AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Padre Mário: um cristão de partilha

| 04/03/2022

O padre Mário de Oliveira, da Lixa. Foto da sua página de Facebook.

 

Quem conheceu o padre Mário de Oliveira, de Macieira da Lixa, sabe bem que este era um cristão de partilha; mesmo depois de a sua diocese não o ter nomeado para funções pastorais, foi com desassombro que assumiu a teologia da libertação e ao lado de muitos outros, em exemplo de vida e de coerência próprias. Deixa-nos um legado de vários livros onde expõe as suas opiniões sobre a Igreja, que ele amou até ao fim da sua vida.

Assombrosa e polémica foi toda a sua vida, com posições próprias e muito críticas para com a Igreja institucionalizada. Conheci o Mário de Oliveira quando ele trabalhava no jornal República, enquanto jornalista, para lhe dizer que queria casar e que ele presidisse à celebração; logo me perguntou porquê ir à igreja e casar e foi depois de um bom debate que aceitou fazê-lo, o que se consumou na igreja de Cedofeita, no Porto. Daí vi nele com desassombro um padre empenhado em doar a sua vida a quem mais precisava, sem pensar no seu próprio bem-estar; oferecia-se aos outros, como aconteceu na zona ribeirinha do Porto, numa equipa pastoral, desarticulada depois de inconvenientes com o poder político.

O padre Mário foi o grande impulsionador das comunidades cristãs de base em Portugal, como as comunidades Padre Maximino (Grande Porto), Padre Camilo Torres (Baixa da Banheira) e Padre Abel Varzim (Barcelos), que tiveram um trabalho muito profícuo na leitura popular do Evangelho e na consciencialização cristã advinda do Concílio Vaticano II. Para lá das suas posições com as quais muitos não estavam de acordo, foi de facto um presbítero – como ele referia sempre – da Diocese do Porto.

A partilha dos bens era uma das suas mais avançadas ideias, o cumprimento do Evangelho: partilhava tudo com todos; fossem de qualquer tradição religiosa ou mesmo ateus, encontravam sempre nele uma mão amiga, uma mão estendida sem esperar nada em troca. Uma vez vinha eu de carro, e chovia, de Gaia para o Porto, pois o Mário calcorreava a ponte de D. Luís I a pé, defendendo-se da chuva, só para não ficar pesado a quem estava disposto a ajudá-lo nas suas despesas. Esta ideia perseguiu-o sempre: ser pobre para estar entre os pobres. Mesmo agora, vivia nuns anexos na Lixa. Quis sempre ser pobre para os pobres e sentir como eles; nunca se apegou a poderes, muito menos eclesiásticos, para dinamizar e doar o seu próprio corpo à luta por uma outra humanidade. Foi assim que fundou a Associação Padre Maximino para com ela e nela poder libertar-se, libertando os outros.

Poucas coisas tinha suas, para além da roupa que vestia; vivia com uma parca reforma de jornalista, mas aquilo que tinha dava e os proventos das dezenas de livros publicados entregava sempre a causas sociais. Movia-o uma grande vontade de viver, de fazer desta Humanidade uma outra, onde fosse possível a partilha total. O padre Mário de Oliveira não é de esquecer, por muito que alguns tentem. Ele era e é uma pedra viva da Igreja, que ele tanto amava, embora não estivesse nomeado para nenhum lugar hierárquico. Subversão ou Evangelho? era o título de um livro editado pelo seu advogado José da Silva, aquando do seu julgamento em Tribunal Plenário do Porto. Mário escolheu a subversão do Evangelho.

 

Joaquim Armindo é diácono católico da diocese do Porto, doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.