Papa aceita demissão de bispo polaco acusado de encobrir abusos sexuais

| 20 Out 2020

A ilustração do artista TVBoy, sobre os abusos sexuais. Foto: Direitos reservados.

 

O Papa Francisco aceitou o pedido de resignação de Edward Janiak, bispo de Kalisz (Polónia), depois de, no passado mês de junho, ter ordenado o seu afastamento da diocese por suspeitas de encobrimento de abusos sexuais de menores. A renúncia de Janiak, aos 68 anos, sete anos antes do previsto no Código de Direito Canónico, sugere que as suspeitas se terão confirmado e foi anunciada sábado, 17 de outubro.

A investigação foi provocada pela divulgação, em maio deste ano, de um documentário realizado pelos irmãos Marek e Tomasz Sekielski. “Playing Hide and Seek” (em português, “Brincar às escondidas”) conta em detalhe a história de dois irmãos, vítimas de abusos sexuais cometidos por um padre que beneficiava da proteção e encobrimento de Edward Janiak, primeiro como bispo auxiliar de Wroclaw e, depois, como bispo de Kalisz, onde estava desde 2012.

Este foi o segundo filme sobre abusos do clero polaco realizado pelos irmãos Sekielski. O primeiro, divulgado no ano passado, e intitulado “Tell No One” (“Não contes a ninguém”), desencadeou uma forte polémica no país. Tomasz Sekielski já anunciou que irão publicar um terceiro documentário sobre “o papel de João Paulo II na dissimulação dos crimes perpetrados por padres”.

Com a saída de Janiak, o Papa nomeou como administrador da diocese de Kalisz, em “sede vacante”, de forma provisória, Grzegorz Rys, arcebispo de Lodz.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This