tributo a dez iranianas enforcadas há 40 anos por não renegarem a sua fé. As suas mortes são lembradas como um “terrível capítulo” numa longa história de luta por liberdade e justiça contra um regime totalitário.
Em edifício emblemático da cidade
Madrid vai acolher Museu Hispano-Judaico
O projeto nasceu em 2016, mas só agora irá concretizar-se, graças à concessão, por concurso público e em regime de arrendamento, de um edifício do Metro de Madrid à Fundação Hispano-Judaica: no bairro de Salamanca, em pleno centro de Madrid, ficará instalado o Museu Hispano-Judaico, que pretende “tornar-se uma referência educativa na memória e no respeito pelos diferentes”.
KAICIID reuniu com Papa
Compromisso pela paz universal através do diálogo interreligioso
Antes da cirurgia a que foi submetido, o Papa Francisco recebeu em audiência Zuhair Alharthi, do KAICIID, que “expressou gratidão pelo papel histórico que o Vaticano tem desempenhado, a nível mundial, no apoio ao trabalho programático de diálogo interreligioso e intercultural do Centro de Diálogo Internacional”.
Sondagem
Um quarto dos americanos assiste à distância aos serviços religiosos
Nos EUA, um quarto dos adultos assiste regularmente a serviços religiosos online ou na televisão, um em cada cinco (21%) frequenta sítios ou aplicações para o ajudar a ler as escrituras e um terço (30%) usa a internet para pesquisar informação sobre religião
Podcast 7 Céus
O Paraíso de Amitabha
Neste nono episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os budistas tibetanos se preparam para celebrar, a 4 de junho, o dia sagrado mais importante do ano – chamado Saga Dawa Düchen – escutamos um texto da tradição budista: “O Paraíso de Amithaba”.
Liberdade e verdade
As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.
Protesto em Paris
Crentes de diferentes religiões contra nova exploração de petróleo em África
Em protesto contra o oleoduto que a petrolífera Total pretende construir na África Oriental, cerca de sete dezenas de manifestantes liderados por nove conhecidos representantes de várias religiões e espiritualidades, bloquearam em Paris, na manhã de dia 25 de maio, durante uns simbólicos 24 minutos, a passagem pedonal sobre o rio Sena que liga o Museu d’Orsay ao Jardim das Tulherias.
Estudo internacional
Crescem as grandes “divisões religiosas globais”: geográfica e geracional
Um novo estudo internacional revela que há duas grandes “divisões religiosas” a nível mundial que têm vindo a acentuar-se: uma opõe o “Sul Global altamente religioso” a um “Norte Global predominantemente secular”; a outra separa os jovens dos adultos mais velhos, sendo que os primeiros “têm menos probabilidade de se identificarem como cristãos, especialmente católicos”, e são “mais propensos a identificar-se como muçulmanos ou de alguma outra fé”.
No Dia Internacional dos Museus
Museu Judaico de Lisboa revela processo de criação
A sua abertura só está prevista para 2025, mas o Tikvá Museu Judaico de Lisboa não quer deixar de se associar à celebração do Dia Internacional dos Museus já este ano. Assim, para o próximo dia 18 de maio, quinta-feira, às 18 horas, preparou um “evento online” que promete revelar muitas novidades sobre o que está a acontecer agora, durante a fase da sua constituição.
Encontro científico
Veneração a Maria entre budistas, muçulmanos e hindus
A Universidade Nacional de Singapura acaba de organizar, através de um dos seus centros de investigação, um encontro científico internacional de três dias sobre o tema “Mais universal do que o Catolicismo? Maria entre as religiões asiáticas”.
Decisão histórica
Conferência Europeia de Rabinos troca Londres por Munique
A Conferência Europeia de Rabinos (CER) anunciou que em setembro deste ano mudará a sua sede para Munique deixando Londres, cidade em que se instalou desde a sua fundação há 67 anos. A decisão é carregada de simbolismo, dado que na capital da Baviera se concentram vários acontecimentos antissemitas de grande significado.
Oração Matinal dos Monges budistas
Neste quinto episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia após a celebração do Vesak, data mais sagrada para milhões de budistas em todo o mundo, escutamos a Oração Matinal dos Monges, recolhida da tradição budista.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (VI)]
Estrutura e evolução do direito muçulmano
O 7MARGENS termina com este texto a série de artigos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. No texto anterior os autores focaram-se nas Fontes normativas e conceito de lei, centrando-se este sexto e último artigo na estrutura e evolução do direito muçulmano.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (V)]
Fontes normativas no islão: conceito de lei e questões afins
O 7MARGENS tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. No texto anterior os autores focaram-se na concepção do direito no Islão, centrando-se este quinto artigo nas fontes normativas e no conceito de lei no islão.
Derrota do fundamentalisto hindu
Índia: Estado de Tamil Nadu contra lei nacional anticonversão
O Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, é contra a criação de uma lei nacional anticonversão e afirma que a liberdade religiosa é garantida na constituição indiana. A declaração responde ao pedido do Tribunal Constitucional para que todos os Estados se pronunciem sobre uma petição a favor de reforçar as leis deste tipo já existentes em alguns deles, tornando-a legislação da União.
Por causa de versículos em máscaras anti-Covid
Pregador cristão preso na China
O pregador Chang Hao, de uma igreja rural na cidade de Zhaotong, na China, foi detido na segunda semana de Abril, na sequência de uma rusga policial, noticiou o jornal Bitter Winter a 28 de Abril, citando a sua mulher, Enlin.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (IV)]
Reflexões sobre a concepção do direito no islão
O 7MARGENS tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. Neste texto, os autores centram-se na concepção do direito no islão. Quarto artigo da série.
ENSAIO [Islão: História, doutrina e direito (III)]
Grupos religiosos e correntes no Islão
O Sete Margens tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. No segundo texto os autores escreviam sobre a doutrina e vida em sociedade, centrando-se este terceiro texto nos diferentes grupos e correntes do Islão.
ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (II)]
Doutrina e vida em sociedade no islão
O Sete Margens deu início à publicação de uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. Após a publicação do primeiro texto, sobre características e fontes, publicamos agora o segundo texto que se centra na doutrina e vida em sociedade.
Podcast 7 Céus [ep. 3]
Oração de Fé
Neste terceiro episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia em que os muçulmanos celebram o fim do mês sagrado do Ramadão, ou festa do Eid al-Fitr, escutamos uma Oração de Fé da tradição islâmica.
Mais de 100 participantes
Campanha internacional divulga depoimentos de sobreviventes do Holocausto
Sonia Klein nasceu em Varsóvia (Polónia), no seio de uma família judia, e tinha 14 anos quando começou a Segunda Guerra Mundial. Passou por quatro campos de concentração e uma marcha da morte e, ao contrário do seu irmão mais novo e dos seus pais, sobreviveu. Agora, juntamente com um filho e um neto, fez questão de se juntar à campanha internacional da Claims Conference e contar a sua história, para que as gerações futuras possam aprender com as atrocidades do passado.
