Palmirinha – Bolbos, socas e Deus

| 16 Fev 2021

Em memória da Ir. Domingos,
dedico este texto às Irmãs Teresa e Mary John

PalmiraSignifica “peregrino”, “palmeira”, “cidade das palmeiras”
ou “aquela que nasceu rodeada de palmeiras”.
Palmira é um nome feminino e de origem árabe,
a partir das palavras
palmyra ou polomnitsa,
que podem ser traduzidas como “palmeiras” ou “palmas”

Irmã Maria Domingos, Monjas Dominicanas

A Irmã Maria Domingos num dia de passeio em Setembro de 2016. Foto © Maria do Carmo Mourão Marques Lito.

 

A Ir. Maria Domingos deixou-nos nesta segunda-feira, 15, ao meio dia, na hora que marca a passagem da manhã para a tarde, como se o dia se pudesse dividir em dois. Impossível. O Sol vai-se levantando e depois tombando, devagarinho, até se deitar. Mas o zénite, implacável, revelou-se. Parou ao meio dia, para a Domingos se despedir.

Foi baptizada de Palmira e eu, tentando ter coragem para escrever este texto, pedi ajuda ao Google. Descubro a beleza deste nome e apercebo-me o quanto o nome lhe assentou bem. Soube que se chamava Palmira nas idas aos médicos e hospital. Nas esperas, aguardávamos o sinal, com número e senha para entrar. Às vezes, chamavam pelo nome! Uff! E quando este soava, eu disfarçava a sua surdez, e dizia-lhe: Palmirinha, vamos! Sim, vamos, dizia a peregrina, a que nasceu e viveu rodeada de palmeiras.

Fui cativada por esta mulher franca, alegre, desconcertante, terna e ousada. E livre.

Monja improvável na minha vida!

Acho que me cativou a sua agudeza de espírito, os seus braços fortes carregados de ramos da poda, as suas desconcertantes tiradas teológicas, as socas cor de rosa que levou para o hospital, as galochas em dia de chuva, os dedos em mãos postas, de recolhimento quando rezava, as gorjetas astronómicas que deixava ao senhor do táxi, a sua alegria quase infantil quando descobriu uma maquineta para enterrar bolbos, pois os seus dedos já lhe trocavam as voltas. A docilidade de coração que exprimia na amizade profunda com o frei Mateus Peres. As suas gargalhadas e o seu silêncio. O cuidado e o acolhimento de muitos improváveis num Mosteiro.

Um dia, conversámos sobre o mistério da contemplação. Ela disse: “Sabes, eu também não sei explicar, mas é um Dom, Bli, é um Dom de Deus, um desejo de ver TUDO revelado em Jesus Cristo.” Eu respondi que era uma prática quase inalcançável para mim, que sou tão fraca. Lembro-me que me disse: “Exige verdade de vida, uma sintonia plena com tudo o que é simples, o que damos e recebemos, a gratuidade e acima de tudo com a Justiça. A de Deus e a que somos chamados a cultivar.”

Quando desmanchávamos a casa do Mosteiro do Lumiar, há dois anos, preparando a partida para Fátima, as Manas Domingos, Teresa e Mary John deram-nos o letreiro de cartão pardo com letras pretas desenhadas à mão, que diz CLAUSURA. Esse letreiro estava colado na parede que separa a entrada do resto da casa. Estava colado com fita-cola, e ainda se nota um ténue traço de lápis a marcar o meio da folha, qual truque discreto, para marcar a simetria. Nessa altura ela disse-me: “Sabes, a clausura não são paredes, são as pessoas.”

Era assim a minha Palmeirinha. Cresceu tanto que chegou ao Céu.

 

Maria do Carmo Mourão Marques Lito

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This