Luís Marinho, do CNE

Padre português é assistente mundial do escutismo católico

| 8 Fev 2022

Padre Luís Marinho. Foto © CNE

 

O padre Luís Marinho, actual assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi nomeado para assistente mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). A escolha do Comité Mundial da CICE foi confirmada pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé e é válida por quatro anos, anunciou o CNE nesta terça-feira, 8 de Fevereiro. 

Luís Marinho, 48 anos, sente-se chamado com esta nomeação “a servir o escutismo a nível internacional, dando o contributo específico de presbítero da Igreja Católica”. Trata-se do “serviço específico da unidade da Igreja e da ligação institucional dos membros da associação à Igreja Católica”, disse o agora assistente mundial ao 7MARGENS. “Tem a ver com o papel geral de um assistente [eclesiástico], numa organização em que o ministro ordenado integra uma equipa”. Ou seja, não é ele o primeiro responsável, mas “caminha com os outros e está junto dos outros” membros da equipa. 

“O facto de ser assistente nacional do CNE levou-me a participar em inúmeras reuniões internacionais e, aí, conhecer pessoas, conhecer realidades e conhecer problemas”, afirmou, dizendo que esta possibilidade já vinha a ser falada desde há meses, mesmo antes de se ter realizado em Fátima a última reunião mundial da CICE, em Novembro passado. 

“O comité mundial considerou que eu tinha o perfil de conhecimento da realidade internacional e por isso decidiu propor-me”, acrescenta, para substituir o padre francês Jacques Gagey, que desempenhou essa missão nos últimos oito anos. Mas também ajudou o facto de o CNE, sendo das poucas associações confessionais no escutismo europeu e mundial, estar “plenamente inserido no escutismo internacional, sendo plenamente católico e plenamente escutista, mostrando que a fé católica não cria nenhuma dificuldade na relação com todas as crenças e condições”. 

Ao mesmo tempo, o padre Luís Marinho diz, na declaração inicial de aceitação, que esta missão é também uma forma de sublinhar “a confiança da Igreja Católica no movimento e pedagogia escutista”. E acrescenta: “Católico significa literalmente universal: é para mim um desafio pessoal poder experimentar esta catolicidade no contacto com os escuteiros de todo o mundo, nas suas diferentes tradições culturais e estruturas organizativas dentro do escutismo e dentro da Igreja. Com a convicção profunda que a fé em Jesus Cristo é capaz de iluminar e se enriquecer de todas as experiências humanas.” 

A CICE, que o Corpo Nacional de Escutas integra, define-se como “um espaço de encontro, reflexão, partilha e comunhão dos escuteiros católicos de todo o mundo, tendo um estatuto consultivo junto da Organização Mundial do Movimento Escutista”. 

O assistente mundial tem como tarefa principal assegurar a dimensão espiritual na CICE e, enquanto membro do seu comité mundial, deve ajudar na prossecução dos seus objectivos e, ao mesmo tempo, representar as instituições da Igreja. A Conferência Internacional Católica do Escutismo está organizada em quatro regiões (Europa-Mediterrâneo, Inter-Americana, Ásia e África) e integra cerca de 60 associações membro.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This