Iniciativa envolve diferentes credos
Dezenas de instituições religiosas anunciam desinvestimento global nos combustíveis fósseis
Nas vésperas do Dia da Terra, que se assinala este sábado, 22 de abril, 31 instituições religiosas dos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Itália e França anunciaram um desinvestimento global nos combustíveis fósseis, assegurando que os seus ativos ficarão a partir de agora “fora das mãos das empresas que os exploram”.
[Islão: História, doutrina e direito - I]
Islão: características e fontes
O Sete Margens dá início à publicação de uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do Islão e as suas implicações no direito. O texto que agora se publica centra-se sobre as principais características do Islão e as suas fontes principais.
Primeira grande cidade dos EUA
Minneapolis vai ouvir o azan cinco vezes por dia
A cidade de Minneapolis, capital do Estado do Minesota (EUA), na região dos Grandes Lagos, vai tornar-se na primeira grande urbe americana em que se vão ouvir todas as cinco chamadas diárias para a oração muçulmana, anunciou o jornal Star Tribune na sua edição de dia 13 de abril, citando a resolução tomada nesse dia pelo conselho municipal que integra três conselheiros muçulmanos.
Decisão do governo israelita
Judeus proibidos de entrar no Monte do Templo até ao fim do Ramadão
O governo de Israel proibiu a entrada de judeus no Monte do Templo, em Jerusalém, até ao fim do Ramadão (o mês sagrado para os muçulmanos, que termina a 21 de abril). A decisão foi motivada pela escalada de tensão entre israelitas e palestinianos e pelos confrontos ocorridos na Mesquita de Al-Aqsa, ali localizada, durante a última semana, avança o jornal Jewish News.
Após críticas, apresenta desculpas
Dalai Lama beijou criança na boca e pediu que lhe chupasse a língua
O momento aconteceu no final de fevereiro, durante um evento público na Índia, e foi registado em vídeo, que nos últimos dias se tornou viral. Nas imagens, é possível ver o Dalai Lama a beijar um menino na boca e, em seguida, a pedir que lhe chupe a língua. Após ter começado a ser alvo de fortes críticas por conduta imprópria, nesta segunda-feira, 10 de abril, o líder do budismo tibetano pediu desculpas à criança e à família, através das redes sociais.
“Agenda nacionalista hindu”
Purga nos manuais escolares indianos desfigura Gandhi
Numa operação considerada por alguns de “grande envergadura”, os novos manuais escolares que os alunos da Índia passaram a utilizar a partir deste ano possuem factos históricos relevantes que são expurgados, reenquadrados ou reduzidos na sua abordagem, em benefício de uma “agenda nacionalista hindu”. Uma figura que sai bastante apagada nos livros de estudo é a de Gandhi.
Cardeal-patriarca, CEP e Aliança Evangélica
Igreja Católica e evangélicos em união “solidária e orante” com a comunidade ismaelita em Portugal
O cardeal-patriarca de Lisboa, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Aliança Evangélica Portuguesa manifestaram esta terça-feira a sua “proximidade solidária e orante” à Comunidade Ismaili em Portugal, na sequência do assassinato de duas mulheres que trabalhavam no Centro Ismaelita, em Lisboa, por um refugiado afegão, membro daquela comunidade e que ali frequentava aulas de português.
De Lisboa ao Médio Oriente
Começou o Ramadão: tempo de jejum, solidariedade, alegria… e tensões
Começou, para os muçulmanos em todo o mundo, o mês sagrado do Ramadão. Desde esta quinta-feira, 23 de março, até 21 de abril, cumprirão 30 dias de jejum, não podendo comer ou beber entre o nascer e o por do sol. O principal objetivo? Aproximarem-se de Deus e dos que mais sofrem. Mas o que é exatamente o Ramadão? Porque se celebra agora? Resume-se ao jejum? Todos são obrigados a praticá-lo? E como está a ser vivido em diferentes lugares, de Lisboa ao Médio Oriente?
Capitão Barros Basto
A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua
A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.
Tensão política cresce em Israel
Judeu ortodoxo recolhe 400 mil dólares para vítimas palestinas
A iniciativa de crowdfunding, lançada por um judeu ortodoxo e ativista político de esquerda a favor dos palestinos moradores da vila Huwara, devastada no domingo 26 de fevereiro por colonos israelitas, conseguiu reunir em três dias o equivalente a perto de 400 mil euros.
Igreja, Sinagoga e Mesquita
Abu Dhabi tem um novo espaço de oração multiconfessional
Abu Dhabi recebe, a partir de dia 19 de fevereiro, um novo espaço multiconfessional que congrega uma igreja, uma sinagoga e uma mesquita, a Casa de Família Abrâmica.
Instituto para a Liberdade Religiosa
Perto de 500 igrejas e lugares sagrados destruídos na Ucrânia no último ano
Pelo menos 494 edifícios religiosos na Ucrânia foram destruídos, danificados ou saqueados como resultado da invasão russa, e alguns deles apreendidos para serem usados como bases militares russas, o que aumenta a escala de destruição.
[Crónicas da Guiné – 5]
Sol Mansi, a rádio que nasceu da guerra ao serviço da Paz
Significa “amanhecer o dia”, é a rádio católica da Guiné-Bissau e a mais ouvida no país, segundo um estudo encomendado pela delegação da ONU na Guiné-Bissau. As portas da Sol Mansi, dada a ausência do diretor em Portugal, foram-nos abertas por Anabela Bull Ramalho, diretora-adjunta. Explica-nos que nasceu da guerra a boa ideia que deu origem à rádio.
Berço da cultura asquenaze
Alemanha celebra inclusão de lugares judaicos no Patrimóno Mundial da UNESCO
A Alemanha acaba de celebrar a inclusão dos primeiros lugares germano-judaicos na lista de Património Mundial da UNESCO. Situados na parte superior do vale do rio Reno, terá sido nestes locais que, no século XI, nasceu a cultura judaica asquenaze e começou a desenvolver-se o idioma iídiche (a língua franca dos judeus da Europa central e de leste).
Vítima do Holocausto
Jane, a professora escocesa que escolheu ficar e morreu em Auschwitz
História de vítima no campo de concentração será ensinada em escolas da Escócia. Missionária ensinava na Scottish Mission School em Budapeste, Hungria, na década de 1930, onde estudavam mais de 400 raparigas, sobretudo de origem judia, e perante a possibilidade de partir, ficou junto das suas alunas.
Dia em Memória das Vítimas
Irene Pimentel: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto
“Está mais que provado que a História nos ensina muito pouco!” A frase é da historiadora Irene Pimentel. Valerá então a pena continuar a estudá-la e a transmiti-la, particularmente aos mais jovens? A Prémio Pessoa responde, a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala neste 27 de janeiro.
