Cimeira do Clima

Papa cancela viagem à COP28, por conselho médico

| 28 Nov 2023

COP28-Dubai

 

Os médicos aconselharam e o Papa Francisco anulou a sua viagem ao Dubai, que deveria realizar-se de sexta-feira a domingo, 1 a 3 de Dezembro, anunciou o Vaticano na tarde desta terça-feira.

“Embora o estado clínico geral do Santo Padre, no que diz respeito ao estado gripal e à inflamação das vias respiratórias, tenha melhorado, os médicos pediram ao Papa que não efectuasse a viagem prevista para os próximos dias ao Dubai, para a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas”, informou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, de acordo com a Ecclesia.

A nota foi enviada aos jornalistas poucas horas depois de ter sido apresentado o programa oficial da visita papal aos Emirados Árabes Unidos.

“O Papa Francisco aceitou com grande pesar o pedido dos médicos, pelo que a viagem foi cancelada”, acrescentou o porta-voz do Vaticano.

A nota oficial refere que “o Papa e a Santa Sé continuam dispostos a participar nos debates que terão lugar nos próximos dias”, durante a COP28, acrescentando que “as modalidades para o efeito serão definidas o mais rapidamente possível”.

Francisco esteve em Abu Dhabi, em Fevereiro de 2019, por ocasião da assinatura do documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial, com Ahmad Al-Tayyeb, o grande imã da Universidade e Mesquita al-Azhar.

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas decorre de 30 de Novembro a 12 de Dezembro.

“Além da guerra, o nosso mundo está ameaçado por um outro grande perigo, o climático, que coloca em perigo a vida na terra, especialmente a das gerações futuras. E isto é contrário ao projecto de Deus, que criou tudo para a vida”, alertou Francisco, num texto lido durante a recitação do Ângelus, no último domingo.

No passado sábado, o Papa tinha cancelado todas as audiências por motivos de saúde e foi submetido a uma TAC no Hospital Gemelli Isola Tiberina, no centro de Roma. O exame excluiu o diagnóstico de pneumonia, mas revelou “uma inflamação pulmonar que causava algumas dificuldades respiratórias”, refere o portal de notícias do Vaticano.

No domingo, Francisco recitou o Ângelus a partir da capela da Casa Santa Marta e não da janela do Palácio Apostólico, explicando o seu estado de saúde e agradecendo o apoio dos fiéis, que acompanhavam a transmissão na Praça de São Pedro e através dos canais digitais do Vaticano.

“Para facilitar a recuperação do Papa, foram adiados alguns compromissos importantes previstos para estes dias, mantendo-se outros de carácter institucional ou mais fáceis de suportar, tendo em conta o seu atual estado de saúde”, acrescenta o Vatican News.

O portal informativo indica que, desde segunda-feira, Francisco “registou uma nítida melhoria, sem febre ou problemas respiratórios específicos”.

Para os médicos que o acompanham, é preferível que o Papa “continue a descansar e não enfrente a tensão que cada viagem implica”.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This