Papa convida vítima de abusos sexuais para a Comissão de Proteção de Menores do Vaticano

| 24 Mar 21

O jornalista chileno Juan Carlos Cruz, que foi vítima de abusos sexuais em criança, acaba de integrar a Comissão  de Proteção de Menores do Vaticano, por escolha do Papa Francisco, dada a conhecer esta quarta-feira, 24 de março.

No mesmo ato de nomeação, Francisco prorrogou também por um ano o mandato dos atuais 15 membros daquela Comissão, não se conhecendo ainda se a respetiva presidência continuará a caber ao cardeal O’Malley.

A Comissão é atualmente constituída por sete homens e oito mulheres. Nela figura o padre Hans Zollner, que teve um papel decisivo na investigação desencadeada pelo Papa aos abusos sexuais de crianças por membros do clero e ao encobrimento sistemático por bispos e cardeais.

Juan Carlos Cruz distinguiu-se, com outros companheiros, na luta pela justiça e pela dignidade perante um sistema de poder clerical instalado na Igreja do Chile, que encobriu ao longo de décadas situações extremas de aviltamento da dignidade humana, na pessoa de crianças indefesas. Em 2018, o Papa convidou-o a reunir-se com ele na residência de Santa Marta.

Há sete anos, tinha já sido apontado para a Comissão, mas dois cardeais ter-se-ão oposto a essa escolha, segundo noticia o National Catholic Reporter. Comentando o facto, Juan Cruz disse que este é um sinal de que a Igreja evoluiu. E, nas redes sociais, manifestou gratidão ao Papa Francisco e disse querer renovar o seu compromisso de “nunca parar de lutar” para se “livrar desse horror do abuso na Igreja e em todos os lugares”.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This