Prémio coletivo
“Nobel judeu” atribuído a ativistas e ONG que apoiam a Ucrânia
Pela primeira vez, a Fundação Prémio Genesis, “o Nobel judeu”, atribuiu o prémio anual de 1 milhão de dólares a várias pessoas e instituições, em vez de a uma única entidade. Perante a guerra na Ucrânia, os galardoados foram ativistas judeus e ONG judaicas que têm ajudado as vítimas ucranianas do conflito.
Antissemitismo governamental aumenta
O apelo do ex-rabino-chefe de Moscovo aos judeus: “Deixem a Rússia enquanto é tempo”
Na última semana, o ex-rabino-chefe de Moscovo, Pinchas Goldschmidt, deu duas entrevistas a média internacionais. Em ambas, fez o mesmo apelo aos judeus que ainda se encontram na Rússia: que “deixem o país enquanto é tempo”, porque existe “um aumento do antissemitismo governamental”.
[Moçambique, margem Sul]
Pescadinha de rabo na boca
Sendo Moçambique um Estado laico, não deveria haver qualquer desconcerto com a religião; mas poderá haver algumas concessões para as crianças, nas escolas públicas, poderem completar os estudos, não cantando o hino, em respeito aos seus preceitos religiosos. Assume-se que deve haver liberdade de escolha. Mas, ao que parece, a abertura dada pelo Governo deixa também a sensação de alguma arbitrariedade, o que confunde as pessoas.
Iniciativa de comunidade judaica
Centenas foram aos hospitais no Natal para dizer “obrigado”
No dia de Natal, às 9h45 da manhã, quando a maioria das pessoas estava a dormir, abrir prendas, ou comer o resto dos doces da consoada, a comunidade judaica de Leeds (Inglaterra) estava em frente à sinagoga da cidade, a preparar-se para ir visitar aqueles que, apesar de ser Natal, tinham de estar a trabalhar para o bem de todos.
À procura de Sentido em Terras do Sol Nascente: Japão (2)
Quioto, finalmente!
Não posso deixar de sugerir o haiku japonês em epígrafe. Sabemos que o haiku remonta à forma clássica da poesia japonesa; é um poema curto, em geral de 17 sílabas. A tradição consistia em que vários poetas se reuniam e compunham poemas em conjunto. Muito belo, muito ao jeito de uma das características culturais japonesas, a vida de grupo. E estivemos no Japão em pleno outono.
Autoridade do islão sunita
Grande Imã de Al-Azhar condena talibãs por negarem às mulheres acesso à universidade
O Grande Imã de Al-Azhar (Egito), xeque Ahmed Al-Tayyeb, a maior autoridade do islão sunita, condenou em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro, a decisão dos talibãs no poder no Afeganistão de impedirem o acesso das mulheres afegãs à...
Em Lisboa há cerimónia pública diária
Hannukah ou a festa das luzes do renascimento judaico
Já se acenderam cinco velas (neste dia 22 foi a quinta) e ficarão ainda outras quatro para acender até dia 26, segunda-feira: enquanto se iluminam as velas do hannukiah (ou hanuquiá), o candelabro próprio para a festa de Hannukah (ou Hanucá), canta-se o Salmo 30. No alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, uma cerimónia diária e pública (sempre às 19h) permite a qualquer pessoa interessa assistir.
[Crónicas da Guiné – 3]
Ao encontro do islão na Guiné-Bissau
O animismo era a forma religiosa dominante na Guiné-Bissau, até finais do século XX. O século XXI tem trazido uma onda de adesões ao islão. A voz do muezim pela madrugada ou as prostrações em oração na rua têm uma afirmação crescente no ambiente urbano. Segundo o último censo, perto de 50% da população declara-se muçulmana. O animismo ainda tem a adesão de cerca de 30% e o cristianismo cerca de 20%, incluídas as várias igrejas cristãs. Impunha-se, portanto, procurar a Mesquita Central de Bissau ou Grande Mesquita de Bissau.
Japão: À procura de Sentido em Terras do Sol Nascente
Fui brindada, sem qualquer expectativa de que tal me pudesse acontecer, com uma visita de estudo a creches e jardins de infância no Japão, sobretudo de alguns edifícios construídos de raiz (ou adaptados) pelo famoso arquiteto Takaharu Tezuca. Partilho uma experiência que foi uma lição de vida, diria mesmo uma espécie de “peregrinação”.
Censos 2021
Pela primeira vez, cristãos não são a maioria em Inglaterra e País de Gales
Passaram de 59,3%, em 2011, para 46,2%, em 2021: o número de pessoas que se dizem cristãs em Inglaterra e no País de Gales caiu 5,5 milhões, correspondendo agora a 27,5 milhões, e pela primeira vez a menos de metade da população, de acordo com os últimos Censos, divulgados esta semana pelo Gabinete Nacional de Estatística.
Documentário na RTP2
Gracia Nasi, judia e “marrana”
Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).
Bahrein
Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita
Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Iniciativa de dois rabinos
Não há cerveja no Mundial do Qatar… mas há bagels casher
A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos recintos desportivos do Qatar tem gerado polémica, e chegou a temer-se que a comida casher (preparada de acordo com as leis judaicas) também tivesse sido banida. No entanto, graças a dois rabinos fãs de bagels e à Qatar Airways (que disponibilizou um espaço para a cozinha), os adeptos de futebol que sejam judeus praticantes não passarão fome durante o Mundial.
Duplo atentado fez um morto e 20 feridos
Comunidade Israelita de Lisboa condena ataques terroristas em Jerusalém
A Comunidade Israelita de Lisboa manifestou, em comunicado divulgado nas redes sociais, “a sua condenação e pesar pelos ataques terroristas ocorridos em Jerusalém por volta das 7 horas da manhã de hoje [quarta-feira, 23 de novembro] e que causaram a morte de uma pessoa e cerca de 20 feridos, alguns dos quais permanecem em estado crítico”.
Congresso Judaico Mundial no Vaticano
Papa acolhe iniciativa para estreitar laços entre judeus e cristãos
Foi com emoção que os líderes judaicos de mais de 50 países viram o Papa Francisco abrir-lhes as portas do Palácio Apostólico do Vaticano, nesta terça-feira, 22 de novembro, para que pudessem apresentar-lhe a mais recente iniciativa do Congresso Judaico...
Julgamento inédito em Espanha
Testemunhas de Jeová levam as suas “vítimas” a tribunal
Está a decorrer, no Tribunal de 1ª Instância de Torrejón de Ardoz (Madrid), um julgamento inédito na história de Espanha: pela primeira vez, uma comunidade religiosa interpõe uma ação contra um grupo de antigos membros. Trata-se das Testemunhas de Jeová, que acusam a Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová (AEVTJ) de manchar a honra e reputação da comunidade. A associação, por seu lado, reage com a divulgação de novos testemunhos de ex-membros que afirmam ter sido vítimas de abusos sexuais e outros, enquanto pertenciam ao que agora chamam de “seita”.
2025: Concílio de Niceia faz 1700 anos
Ortodoxos e católicos buscam data comum para celebrar a Páscoa
“Decidam (todos) vocês a data e nós aceitaremos”. Foram estas as palavras do Papa Francisco, dirigidas este sábado, 19, ao patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Catolicós Mar Awa III, como gesto em prol de uma celebração da festa da Páscoa em data comum a ortodoxos e católicos.
