
Gonçalo Abreu Rocha, 57 anos, é natural de Lisboa, onde viveu até se mudar para Roma em 1993. Foi ordenado padre a 9 de setembro de 2000. Foto © Opus Dei.
O prelado do Opus Dei, o espanhol Fernando Ocáriz, nomeou o padre Gonçalo Abreu Rocha novo vigário regional da prelatura em Portugal. A nomeação aconteceu no passado dia 18 de maio e foi divulgada esta quarta-feira, 24, em comunicado às redações.
Gonçalo Abreu Rocha, 57 anos, é natural de Lisboa, onde viveu até se mudar para Roma em 1993. Foi ordenado padre a 9 de setembro de 2000, pelo então prelado do Opus Dei, o bispo Javier Echevarría.
Viveu em Roma até 2007, no seminário internacional do Opus Dei, onde foi vice-reitor entre 2000 e 2007, ano em que regressou a Portugal. Fez o doutoramento em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia da Santa Cruz. Desde então, foi um colaborador próximo do vigário regional e exerceu a sua atividade pastoral em Lisboa, onde é capelão da Residência Universitária dos Álamos.
O anterior vigário regional, José Rafael Espírito Santo, foi nomeado delegado para a região de Portugal, ficando assim a colaborar com o novo vigário regional, informa ainda o comunicado.
O vigário regional é o responsável máximo da prelatura do Opus Dei em cada uma das suas circunscrições territoriais, também designadas regiões. Em Portugal, essa circunscrição coincide com o território português.