Chile

Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais

| 4 Mai 2022

 

felipe berrios sj, foto twitter jesuitas chile

Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus. Foto retirada da conta de Twitter @jesuitaschile.

 

Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.

“A Companhia de Jesus disporá de todos os meios necessários para que esta investigação seja realizada com o maior rigor e celeridade, a fim de esclarecer os factos denunciados e as possíveis responsabilidades”, pode ler-se no comunicado da congregação, que nomeou a advogada leiga María Elena Santibáñez para liderar as investigações.

Berríos, 65 anos, afirmou por seu lado que fará “tudo o que seja necessário para conhecer e esclarecer as origens desta denúncia” e que já se colocou “à disposição da Companhia para esclarecer os factos com a maior celeridade possível”.

O Chile é um dos países latino-americanos mais afetados por denúncias de abusos sexuais no seio da Igreja Católica [ver 7MARGENS]. De acordo com os últimos números divulgados pelo Ministério Público, em 2021 havia ainda 65 inquéritos judiciais abertos contra 116 pessoas ligadas à Igreja Católica, envolvendo 220 vítimas, metade das quais eram menores de idade à época dos factos.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This