Fórum do KAICIID para o Diálogo Político
A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão
No palco, vêem-se as bandeiras de quatro estados: Arábia Saudita e Vaticano, Espanha e Áustria. No auditório, estão mais de 120 pessoas de 30 países europeus, entre líderes de sete religiões diferentes, membros de organizações de apoio a migrantes ou refugiados, responsáveis de instituições de solidariedade de diferentes âmbitos, técnicos sociais ligados a autarquias… Convocados por uma organização inter-governamental, debateram durante dois dias em Castelldefels (Barcelona) o modo de reforçar as parcerias para o diálogo na perspectiva da inclusão social nas cidades.
Eleições de 8 de novembro
Eleito um número recorde de muçulmanos americanos
Nabeela Syed derrotou um candidato republicano no 51º Distrito de Illinois e tornou-se na mais jovem deputada e uma das primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso do Illinois. Syed foi uma dos 82 candidatos muçulmanos a conquistaram lugares em eleições locais, estaduais, federais e judiciais em mais de 20 estados dos EUA. Nas eleições de 2020, tinham sido eleitos 71 muçulmanos americanos.
Cerimónia reúne várias religiões em Londres
Líderes religiosos pedem perdão pelos “pecados climáticos”
O arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, e vários outros representantes das religiões cristã, judaica, muçulmana, hindu, budista e sikh subiram hoje, dia 13 de novembro, a Colina do Parlamento (Norte de Londres) como forma de afirmarem a necessidade de “pedir perdão pelos pecados climáticos” e a esperança de que a COP27 termine adotando medidas concretas de “ação em favor do planeta”.
Museus Judaico e do Holocausto
Mais de 1000 estudantes assinalam Dia Contra o Antissemitismo no Porto
O Museu Judaico e o Museu do Holocausto do Porto assinalam esta quarta-feira, 9 de novembro, o Dia Internacional Contra o Antissemitismo, com a inauguração de uma exposição, música ao vivo, visitas guiadas, entre outras atividades que irão envolver mais de mil alunos de várias escolas do país.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Por ter aproximado católicos e judeus
Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé
A. James Rudin, um importante rabino e educador reformista, que durante largos anos esteve à frente dos assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, receberá a mais alta condecoração que a Santa Sé atribui, de Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno, pelo trabalho que desenvolveu na promoção das relações católico-judaicas, noticiou esta quinta-feira, 3, o Jewish News.
Reino Unido
Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados
O rabino David Mason, uma voz altamente respeitada no Reino Unido, juntou-se ao coro de condenações públicas contra a afirmação da ministra do Interior, Suella Braverman, de que o país está a ser alvo de “uma invasão de imigrantes”. Braverman, que é casada com um judeu e filha de um goês imigrado, fez esta afirmação na Câmara dos Comuns, na segunda-feira 31 de outubro.
Parceria entre EUA e Áustria
Mais de 400 peças musicais proibidas pelos nazis vão ser publicadas
São mais de 300 canções, 100 peças de música de câmara, 50 obras orquestrais, e também partituras de temas para teatro e cinema que vão ficar disponíveis para quem as quiser ouvir, graças a uma parceria entre a editora americana de música clássica G. Schirmer, Inc. (pertencente ao Wise Music Group) e o Centro Exilarte para a Música Proibida, sedeado em Viena (Áustria), avança o jornal Jewish News.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Apelo de Roma pela Paz
Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”
Porque hoje a paz é gravemente violada, ferida e espezinhada, “a nossa oração tornou-se um ‘grito’”, afirmou o Papa Francisco na oração final do ato de culto realizado no Coliseu, no encerramento do encontro convocado pela Comunidade de Santos Egídio em que participaram três chefes de Estado e alguns dos mais altos representantes das várias religiões. Estes assinaram o “Apelo de Roma pela Paz”, em que se lê: “As religiões são e devem continuar a ser uma grande fonte de paz. A paz é sagrada, a guerra nunca pode ser sagrada!”.
A poucos dias do encontro com Papa
Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical
O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”. A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.
Não é considerado discriminação
Tribunal europeu determina que empresas podem proibir símbolos religiosos
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que as empresas que proíbam os seus trabalhadores de usar símbolos visíveis das suas convicções religiosas, filosóficas ou espirituais não constitui uma discriminação direta, desde que a regra se aplique de forma geral e indiferenciada a todos os funcionários.
Índia
Bispos católicos chocados com sacrifício de duas mulheres em ritual tântrico
Os bispos católicos do estado de Kerala, no sul da Índia, expressaram “choque” perante o assassinato de duas mulheres como parte de um ritual tântrico que terá sido levado a cabo por um praticante de magia negra, um curandeiro e a sua esposa, e que teria como finalidade obter riqueza e prosperidade.
Islão
Mulheres já podem peregrinar a Meca sem serem acompanhadas por um homem
As mulheres que queiram peregrinar até Meca, na Arábia Saudita, já não são obrigadas a fazer-se acompanhar de um homem, ou mahram. A suspensão dessa obrigatoriedade foi confirmada pelo ministro saudita Tawfiq bin Fawzan Al-Rabiah, durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta semana durante a sua visita ao Cairo, capital do Egito.
Lisboa, sexta e sábado
Documento da Fraternidade Humana no centro de congresso missionário
O Documento de Abu Dhabi sobre a Fraternidade Humana, assinado em Fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, e a encíclica Fratelli Tutti, serão a base dos debates do Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras que nesta sexta e sábado, 14 e 15 de Outubro, decorre no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras.
Reino Unido
Líderes religiosos preocupados com possível mudança de embaixada para Jerusalém
O presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Nichols, e o líder espiritual da Comunhão Anglicana, o arcebispo Justin Welby, expressaram nos últimos dias a sua preocupação com a intenção da primeira-ministra Liz Truss de transferir a embaixada britânica em Israel de Telavive para Jerusalém, considerando que essa alteração poderá prejudicar o processo de paz no conflito israelo-palestiniano.
Índia
Violência contra muçulmanos intensifica-se
As autoridades da Índia estão usando cada vez mais punições sumárias e abusivas contra os muçulmanos considerados infratores da lei, disse hoje a Human Rights Watch (HRW). Em vários estados governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), as autoridades demoliram casas e propriedades muçulmanas sem autorização legal e, mais recentemente, açoitaram publicamente muçulmanos acusados de perturbar um festival hindu,
Campanha da Amnistia Internacional
Liberdade de expressão para o Irão
A Amnistia Internacional (AI) está a promover uma Chamada à Ação (Call to Action) por causa de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos iraniana que depois de ter sido detida pela polícia do seu país por, alegadamente, não usar adequadamente a sua roupa.
Encontro em Buckingham
“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos
Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Um projeto inter-religioso
Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2
O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.
Congresso de líderes religiosos no Cazaquistão
Começou “um novo movimento global para a paz”?
