AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Seleção Portuguesa de Futsal do Clero, foto retirada da pagina de FB

Clerigus Cup

Padres portugueses nas meias-finais do europeu de futsal

| 15/02/2023

Seleção Portuguesa de Futsal do Clero, foto retirada da pagina de FB

A equipa nacional reúne 14 párocos de diferentes dioceses do país, como Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Foto: Direitos reservados.

 

A seleção portuguesa de futsal do clero está na Roménia a participar na Clerigus Cup (campeonato europeu de futsal destinado a padres católicos), e acaba de assegurar a sua presença nas meias-finais da competição. A “turma lusa” da Igreja, que já conquistou o título de campeã cinco vezes, defrontará esta quinta-feira, 16 de fevereiro, a seleção da Eslováquia.

A equipa nacional reúne 14 párocos de diferentes dioceses do país, como Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Em declarações à agência Lusa, citadas pelo Sapo Desporto, o padre Ivo Coelho, pároco de Ageriz (Vila Real) considera o campeonato “uma experiência enriquecedora” e “muito gratificante a nível humano”. “Além de padres, somos homens e precisamos de conviver e de fazer desporto. O futsal também nos une e congrega”, assinala.

A opinião é partilhada pelo padre Marco Amaro, responsável por quatro paróquias na mesma diocese: “É um encontro com colegas com outros desafios e, nesta altura, estamos recetivos àquilo que vai ser o dizer e o sentir dos países de leste, que estão mais próximos da guerra [na Ucrânia]”, sublinha.

No último Europeu, na República Checa, a equipa portuguesa alcançou o terceiro lugar da competição, após ter perdido nas grandes penalidades frente à Bósnia (4-3).

A prova, criada em 2003, decorre até sexta-feira, 17 de fevereiro, e conta com um total de 15 seleções inscritas.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.