AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

padre Nuno da Silva Gonçalves. Foto Vatican Media

Spadaro vai trabalhar com cardeal Tolentino

Padre Nuno Gonçalves é o novo diretor da revista “La Civiltà Cattolica”

| 14/09/2023

padre Nuno da Silva Gonçalves. Foto Vatican Media

O padre Nuno da Silva Gonçalves já integrava o Colégio de Escritores de La Civiltà Cattolica desde o início de 2023, depois de, no verão do ano passado, ter terminado a sua missão como reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana. Foto © Vatican Media.

 

O padre Nuno da Silva Gonçalves foi nomeado diretor da revista La Civiltà Cattolica, a publicação dos jesuítas em Itália e uma das mais antigas do mundo. A nomeação foi divulgada esta quinta-feira, 14 de setembro, pela própria revista, sediada em Roma. O jesuíta português, ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, irá substituir no cargo o padre italiano Antonio Spadaro a partir de 1 de outubro.

Fundada em 1850 por um grupo de jesuítas, a revista La Civiltà Cattolica debruça-se sobre os temas da fé e da cultura, incluindo reflexões sobre ciência, religião, política, história, entre outros. Publicada quinzenalmente em italiano, tem edições em inglês, espanhol, francês, chinês, coreano, japonês, russo, e, desde o ano passado, inclui também uma edição em português que sai de dois em dois meses.

“Fiéis à nossa identidade e à nossa história, queremos ser uma revista capaz de falar a todos. Num mundo dividido, ferido e necessitado de cura, paz e reconciliação, La Civiltà Cattolica propõe a todos uma mensagem de esperança, empenhando-se numa leitura cristã do mundo de hoje e com um olhar voltado para o futuro. Fazemo-lo, como sempre, em sintonia fiel e criativa com as posições do Romano Pontífice e da Santa Sé”, afirmou o padre Nuno da Silva Gonçalves após a sua nomeação, citado pelo site dos Jesuítas em Portugal.

O padre Antonio Spadaro, que dirigiu a revista nos últimos doze anos, foi nomeado esta quinta-feira pelo Papa como novo subsecretário do Dicastério para a Cultura e a Educação. Neste serviço da Cúria Romana trabalhará diretamente com o cardeal português José Tolentino Mendonça.

No número 4158 de La Civiltà Cattolica, que sairá no próximo sábado, estão as suas palavras de despedida, adianta o Vatican News: “Passo o testemunho com um certo alívio, mas também com uma pitada de nostalgia por uma tarefa apaixonante que me permitiu viver anos muito belos anos e relações com os confrades jesuítas da redação e de todo o mundo – mais de 200 – que se empenharam em fazer de La Civiltà Cattolica uma revista verdadeiramente especial”.

O novo diretor já integrava o Colégio de Escritores de La Civiltà Cattolica desde o início de 2023, depois de, no verão do ano passado, ter terminado a sua missão como reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, função que exercia desde 2016.

Nascido em Lisboa em 1958, Nuno da Silva Gonçalves entrou na Companhia de Jesus em 1975, tendo sido ordenado sacerdote onze anos depois, em 1986. É licenciado em Filosofia e Humanidades, Teologia e doutorado em História Eclesiástica. Durante seis anos (1994-2000) integrou o Conselho de redação da revista Brotéria – congénere  publicação dos jesuítas portugueses e que integra a rede de revistas jesuítas europeias – e no final desse período foi nomeado Diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, cargo que exerceu até junho de 2005.

Depois foi nomeado Superior Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, missão que exerceu até 2011. No final desse período foi para Roma, para a Pontifícia Universidade Gregoriana, como professor, onde exerceu o cargo de diretor da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja. Em 2016 foi nomeado reitor.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

O estranho “suicídio” do pastor Zedequias Manganhela

Livro sobre a PIDE

O estranho “suicídio” do pastor Zedequias Manganhela novidade

O livro será apresentado nesta quarta-feira, 16, a partir das 18h30, no auditório do Liceu Camões, em Lisboa, com intervenções da historiadora Maria Inácia Rezola, responsável da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril, e por Fernando Marques Mendes, antigo padre do Macúti, um dos que denunciou os massacres cometidos pelo Exército português na então colónia de Moçambique.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This