
Manuel Clemente na celebração do Corpo de Deus em 2022 na Sé de Lisboa, com padres da diocese. Conselho Presbiterial lamenta falta de “debate sério” sobre abusos sexuais. Foto © Diana Quintela, cedida pela autora.
O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais que terão sido perpetrados por padres do Patriarcado.
Lembrando que os tempos que se vivem são “exigentes em termos eclesiais”, por “semana após semana” surgiram “notícias de abusos sexuais na Igreja em Portugal”, os cinco membros deste secretariado notam que destes “alguns são casos já investigados, outros até já julgados; uns condenados, outros arquivados”.
Para os padres Alberto Gomes, José Manuel Pereira de Almeida, José Miguel Pereira, Nuno Amador e Ricardo Figueiredo, que assinam o texto, esta “dinâmica mediática transformou tudo em mais um ‘caso’”,“em vez de possibilitar uma maior tomada de consciência acerca do problema dos abusos sexuais na Igreja e de conduzir a um debate sério sobre o clericalismo (como o Papa Francisco já indicava na carta enviada ao Povo de Deus sobre os abusos sexuais, abusos de poder e abusos de consciência, em 20 de agosto de 2018)”.
Na nota, o Conselho Presbiteral regista que a Igreja se encontra “num caminho de conversão para que crimes destes nunca mais sejam encobertos, e que, de futuro, preventivamente, tudo se faça para que eles não se repitam”.
Nos dois parágrafos finais, os padres saem em defesa do titular da diocese de Lisboa. “Queremos contar com o nosso Patriarca, Cardeal Manuel Clemente, como contámos até aqui. Para que, em comunhão com ele, nos anime a irmos mais além no serviço ao Povo que nos é confiado e na procura da verdade e da justiça que o anúncio do Evangelho comporta”, escrevem. Para concluírem que confiam “a Deus o nosso Patriarca Manuel, para que Ele o abençoe e fortaleça, em todas as circunstâncias da sua vida”.










