"A história repete-se"

Papa compara guerra na Ucrânia ao extermínio de judeus na Polónia

| 7 Dez 2022

papa Francisco em audiencia geral, foto Vatican Media

Ao saudar os peregrinos de língua polaca presentes na Aula Paulo VI, Francisco recordou o 80º aniversário da “Operação Reinhard”. Foto © Vatican Media.

 

O Papa comparou, no final da audiência geral desta quarta-feira, 7 de dezembro, o que está a acontecer na Ucrânia com o que se passou há 80 anos na Polónia, com o extermínio de milhares de judeus pelos nazis.

Ao saudar os peregrinos de língua polaca presentes na Aula Paulo VI, e na presença do presidente da Câmara de Lviv, Andrii Sadovy, acompanhado de um grupo de pessoas que trabalham no centro de reabilitação Unbroken para vítimas de guerra na Ucrânia, Francisco recordou o 80º aniversário do plano secreto que os nazis lançaram na II Guerra Mundial para exterminar os judeus polacos, conhecido como “Operação Reinhard”. “A História repete-se, vemos o que está a acontecer agora na Ucrânia”, afirmou.

Francisco concluiu depois a audiência pedindo à Virgem da Imaculada, cuja solenidade se celebra esta quinta-feira, que “dê conforto a todos os afetados pela brutalidade da guerra” e “especialmente à martirizada Ucrânia”, além de exortar os fiéis a rezar pelo povo ucraniano “martirizado” e “tão sofrido”.

Já na audiência do passado dia 23 de novembro, o Papa havia relacionado o sofrimento atual dos ucranianos com o “genocídio causado por Estaline” nos anos 30, conhecido como Holodomor, em que o ditador soviético foi acusado de causar fome na Ucrânia, o que terá vitimado mais de 3 milhões de pessoas.

 

“Uma encíclica sobre a paz na Ucrânia”

papa francisco livro uma enciclica sobre a paz na ucrania

A obra está disponível online, para já apenas em italiano, e conta com uma introdução escrita pelo Papa.

A propósito da posição de Francisco relativamente à guerra na Ucrânia, foi lançado esta terça-feira, 6 de dezembro, em Itália, um livro que reúne as suas intervenções sobre o conflito. Intitulada “Uma encíclica sobre a paz na Ucrânia”, a obra está disponível online, para já apenas em italiano, e conta com uma introdução escrita pelo Papa e traduzida pelo Vatican News para língua portuguesa.

Nesse texto, inédito, Francisco critica a “indiferença cobarde” de quem poderia intervir a favor da paz e questiona: “Quantas tragédias ainda teremos de testemunhar antes que todos os envolvidos em cada guerra compreendam que esta é apenas uma estrada de morte, que ilude apenas alguns a acreditarem que são os vencedores?”

O texto reforça a rejeição de uma “guerra santa” e de qualquer justificação religiosa para os conflitos. “Os horrores da guerra, de toda a guerra, ofendem o santíssimo nome de Deus. E ofendem-no ainda mais quando o seu nome é abusado para justificar tal indizível massacre”, pode ler-se.

E deixa ainda um alerta: “Não devemos, por nenhuma razão no mundo, acostumar-nos a isto, quase tomando como certa esta terceira guerra mundial em pedaços que se tornou, diante de nossos olhos, uma guerra mundial total”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This