Ataques terroristas sucedem-se

Padre assassinado após onda de violência no Burkina Faso

| 6 Jan 2023

padre Jacques Yaro Zerbo, foto diocese de Dédougou

O padre Jacques Yaro Zerbo destacou-se nos últimos anos pela criação de um centro de reeducação juvenil na região de Tougan, que mais tarde teve de ser deslocado para Moundasso devido aos ataques terroristas. Foto © Diocese de Dédougou.

 

O padre Jacques Yaro Zerbo, de 67 anos, nascido no Mali e há mais de três décadas ao serviço da diocese de Dédougou, no Burkina Faso, foi assassinado a tiro no início desta semana, depois de o país ter registado, na noite de 30 para 31 de dezembro, um ataque terrorista do qual resultaram 28 mortos, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta sexta-feira, dia 6 de janeiro.

Num comunicado enviado para a Fundação AIS Internacional e agora partilhado com as redações, Prosper Bonaventure Ky, bispo de Dédougou, anuncia com “profundo pesar” a morte do padre, referindo que este foi assassinado “por homens armados não identificados” em Soro, na região noroeste do país onde “são muito frequentes os ataques terroristas”.

Durante quase uma década, o Burkina Faso, país situado na África Ocidental, “tem vindo a ser palco de violência, principalmente desde 2011, quando a Líbia mergulhou na anarquia após a queda do coronel Muammar Gaddafi”, explica a nota da fundação, acrescentando que “quase em simultâneo, a região norte do Mali caiu também nas mãos de grupos radicais islâmicos”.

A AIS recorda ainda que o Burkina Faso “atravessa um período de instabilidade que decorre de sucessivos golpes militares. O mais recente foi em 30 de setembro do ano passado, apenas oito meses após o tenente-coronel Damiba ter tomado o poder do ex-presidente Kaboré”.

Nascido em dezembro de 1956 em Kolongo, no Mali, o padre Zerbo recebeu a ordenação sacerdotal em julho de 1986 já na diocese de Dédougou. Nos últimos anos, destacou-se pela criação de um centro de reeducação juvenil na região de Tougan, que mais tarde teve de ser deslocado para Moundasso devido aos ataques terroristas. Era também responsável pela Comissão Diocesana que está a fazer o acompanhamento da causa de beatificação de Dii Alfred Diban Ko-Zerbo. O seu funeral realizou-se esta quinta-feira, dia 5, na Catedral de Santa Ana.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Mata-me, mãe

Mata-me, mãe novidade

Tiago adorava a adrenalina de ser atropelado pelas ondas espumosas dos mares de bandeira vermelha. Poucos entenderão isto, à excepção dos surfistas. Como explicar a alguém a sensação de ser totalmente abalroado para um lugar centrífugo e sem ar, no qual os segundos parecem anos onde os pontos cardeais se invalidam? Como explicar a alguém que o limiar da morte é o lugar mais vital dos amantes de adrenalina, essa droga que brota das entranhas? É ao espreitar a morte que se descobre a vida.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This