O apelo foi lançado pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, na intervenção inaugural do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais: “precisamos todos de um novo movimento global para a paz”, afirmou. E, a avaliar pelos discursos que se seguiram, foi bem recebido. No evento, que esta quarta e quinta-feira reúne em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão mais de uma centena de delegações de 50 países, e inclui a participação do Papa Francisco, do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do rabino-chefe sefardita de Israel, Yitzhak Yosef, e do responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo, metropolita António, a palavra “paz” tem sido, de longe, uma das mais repetidas.
Em Paris
As igrejas e a Shoah – exposição até 2023
A atitude dos cristãos e das igrejas, em especial a Católica, nos anos negros do Holocausto judaico, é o tema de uma exposição que se pode ver em Paris até fevereiro do próximo ano, por iniciativa da organização Mémorial de la Shoah. Intitulada Pela graça de Deus: as...
Dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa
Congresso Missionário vai colocar o diálogo inter-religioso em prática
Representantes do Islamismo, Judaísmo, Cristianismo, Hinduísmo e Budismo estarão reunidos no Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras, agendado para os dias 14 e 15 de outubro, no Auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. O objetivo é colocar o diálogo intercultural e inter-religioso em prática, e todos os interessados poderão participar, inscrevendo-se na modalidade presencial ou online, de forma gratuita.
Estados árabes do Golfo
Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”
Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.
Relatório da Amnistia Internacional
Governo indiano aumenta repressão sobre os media e ativistas
O número de assassinatos de civis por grupos armados na região da Caxemira aumentou 20 por cento nos últimos três anos, atingindo em particular a comunidade minoritária hindu, revela um relatório da Amnistia Internacional divulgado este sábado, dia 3 de setembro.
Relatório da ONU
China terá cometido “crimes contra a humanidade” em Xinjiang
A China cometeu “graves violações de direitos humanos” contra muçulmanos uigures na região noroeste de Xinjiang, que poderão ser considerados “crimes contra a humanidade”, de acordo com um relatório divulgado esta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Muçulmanos indignados
Deputado indiano preso por injúrias a Maomé
A polícia indiana deteve um deputado do partido no poder na terça-feira, dia 23, por alegadamente ter feito comentários depreciativos contra o profeta Maomé, semanas depois de comentários idênticos de um alto responsável terem envolvido o país numa tempestade diplomática.
EUA
Ódio na origem de destruição de estátuas de Gandhi
Uma estátua de Gandhi foi atacada e desfigurada pela segunda vez em três semanas, levando a Polícia de Nova Iorque a abrir uma investigação por crime de ódio. O caso de vandalismo ocorreu na entrada exterior do templo hindu de Shri Tulsi Mandir, na zona novaiorquina de Queens.
Ignorando apelo dos ambientalistas
Igreja de Inglaterra resiste a vender ações de petrolíferas
A Igreja da Inglaterra mantém investimentos em empresas de combustíveis fósseis superiores a 13.500 milhões de libras (mais de 16 mil milhões de euros), contrariando o compromisso reafirmado pelo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, na “cimeira” da Comunhão Anglicana realizada este mês.
Irão
Bahá’is vítimas de repressão violenta
A polícia e outras forças iranianas revistaram no último domingo pelo menos 52 casas e empresas pertencentes a membros da espiritualidade bahá’i, fazendo inúmeras prisões em todo o país, noticiou a Agência Asian News esta quarta-feira, 3 de agosto.
Mingyur Rinpoche em Portugal
O monge budista que alia a ciência e a meditação – e é feliz
Uma conferência em Leiria (esta quinta-feira, 28, às 18h) e outra em Lisboa (dia 1 de Agosto, 19h), um retiro fechado e uma cerimónia para quem queira iniciar-se na via do Buda serão os actos principais da estadia em Portugal de Yongey Mingyur Rinpoche, um dos mestres do budismo tibetano e autor de A Alegria de Viver.
Relatos de bullying
Uso de hijab imposto na maioria das províncias da Indonésia
Quase 150 mil escolas nas 24 províncias de maioria muçulmana da Indonésia obrigam atualmente milhões de meninas e mulheres a usar hijab (vestuário feminino que cobre o cabelo, o pescoço e o peito) e a vestirem-se com saias longas e camisas de manga comprida, de acordo com o Christian Today desta terça-feira, 26 de julho.
Investigação do jornal "Público"
Comunidade Israelita do Porto com ligações aos advogados que recomenda para certificar sefarditas
A Comunidade Israelita do Porto (CIP) recomenda habitualmente escritórios de advogados para tratarem dos processos de nacionalidade de descendentes de judeus sefarditas com os quais tem ou teve ligações próximas, de acordo com os dados recolhidos por uma investigação do Público (artigo exclusivo para assinantes).
Religiões juntas no pedido
Abolir a pena de morte da Coreia do Sul
A Igreja Católica na Coreia do Sul juntou-se a outros grupos religiosos para pedir a abolição da pena de morte, declarando-a inconstitucional e ineficaz para prevenir crimes no país.
Com exceção do Líbano
Jovens árabes cada vez mais voltados para a religião
Uma sondagem para a BBC junto dos jovens com menos de 30 anos nos países árabes do Norte de África indica que está a crescer o interesse pela religião e pela prática religiosa. O estudo, baseado numa amostra aleatória de 23 mil pessoas, repetiu um outro de teor...
Para reforçar nacionalismo hindu
Governo Modi censura livros escolares
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi deu novo passo na sua campanha de hostilização às comunidades não hindus retirando do programa escolar vários episódios da história da Índia especialmente importantes para a comunidade muçulmana.
5º encontro de amizade
Taizé: “É mais fácil do que se imagina reunir cristãos e muçulmanos”
“É mais fácil do que se poderia imaginar reunir cristãos e muçulmanos”, diz o irmão Luc, de Taizé, a propósito do 5º encontro de amizade entre jovens muçulmanos e cristãos, promovido pela comunidade monástica ecuménica de Taizé (França).
Reino Unido
Oração foi chave para demissão de Sajid Javid
Sajid Javid, ex-ministro da Saúde do Reino Unido e atual candidato à liderança do Partido Conservador, confessou, em entrevista a The Telegraph, que decidiu renunciar ao cargo no governo de Boris Johnson depois de ouvir a pregação do pastor Les Isaacs durante a Oração Parlamentar da Manhã.
Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Recuperando tradição de Buda
Líder budista no Butão ordena 144 mulheres
Cento e quarenta e quatro mulheres foram ordenadas como bhikshunis, ou monjas femininas, no mosteiro de Ramthangkha, no Butão, numa cerimónia que decorreu na terça-feira, 21 de Junho, presidida por Je Khenpo, a autoridade budista mais importante do pequeno país dos Himalaias.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Papa à delegação tailandesa
“Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo”
O Papa Francisco recebeu em audiência esta sexta-feira, 17, no Vaticano, a Delegação Budista da Tailândia. No seu discurso, destacou a importância de católicos e budistas guiarem os respetivos fiéis “a um sentido mais vivo da verdade de que somos todos irmãos e irmãs”, noticiou o Vatican News. “Num momento em que a família humana e o planeta estão a enfrentar múltiplas ameaças, o diálogo amigável e a estreita colaboração são ainda mais necessários”, afirmou o Papa, sublinhando que “Buda e Jesus entenderam a necessidade de superar o egoísmo que gera conflito e violência”.
