Em mensagem aos paroquianos

Padre afastado em Lisboa diz-se vítima de denúncia “falsa” e “caluniosa”

| 23 Mar 2023

padre mario rui pedras durante celebracao da vigilia pascal na igreja de sao nicolau, em lisboa, em 2019, foto FB Paróquia de São Nicolau

O padre Mário Rui Pedras (ao centro), durante a celebração da vigília pascal na Igreja de São Nicolau, em Lisboa, em 2019. Foto © Paróquia de São Nicolau.

 

O padre Mário Rui Pedras, pároco de São Nicolau e da Madalena, em Lisboa, assumiu numa mensagem publicada esta quarta-feira, 22, no site das suas paróquias ter sido um dos quatro clérigos afastados preventivamente pelo cardeal-patriarca, Manuel Clemente, por constar da lista de alegados abusadores entregue pela Comissão Independente. No seu comunicado, garante estar inocente e ser ele próprio vítima de uma “profunda injustiça”, com base numa “denúncia anónima, falsa, caluniosa, sem qualquer elemento útil ou prestável para investigação”.

“A denúncia anónima, sendo anónima, não dá a conhecer a identidade de quem a haja feito; não refere o nome da inventada vítima (quem denunciou anonimamente poderia indicar um qualquer nome); não se indica o local onde os falsos abusos teriam sido perpetrados; não fornece qualquer pista para levar a cabo uma investigação, referindo, por exemplo, o nome de potenciais testemunhas que tivessem algum conhecimento sobre o tema. Nada.”, sublinha Mário Rui Pedras na sua mensagem.

O pároco, que é também diretor do Departamento do Turismo do Patriarcado de Lisboa e do Departamento da Mobilidade, e ainda assistente nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), diz ter ficado “profundamente chocado” quando foi chamado ao Patriarcado na passada segunda-feira, 20 de março, e soube da acusação, considerando que a sua “honra” e “reputação” estão a ser afetadas “por um golpe cobarde”.

Padre há 41 anos, Mário Rui Pedras é ainda conhecido pela sua posição tradicionalista em termos litúrgicos (na sua paróquia, celebram-se missas segundo o rito tridentino) e por ser o diretor espiritual e confessor do líder do Chega, André Ventura. Negando totalmente as acusações e dizendo-se alvo de uma “abjeta e monstruosa difamação”, o clérigo garante que ao longo da sua vida sacerdotal não praticou “o que quer que fosse de censurável, seja pelo prisma da lei canónica, pelo prisma da lei civil ou da ética comportamental”.

Agora, irá “fazer tudo o que estiver ao alcance para desmascarar quem [o] difamou”, adianta. “Analisarei quais as vias possíveis para reclamar judicialmente a reparação que me é devida, sabendo, todavia, que o caráter anónimo da denúncia poderá comprometer este meu propósito”, escreve no comunicado.

“Quem não deve não teme. E eu não temo. Tudo farei para que a verdade seja reposta”, conclui.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This