AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

P Stan Swamy, sj. Índia

Prémio Martin Ennals

Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos 

| 04/06/2022

P Stan Swamy, sj. Índia

O padre jesuíta Stan Swamy, preso na Índia por defender indígenas, morreu sob custódia. Foto: Direitos reservados

 

Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.

Como recorda a agência UCA News, Stan Swamy, de 84 anos, foi preso no caso Bhima Koregaon e morreu sob custódia em julho de 2021 [ver 7MARGENS].

Embora o prémio tenha sido entregue postumamente, o padre já tinha sido escolhido ainda em vida. “O padre Stan foi indicado para o prémio na primavera de 2021, mas infelizmente morreu antes que pudesse recebê-lo”, apontou Hans Thoolen, presidente do grupo de jurados do prémio.

O júri esclareceu as muitas contribuições do jesuíta no campo dos direitos humanos, que “não podem ser eclipsadas pelo seu encarceramento injusto [imposto] pelas autoridades indianas”, acrescentou Thoolen.

Foi o padre Xavier Soreng, ativista social e colega do falecido jesuíta, que recebeu o prémio em Genebra na quinta-feira, 2 de junho. Três outros ativistas de direitos humanos – Daouda Diallo, de Burkina Faso, Pham Doan Trang, do Vietname, e Abdul Hadi Al-Khawaja, do Bahrain – também foram laureados.

“É verdade que o padre Swamy se tornou irritante aos olhos do partido pró-hindu Bharatiya Janata pela sua posição contra o desenraizamento de povos indígenas das suas comunidades e teve que pagar com a sua vida”, descreveu Xavier Soreng. 

“Os indígenas foram arrancados do seu habitat para projetos de mineração de carvão sem sequer pagar indemnização. Aqueles que se opunham a isso eram apelidados de maoístas [de esquerda] ou antinacionalistas e colocados atrás das grades”, acrescentou.

De acordo com a agência UCA News, o padre Swamy acreditava na educação dos povos indígenas, ajudando-os a levantar as suas vozes e defendendo-se contra os seus opressores por meios democráticos e legais. “Mas ainda assim o padre Swamy foi preso em 8 de outubro de 2020, sob uma rigorosa lei antiterror e preso”, lembrou o padre Soreng, que também é jesuíta e ativista de direitos humanos em Jharkhand.

As autoridades negaram tratamento médico adequado na prisão ao padre Swamy, que sofria de doença de Parkinson, fazendo com que a sua saúde se deteriorasse. O Supremo Tribunal recusou a concessão de fiança e já foi tarde demais quando foi transferido para um hospital onde viria a morrer a 5 de julho de 2021.

“Estamos muito felizes que o padre Stan Swamy tenha recebido este prestigioso prémio pelo seu serviço altruísta à humanidade”, disse o arcebispo Felix Toppo, da Arquidiocese de Ranchi em Jharkhand.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.