Depois da pandemia
Esperados 850 mil na peregrinação a Meca
Cerca de 850 mil peregrinos estrangeiros são esperados no próximo mês em Meca e Medina, na Arábia Saudita, país que aligeirou esta segunda-feira, 13, a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores. O primeiro grupo de muçulmanos chegou já no dia 4, proveniente da Indonésia.
Nova Inglaterra
Metodistas contra “apartheid” imposto por Israel
A conferência anual da Igreja Metodista Unida da Nova Inglaterra (EUA) condenou, numa resolução aprovada no sábado 11 de junho, “o sistema de apartheid institucionalizado pelo governo israelita na Terra Santa” e pediu “ao governo dos EUA para condicionar o financiamento a Israel ao compromisso de desmantelar o seu sistema de apartheid e reconhecer todos os direitos devidos aos palestinos”.
Goldschmit em Jerusalém
Rabi-chefe de Moscovo está exilado por se opor à guerra
O rabi-chefe de Moscovo, Pinchas Goldschmit, que esteve na Rússia durante 33 anos, fugiu para a Hungria e depois para Jerusalém, por causa da sua oposição à invasão russa da Ucrânia e de não ter cedido às pressões de Putin para se manifestar favorável à guerra.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Liberdade condicional
Testemunha de Jeová libertada na Rússia
A 4 de maio de 2022, o Supremo Tribunal da República de Khakassia aprovou a decisão do Tribunal Distrital de Ust-Abakansky de conceder liberdade condicional a Valentina Baranovskaya, uma Testemunha de Jeová (TJ) de 71 anos.
Assinado pelo Papa e Imã de Al-Azhar
Timor-Leste pode adotar documento sobre a fraternidade humana
O documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, que foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, e pelo xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) pode vir a ser adotado como documento oficial em Timor-Leste.
Minoria religiosa
Muçulmanos ucranianos lutam contra exército russo
São uma ínfima minoria, mas diz o imã Murad Suleimanov da mesquita do Centro Cultural Islâmico de Lviv (Ucrânia): “Nós [muçulmanos] fazemos parte deste país” e, por isso “devemos fazer algo”. Esse “algo” tem consistido em resistir à ocupação russa e participar no esforço de guerra. Mesmo se, na Rússia, os responsáveis oficiais das comunidades muçulmanas apoiam Putin.
Sociedades fechadas, autocracia e modelos de perfeição
Há muito em comum entre todos os sistemas (políticos e religiosos) que se baseiam numa qualquer ideia de perfeição, julgando-se donos de toda a verdade e mandatados para a expansão, mesmo que seja à custa da vida dos outros. A invasão da Ucrânia pela Rússia dá-nos matéria de sobra para a análise do padrão do autoritarismo, que alia a visão unilateral do mundo à manutenção da sociedade fechada, justificando assim os massacres e todas as formas de opressão.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
Extrema-direita queima Alcorão
Manifestações violentas na Suécia
A Semana Santa na Suécia ficou marcada por várias manifestações e confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, em virtude dos comícios promovidos pelo partido de extrema direita Stram Kurs, cujo líder, Rasmus Paludan, queimou uma cópia do Corão na rua, numa zona fortemente habitada pela população muçulmana.
Conselho Mundial das Igrejas
Acesso à Terra Santa deve ser “livre” e “sem restrições”
“Jerusalém é santa”, disse Ioan Sauca, secretário geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI). Esta forte declaração surge após a declaração do Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém a 11 de abril, que expressava sérias preocupações com as restrições de movimentos anunciadas para o Sábado Santo no acesso ao Santo Sepulcro.
Iniciativa do Instituto Elijah
Líderes religiosos de visita à Ucrânia
Uma delegação de líderes religiosos inicia hoje, dia 12 de abril, uma visita histórica a campos de refugiados e à cidade de Chernivtsi, na Ucrânia. A comitiva terá representantes de várias religiões, entre as quais o Ir. Massimo Fusarelli, ministro geral da Ordem Franciscana dos Frades, o Arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, o Rabino Jonathan Wittenberg, o Grande Mufti emérito Mustafa Ceric, o Arcebispo ortodoxo Nikitas Lulias, Swami Sarvapriyananda e a Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), entre outros.
Brahma Kumaris assinala 40 anos
Os quatro pilares para as 36 virtudes divinas
São quatro pilares para alcançar as 36 virtudes divinas e é a eles que a Brahma Kumaris dedica as quatro conferências que assinalam os 40 anos da fundação, em Portugal, daquela Academia para um Mundo Melhor. O ciclo começa já neste domingo, dia 10, e prolonga-se até 29 de Maio.
Terra Santa
A ocupação ameaça o modo de vida sagrado dos beduínos
Ao olhar para as belas vistas da sua comunidade beduína em Khan el-Ahmar, Eid Jahalin reflecte sobre os muitos aspectos do seu modo de vida de que gosta: “Vivemos em harmonia com a natureza e, de facto, somos parte dela”, afirma. “Os meus antepassados viveram assim durante muitas gerações, longe das pressões sociais.”
Ramadão no Reino Unido
Metade dos muçulmanos não consegue quebrar jejum
O aumento do custo de vida e os cortes nos apoios sociais decididos pelo Governo de Boris Johnson fazem com que quase metade dos muçulmanos da Grã-Bretanha não tenha comida suficiente para quebrar o jejum durante este Ramadão (1 de abril a 1 de maio). A...
Porto
Museu do Holocausto reabre e Museu Judaico exibe filme português “1618”
O Museu do Holocausto do Porto reabre ao público esta quinta-feira, 31, depois de vários meses de encerramento, devido à pandemia. Inaugurado em 2021, no final de janeiro, é considerado o primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica, sendo tutelado por membros da comunidade judaica do Porto cujos pais, avós e familiares foram vítimas do Holocausto.
Índia
Supremo rejeita petição para controlar missionários cristãos
Grupos nacionalistas hindus têm vindo a acusar cada vez com maior frequência missionários cristãos de “ilegalmente” seduzirem e converterem hindus pobres e analfabetos ao cristianismo. O Supremo Tribunal acusou movimento de “estar a perturbar a harmonia com este tipo de petições” e rejeitou o pedido.
Igreja Ortodoxa
Guerra faz crescer crispação entre Patriarcas
No encontro que manteve com o Presidente da Polónia, Andrzej Duda, o Patriarca Ecuménico de Constantinopla Bartolomeu I (Igreja Ortodoxa) aprofundou o fosso que o separa do Patriarca de Moscovo, Cirilo, ao classificar a guerra contra a Ucrânia como “injustificada e injustificável agressão” segundo relata o Orthodox Times de dia 28 de março.
