Suspenso pelo seu bispo

Padre católico toma posse como governador de Estado na Nigéria

| 1 Jun 2023

Padre Hyacinth Alia, governador do estado Benue da Nigéria: “desde o dia em que tomei a decisão de responder aos apelos prementes do meu povo para enfrentar o Governo de Benue com o objetivo de o resgatar das algemas da má administração, tive plena consciência do sacrifício que ia fazer”. Foto: wikimedia Commons

 

O padre católico Hyacinth Alia, de 57 anos, tomou posse no dia 29 de maio como governador do Estado de Benue que faz parte do chamado Cinturão Médio da Nigéria, uma região do centro do país em que o conflito fazendeiros-pastores migrantes tem provocado centenas de mortos e dezenas de milhares de deslocados, a acrescentar aos refugiados vindo dos vizinhos Camarões.

De acordo com o jornal católico The Pillar de 1 de junho, Alia está suspenso pelo bispo de Gboko, William Avenya, desde que decidiu participar nas primárias do partido All Progressives Congress (APC) em que acabou por ser designado candidato das eleições que veio a vencer obtendo 473.933 votos, contra 223.913 do seu rival mais próximo, o candidato do Partido Democrático Popular, Tito Ubá.

“A Igreja não permite que os seus clérigos se envolvam em política partidária por conta própria”, escreveu o bispo Avenya, citando o Direito Canónico que determina que “os clérigos estão proibidos de assumir cargos públicos que impliquem a participação no exercício de funções do poder civil.”

“Como vosso governador, comprometo-me a trabalhar com as agências de segurança e o Governo federal para garantir a segurança da vida e da propriedade no nosso Estado”, disse Alia na cerimónia de tomada de posse em que se apresentou vestido de fato preto com colarinho romano. E acrescentou que pretende “voltar ao púlpito” depois de cumprir o mandato de governador.

O padre Hyacinth Alia já tinha respondido ao seu bispo afirmando que: “desde o dia em que tomei a decisão de responder aos apelos prementes do meu povo para enfrentar o Governo de Benue com o objetivo de o resgatar das algemas da má administração, tive plena consciência do sacrifício que ia fazer”.

A campanha de Alia destacou a sua identidade como padre católico e divulgou um seu perfil oficial em que o descrevia como “um renomado padre católico, humanitário, inovador, administrador experiente”, bem como “um padre exorcista de renome nacional e internacional”.

Essa biografia referia que “as missas de exorcismo e cura do padre Alia tiveram um impacto positivo na vida de todas as pessoas, independentemente de filiações religiosas”. The Pillar refere um jornal diário nigeriano – The Punch – que registou o comentário de um membro da comunidade local: “A missa de exorcismo e as cerimónias de milagres que o reverendo padre realiza há décadas dão-lhe grande popularidade entre os povos de Benue”. A essa áurea junta-se o facto, continuou a mesma testemunha, do padre Alia ser conhecido pelo seu “apoio aos pobres e deslocados”.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Que mistério este, o coração humano

Que mistério este, o coração humano novidade

Acreditamos na paz, na humanidade, em nós próprios, em Deus, em deuses, no diabo, na ciência. E é legítimo. Sem dúvida. Somos livres, e livres de buscar a verdade conforme nos apraz. Assim, deixamo-nos levar por normas, por credos, por mestres de todas as cores e feitios; submetemo-nos livremente a uma entidade, a uma ideia, na perspetiva de que isso nos aproxima do grande mistério do universo.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This