
Donald Trump em ação de campanha em Michigan, julho 2024. “Espera-se que o ditador que está à espera de ser eleito controle o seu bombardeamento e pare de gritar ‘luta’.” Foto reproduzida a partir da página de Facebook de Donald Trump
(Este texto foi escrito antes da renúncia do Presidente Joe Biden à candidatura à reeleição.)
Desde a tentativa de assassinato do candidato presidencial americano cuja resposta mais típica a qualquer coisa é “lutar”, toda a gente tem falado de violência.
As reacções automáticas abundam – pensamentos violentos, palavras violentas, actos violentos. E o apontar de dedos ainda não atingiu o auge. As pessoas estão a culpar o “estado profundo”, o FBI, a CIA, o Partido Democrata, os Serviços Secretos e os amorfos “eles”, que dizem ter planeado todo o evento.
O problema para as pessoas civilizadas, não só nos Estados Unidos mas em todo o mundo, é saber se há mais eleitores americanos que querem “lutar” do que aqueles que esperam preservar a democracia.
Infelizmente, é quase impossível encontrar a verdade ou a esperança no bombardeamento diário de informação. Mas se conseguirmos olhar para os factos, para além de todas as colunas de opinião, análises noticiosas e comentários nas redes sociais, uma imagem muito diferente emergirá do meio da confusão.
Estes são os factos:
Há dois problemas subjacentes a esta situação. Por um lado, um criminoso condenado, responsável por um julgamento de agressão sexual, afirma que tenciona ser um ditador no primeiro dia. Por outro lado, um estadista idoso enfrenta a desordem interna do seu próprio partido, que não consegue ver para além das suas gafes mais recentes.
Um dos candidatos, o ditador em potência, tem um desrespeito documentado pela verdade. O outro, o estadista, ainda está a governar o país no calor do verão.
O que é que um eleitor pode fazer?
Toda a gente parece estar zangada e a temperatura do discurso político derreteu a verdade de forma irreconhecível. É por isso que o desempenho do estadista no debate foi tão fraco. Para além de tudo o resto, foi agredido com uma série de interrupções e falsidades enquanto tentava apresentar factos. Não foi um debate, foi uma luta metafórica unilateral.
E a luta está a espalhar-se. Vemo-lo nas redes sociais, sofremo-lo em confrontos pessoais e lemos sobre ele em violência real nas ruas e, infelizmente, em comícios de campanha.
A situação não vai parar. Só vai piorar. Para complicar a situação, há um país cheio de espingardas do tipo AR-15. Ninguém sabe exatamente quantas são, mas algumas estimativas dizem que um em cada 20 americanos possui uma, uma percentagem impressionante dos 342 milhões de habitantes dos EUA. Depois, há o milhão de pistolas Glock vendidas todos os anos nos Estados Unidos. E não podemos ignorar o facto de que é possível fabricar cada uma delas com uma impressora 3D. Entretanto, estão a testar máquinas de venda automática de munições no Texas.
Com uma percentagem significativa do país armada, e pelo menos uma percentagem violentamente zangada, temos de concordar que a única esperança para a paz é, como se diz, “reduzir a retórica”.
Isso tem de acontecer no palco nacional, mas mesmo que isso aconteça, nos cantos da Internet e no bar da esquina, a raiva vai continuar a infiltrar-se e talvez a espalhar-se.
Espera-se que o ditador que está à espera de ser eleito controle o seu bombardeamento e pare de gritar “luta”.
O estadista continuará a confundir uma ou duas palavras, mas dirá a verdade.
Phyllis Zagano integrou a Comissão para o Estudo do Diaconado das Mulheres (2016-2018). É investigadora na Universidade de Hofstra, Hempstead, Nova Iorque, e o seu livro mais recente é Just Church: Catholic Social Teaching, Synodality, and Women (Paulist, 2023) [Igreja justa: ensino social católico, sinodalidade e mulheres]. Este texto foi inicialmente publicado em Religion News Service e é publicado em Portugal por cedência da autora e daquela publicação ao 7MARGENS.