Em França
Retórica anti-islão marca campanha presidencial
A campanha presidencial em França tem conhecido um endurecimento do discurso anti-islão, o que provoca o risco de criar uma “espiral de ódio”, considera o reitor da mesquita de Paris, Chems-eddine Hafiz. O facto de Emmanuel Macron estar a liderar as sondagens...
Pedras que não são só pedras
“Adoramos cada pedaço de terra do nosso bairro e da Palestina”
“Tivemos de deixar a terra dos nossos antepassados, e até hoje ainda lutamos por justiça”, diz a palestiniana Samira Dajani-Budeiri. “Vivemos sob a ameaça de despejo desde 1972, quando várias organizações de colonos sediadas nos EUA afirmaram ter adquirido os terrenos em que se localizam as 28 casas do nosso bairro.”
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
Caso da nacionalidade portuguesa
Rabi do Porto com termo de identidade e residência e entrega de passaporte
O rabi Daniel Litvak, responsável religioso da Comunidade Israelita do Porto, detido quinta-feira pela Polícia Judiciária, ficará a aguardar o desenvolvimento do processo com termo de identidade e residência, além de ter entregue o passaporte.
Suspeito de corrupção
PJ detém rabi da Comunidade Israelita do Porto
O rabi da Comunidade Israelita do Porto (CIP) foi detido na quinta-feira, 10 de março, pela Polícia Judiciária do Porto, por suspeitas de tráfico de influências, corrupção ativa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, entre outros crimes, noticiou o jornal Público esta sexta-feira (acesso reservado a assinantes). Daniel Litvak, responsável pela certificação de descendentes sefarditas que permitiu ao oligarca russo Roman Abramovich obter a nacionalidade portuguesa, preparava-se para sair do país com destino a Israel e vai agora ficar sujeito a termo de identidade e residência, avançou a Renascença.
Conselho para Diálogo Inter-religioso
KAICIID vem para Lisboa em Maio
O Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) irá transferir a sua sede para Lisboa a partir de Maio, soube o 7MARGENS junto de responsáveis da instituição, que organizou em Lisboa um seminário de formação de líderes.
Pré-publicação
Joshua Ruah, um judeu de Lisboa
No seu livro de memórias, “Um Judeu de Lisboa”, Joshua Ruah, antigo dirigente da Comunidade Israelita de Lisboa, fala da sua infância, do modo como entende o judaísmo, da sua participação na Guerra Colonial e de várias histórias já do tempo do regime democrático.
Cirilo justificou invasão de Putin
Metropolita Epifânio, da Ucrânia, critica Patriarca de Moscovo
O Primaz da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, Epifânio, escreveu uma mensagem ao Patriarca Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, pedindo-lhe que venha recolher os corpos dos soldados russos que morreram na Ucrânia pela ideia de um “mundo russo”.
Omitindo divisões do Islão
Reitor convida Francisco a visitar Mesquita de Paris
O Papa Francisco recebeu hoje, dia 28 de fevereiro, em audiência privada, uma delegação da Grande Mesquita de Paris chefiada pelo reitor Chems-Eddine Hafiz, que terá convidado o Papa – a quem entregou uma longa mensagem de sete páginas – a visitar a Grande Mesquita.
Ensaio
O fio cristão que prende a Ucrânia e a Rússia
Publicado inicialmente no Jornal de Notícias de 25 Dezembro 2004, este texto, da autoria do jornalista Silas Oliveira, explica algumas das razões da divergência, também religiosa, entre Rússia e Ucrânia.
A Virgem de Vladimir e o risco de uma guerra
Num panorama de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a atenção mundial tem estado virada para a política envolvente destas dinâmicas, tentando procurar um contexto histórico-político e social de origem desta conflitualidade.
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Escrituras Bahá’ís
Epístola da Sabedoria, sobre ciência e fé, apresentada em conferência online
A Epístola da Sabedoria, um dos textos mais relevantes das Escrituras Bahá’ís, que destaca a importância da ciência e da religião, será apresentada numa conferência digital a realizar neste sábado, 19 de Fevereiro, às 20h de Lisboa, através da aplicação Zoom.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Identidade judaica
Judeus europeus: minoria étnica ou religiosa?
Os judeus europeus consideram-se uma minoria religiosa e não um grupo étnico, mas veem o antissemitismo e o Holocausto como mais significativos para a definição da sua identidade do que Israel ou Deus, revela um estudo do Institute for Jewish Policy Research, divulgado esta semana e citado na edição de 4 de fevereiro do Jewish News.
Historiador contesta ideia de “silêncio”
Pio XII desenvolveu políticas ativas de salvamento de judeus
Pio XII salvou por iniciativa própria cerca de 15 mil judeus. O Papa soube do Holocausto e informou sobre isso os EUA, mas ninguém deu importância à informação. É essa a convicção do historiador alemão Michael Feldkamp, depois de estudar os arquivos do Vaticano.
Memória das vítimas do Holocausto
Papa evoca “página negra” da história
O Papa Francisco associou-se à celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala anualmente a 27 de Janeiro, falando numa “página negra” da história e dizendo que “nunca se deve repetir esta crueldade indescritível”.
Thich Nhat Hanh
Morreu o mestre budista da paz e da consciência atenta
Era considerado um dos nomes do budismo mais influentes internacionalmente: Thich Nhat Hanh “morreu pacificamente” este sábado, 22 de janeiro, aos 95 anos, segundo anúncio feito pela comunidade a que pertencia.
Oferece ensino e cuidados médicos
Padre preso na Índia acusado de converter hindus
A polícia indiana de Jhabua, no estado de Madhya Pradesh, prendeu o padre Jam Singh Dindore sob a acusação de que estaria a promover a conversão de populações locais ao cristianismo, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nesta sexta-feira, 14 de Janeiro.
Mais liberdade religiosa
Israel liberaliza sistema de certificação casher
Pode o processo de certificação da comida casher ajudar a fazer uma revolução nas relações entre Estado e religião? O Governo de Israel iniciou a primeira fase de um programa para liberalizar o sistema de certificação alimentar casher e há quem considere que, além de baixar o custo de vida, a mudança pode retirar também o poder centralizado a uma minoria religiosa, aumentando a liberdade religiosa.
Cabo Delgado
Cristãos e muçulmanos juntos para promover pacificação
Líderes cristãos e muçulmanos da província de Cabo Delgado, em Moçambique, publicaram uma declaração conjunta em que rejeitam atribuir actos terroristas ao islão e repudiam a deturpação da religião para justificar qualquer tipo de violência.
2021-2022, marcas do tempo (4)
O mundo suspenso dos irmãos desavindos no islão
Principais mudanças políticas no mundo muçulmano do Afeganistão ao Irão, passando pelo Sara Ocidental e pelo Líbano. Velhos e novos protagonistas entram em cena.
