Missionário da Boa Nova

Padre Adelino Ascenso é o novo presidente da CIRP

| 28 Abr 2023

Presidência da CIRP, eleita a 28 abril 2023. Cirp – Da esquerda para a direita Ir. Célia Cabecinhas – vogal; Ir. Ângela Coelho – Vice-Presidente; P. Adelino Ascenso – Presidente; Ir. Maria Alzira Ferreira – Vogal; P. Rui Santiago – Vogal Foto © CIRP

Da esquerda para a direita: irmãs Célia Cabecinhas e Ângela Coelho, padre Adelino Ascenso, irmã Maria Alzira Ferreira e padre Rui Santiago compõem a nova presidência da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal. Foto © CIRP.

 

O padre Adelino Ascenso, superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, foi eleito presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) para o triénio 2023-2026. Para vice-presidente foi escolhida a irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Lúcia de Jesus, informa o organismo em comunicado enviado esta sexta-feira, 28, ao 7MARGENS.

Nascido no Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria, Adelino Ascenso, de 69 anos, foi reeleito para o cargo de superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova no ano passado. Conta com uma longa experiência missionária, com destaque para os anos que viveu no Japão.

A nova direção da CIRP conta ainda com a irmã Célia Maria Pedrosa Cabecinhas, a irmã Alzira Rodrigues Ferreira e o padre Rui Santiago, como vogais. O conselho fiscal é composto pela irmã Maria Conceição Fernandes, presidente, o irmão António Leal Jorge, secretário, e a irmã Maria de Fátima Machado, vogal.

O comunicado informa ainda que a CIRP criou “uma assessoria da comunicação e quer desenvolver novas redes de comunicação (CIRP- Institutos)”.

Após a sua assembleia-geral, que decorreu desde quinta-feira, em Fátima, a CIRP renovou o “compromisso perante as pessoas vítimas de abusos sexuais”, e expressou a sua confiança no Grupo Vita, que considera uma “excelente parceria neste esforço”.

“Repetimos o nosso compromisso com as pessoas vítimas de abusos sexuais e de todas as outras formas de abuso, unindo-nos à sua dor, que fazemos nossa e comprometendo-nos a dar-lhes sempre mais voz, lutando a seu lado para que tenham mais vez”, pode ler-se no comunicado.

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) é um organismo de direito pontifício que integra 132 Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica existentes em Portugal (94 femininos e 38 masculinos), visando realizar um trabalho de coordenação e auxílio mútuo entre eles.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This