Mudanças na Doutrina da Fé

Papa “castiga” bispo que “proibiu” bênçãos homossexuais

| 10 Jan 2022

Adivinham-se mudanças profundas na Congregação para a Doutrina da Fé. Foto: DR/7Margens.

 

A revista America, dos jesuítas dos Estados Unidos, fala de um primeiro passo dado pelo Papa Francisco, nesta segunda-feira, 10 de Janeiro, para reorganizar a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), um dos dois organismos mais importantes do Vaticano, a par da Secretaria de Estado: o número dois da CDF, que terá sido o responsável pelo polémico documento do ano passado sobre a interdição de bênçãos de casais do mesmo sexo, foi nomeado para uma diocese italiana, deixando o lugar no Vaticano.

O arcebispo Giacomo Morandi, actual secretário da Congregação, foi escolhido para bispo da diocese italiana de Reggio Emilia-Guastalla. A mudança equivale a uma despromoção, diz a America: tendo o título de arcebispo, Morandi vai para uma “pequena” diocese, não para uma arquidiocese, como seria normal. O título de arcebispo será mantido pelo próprio, anunciou o Vaticano.

Morandi foi considerado por vários meios de comunicação como estando por detrás do documento de Março do ano passado que indignou a comunidade gay, para a qual Francisco tem pedido mais acolhimento no interior da Igreja. O documento dizia que a Igreja Católica não abençoa as uniões homossexuais porque Deus “não pode abençoar o pecado”. O documento, como é normal nestes casos, dizia que o Papa tinha sido informado do seu conteúdo, mas muitos comentários apontaram o “facto consumado” com que o Papa teria sido confrontado.

A CDF tem por missão interpretar a doutrina para a Igreja Católica universal, sancionando dissidências e tratando de casos de abuso sexual de menores por parte do clero. Morandi entrou para a CDF como subsecretário em 2015 e foi promovido a secretário, o número dois, em 2017.

A America recorda que o Papa Francisco tem protagonizado vários gestos de aproximação aos católicos homossexuais. Recentemente, o Papa escreveu uma carta à irmã Jeannine Gramick, que em tempos tinha sido sancionada pela CDF, pelos seus 50 anos de ministério junto da comunidade LGBTQ.

Actualmente, o responsável da Congregação é o cardeal jesuíta Luis Ladaria, que completa 78 anos em Abril, três anos para além da idade normal de reforma dos bispos – o que o deve levar deixar o cargo em breve.

A mudança de Morandi e a possível saída de Ladaria sugerem, acrescenta a America, que podem estar para breve mudanças profundas na Congregação. Mas estas podem ser anunciadas apenas quando for divulgada a nova constituição apostólica que regulará o funcionamento da Cúria Romana, o que poderá acontecer até à Páscoa, se estiverem concluídas as traduções do documento para as diferentes línguas.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This