PR acendeu vela de Hannukah
Vítimas da Shoah homenageadas no Porto por 200 jovens
Cerca de duas centenas de adolescentes e jovens de escolas do Porto participaram numa homenagem às vítimas da Shoah, que foi promovida pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), com sede em Portugal, e decorreu no Museu do Holocausto, no Porto.
Momento histórico
Judeus turcos voltam a reunir-se na sinagoga de Ancara, 40 anos depois
Há praticamente quatro décadas que os judeus não se reuniam na histórica sinagoga de Ankara (Turquia). Esta semana, importantes membros da comunidade judaica turca, incluindo o rabino chefe Isaak Haleva, marcaram ali encontro para “reavivar memórias” e alertar para a importância da preservação das sinagogas no país, noticiou o Middle East Monitor (MEMO).
Sondagem
Católicos são a maior denominação cristã do EUA
Um quarto (24%) dos americanos diz-se católico, tornando a Igreja Católica a maior comunidade de fé, uma vez que as categorias protestantes, ou “cristãos (outros)” consistem em muitas denominações diferentes, revela uma sondagem sobre atitudes e práticas religiosas nos EUA realizada pelo instituto The Pillar e divulgada nesta segunda-feira, 8 de novembro.
Diálogo inter-religioso
“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos
“Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI” é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Mundial Evangélica (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Contra extremistas muçulmanos
Minorias religiosas em greve de fome no Bangladesh
Representantes religiosos de hindus, budistas e cristãos estiveram no último sábado, 23 de outubro, em greve da fome de solidariedade com a comunidade hindu que tem sido atacada por radicais muçulmanos nos últimos dias.
Com 120 mil muçulmanos
Habitantes de Colónia passam a ouvir os muezim a chamar para a oração
A cidade alemã de Colónia tornou-se este mês a primeira das grandes cidades do país a permitir, por ora a título experimental, que o muezim de cada uma das 35 mesquitas locais possa convidar os fiéis para a oração pelos altifalantes.
Reflexões da minha cabana
Uma joia da literatura clássica japonesa
O ensaio do monge budista e poeta Kamo no Chōmei (1155-1216), denominado Hōjōki, publicado em 1212, pertence aos clássicos japoneses mais apreciados e a sua primeira menção remonta a 1222, aparecendo em Kankyo no tomo, obra constituída por 32 histórias budistas.
Encontro de Santo Egídio, em Roma
Apelo de líderes religiosos contra exploração “predatória” da natureza
O Papa e vários outros líderes religiosos de todo o mundo assinaram em Roma um apelo conjunto pela paz, que rejeita a violência e o fundamentalismo em nome de Deus, defende um processo de desarmamento que trave o comércio de armas e elimine a ameaça nuclear e pede o respeito do planeta, da natureza e das criaturas, contra a sua exploração “predatória”.
Referendo no cantão de Neuchâtel
Suíços não querem o Estado a reconhecer novas religiões
No último domingo, a Suíça foi notícia pelo facto de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ter sido aprovado em referendo – e por expressiva maioria. Mas não foi notícia um outro referendo, realizado apenas no cantão de Neuchâtel, sobre quem deve reconhecer a utilidade pública das comunidades religiosas: os órgãos do Estado ou o povo?
Novo livro
Há dois mil anos de presença judaica em Portugal e Esther Mucznik foi à procura dessa história
O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal? Partindo desta pergunta, a investigadora em temas judaicos Esther Mucznik escreveu um livro que pretende mostrar como “a vida dos judeus portugueses é indissociável da história de Portugal”. A obra, com o título Judeus Portugueses – Uma história de luz e sombra (ed. Manuscrito), será apresentada nesta terça-feira, 28, às 18h30, no espaço cultural do El Corte Inglés, de Lisboa.
União Europeia
Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro
A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.
Judeus no dia mais sagrado do ano
Estado de São Paulo assinala Yom Kipur pela primeira vez
O estado brasileiro de São Paulo assinala este ano, pela primeira vez, o feriado judaico de Yom Kipur, o dia do perdão, que neste ano ocorre do pôr-do-sol desta quarta-feira, 15 de Setembro, até ao mesmo momento de quinta, 16. É um dia dedicado por cada pessoa ao jejum e à oração.
Yad Vashem
“Em honra do Novo Ano”, a memória das festas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur
O Yad Vashem recorda que “Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, é um tempo dedicado à oração, às reuniões familiares, às refeições festivas e ao consumo de alimentos doces” e que “Yom Kippur, o Dia da Expiação, é o dia mais solene do ano judaico. É um dia de jejum, de reflexão e de arrependimento”.
É o ano de 5782
Começa o Ano Novo judaico
O ano de 5782 começa hoje para o mundo judeu. As festas de Rosh HaShanah, literalmente, a “cabeça do ano”, ou Ano Novo judaico, começam esta noite de segunda-feira, dia 6 de Setembro, e prolongam-se até ao dia 8.
Espanha
Universidade suspende curso que comparava Holocausto ao conflito israelo-palestiniano
A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), cancelou um seminário intitulado “Auschwitz/Gaza: um campo de testes para literatura comparada”, após ter sido alvo de fortes acusações de banalização do Holocausto, ao compará-lo com o conflito israelo-palestiniano, avançou este domingo, 29, o jornal Jewish News.
Liberdade e símbolos religiosos
Rabis contra acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia
O acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia que permite aos empregadores proibir, em certas circunstâncias, os trabalhadores de usarem roupas ou símbolos religiosos no trabalho “é um retrocesso em relação às liberdades religiosas”, disse o rabino Pinchas Goldschmidt, presidente da Conferência de Rabinos Europeus, à Agência Telegráfica Judaica, na passada sexta-feira, 20 de agosto.
Ano da Hégira
Muçulmanos entram no Ano Novo de 1443 e no mês de Muharram
O Novo Ano Islâmico começou nesta segunda-feira, 9 de Agosto: 1443 é o novo ano da Hégira, cuja era foi inaugurada com o episódio da saída do Profeta de Meca para Medina, em 622 EC (Era Comum). O Profeta dos muçulmanos “foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores”, e “com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo”, lê-se nas Reflexões Islâmicas da revista Al Furqán.
Líderes evangélicos nos EUA já trabalham com a multinacional
Facebook está a apostar na evangelização
A rede social Facebook está a entrar na área da evangelização. Nos Estados Unidos da América, os pastores evangélicos estão a apostar nas redes sociais como forma de expandir o seu ministério, e exemplo disso é o pastor Sam Collier, que revelou, em entrevista, que meses antes de a mega-igreja Hillsong abrir seu novo posto avançado em Atlanta, procurou conselhos sobre como construir uma igreja em uma pandemia. Do Facebook.
Pandemia continua a alastrar no Brasil
Evangélicos perdem a fé… em Bolsonaro
À medida que a pandemia continua a deixar um rasto de infetados, internados e mortos, evangélicos de todo o Brasil lançaram nesta quinta-feira (22) um manifesto contra a “política de morte” do presidente Jair Bolsonaro.