Edição comemorativa da JMJ Lisboa

Papa à proa do Padrão dos Descobrimentos em novo selo do Vaticano

| 15 Mai 2023

Selo do Vaticano, comemorativo da JMJ Lisboa 2023. Imagem Vatican Media

Na ilustração, Francisco surge seguido de sete jovens (um deles empunhando a bandeira de Portugal) e uma criança. O Papa segura o báculo com a mão esquerda e com a direita aponta em frente, como que a indicar o caminho. Imagem © Vatican Media.

 

Tal como o Infante D. Henrique inspirou e conduziu os navegadores portugueses à descoberta do novo mundo no século XVI, assim o Papa guia hoje os jovens e a Igreja na descoberta desta “mudança de época”. É esse o significado do novo selo comemorativo do Vaticano, alusivo à JMJ Lisboa 2023, que será lançado esta terça-feira, 16 de maio, e mostra Francisco e diversos jovens no lugar dos exploradores representados originalmente no Padrão dos Descobrimentos.

Desenhado pelo artista Stefano Morri, o selo retrata o Papa à proa do conhecido monumento situado em Lisboa, na margem do rio Tejo, o qual representa uma caravela, e que foi construído em 1960 (por ocasião das comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique) como marca comemorativa do tempo de exploração não europeia.

Na ilustração, Francisco surge seguido de sete jovens (um deles empunhando a bandeira de Portugal) e uma criança. O Papa segura o báculo com a mão esquerda e com a direita aponta em frente, como que a indicar aos jovens o caminho.

No canto superior esquerdo do selo, encontra-se o logotipo da jornada deste ano, feito pela jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunez. Este delineia, sobre o fundo de uma grande cruz, o dinamismo de Maria ao visitar Isabel, segundo o tema escolhido para o evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Selo comemorativo do vaticano pela Paz na Europa, imagem Vatican Media

Será também emitida esta terça-feira uma série especial de selos dedicada à paz na Europa. Imagem © Vatican Media.

O selo, com formato 48 x 32mm, será emitido no valor de 3,10 euros e terá uma tiragem de 45 mil unidades, mas não estará disponível para venda online, conforme informa o site oficial do departamento comercial de selos e moedas do Vaticano.

Será também emitida esta terça-feira uma série especial de selos dedicada à paz na Europa, na sequência da proposta do Operador Postal da Ucrânia para demonstrar solidariedade com o país martirizado pela guerra. Um deles reproduz o momento em que o Papa Francisco, durante a audiência geral de 6 de abril de 2022, mostrou a bandeira ucraniana recém chegada da cidade de Bucha que havia sido massacrada.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This