Decisão inédita de Francisco

Papa destitui bispo de uma diocese do Texas contestatário do seu pontificado

| 11 Nov 2023

Bispo Joseph Strickland na sua missa de entrada na diocese, em 2012. Foto © Peytonlow / Wikimedia Commons

Bispo Joseph Strickland na sua missa de entrada na diocese, em 2012. Foto © Peytonlow / Wikimedia Commons

 

Numa decisão inédita no seu pontificado e muito rara na Igreja Católica, o Papa destituiu o bispo da diocese de Tyler (Texas, EUA), Joseph E. Strickland. O prelado, entre vários outros ataques a Francisco, tinha escrito este ano na sua conta no Twitter ter chegado o tempo de rejeitar “o programa do Papa Francisco” porque tal programa “está a minar o depósito da fé”. Agora é-lhe retirado, aos 65 anos, o governo da diocese em que deveria permanecer por, pelo menos, mais uma dezena de anos.

A inédita decisão foi tornada pública pelo portal Vatican News, na manhã deste sábado, 11 de novembro, em notícia que refere também a nomeação [temporária] do bispo de Austin, Joe Vásquez, como administrador apostólico da diocese de Tyler. A destituição do bispo Strikland foi antecedida por uma visita apostólica [investigação] à diocese de Tyler ordenada pelo Papa em junho passado e desenvolvida por dois outros bispos norte-americanos.

O Vatican News cita também o comunicado do presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, cardeal Daniel Nicholas DiNardo, arcebispo metropolitano de Galveston-Houston, onde se lê: “Como resultado da visita apostólica feita, foi transmitido ao Santo Padre que a continuação no cargo do bispo Strickland não era viável. Após meses de cuidadosa consideração por parte do Dicastério para os Bispos e do Santo Padre, foi tomada a decisão de solicitar a renúncia de Strickland. Tendo sido apresentado esse pedido em 9 de novembro de 2023, o bispo Strickland recusou-se a renunciar ao cargo.”

Na sequência desta recusa, o Papa Francisco decidiu destituir o bispo. Em caso de conflito entre um bispo de uma diocese e o Vaticano, o procedimento normal é aquele aceitar o “convite” a pedir a renúncia. Porém, Strikland nunca foi um bispo normal.

 

Em campanha contra Francisco

O comentário de Strikland acima citado foi divulgado pelo agora ex-bispo de Tyler a propósito de um vídeo difundido por Patrick Coffin, um conhecido comentador dos media católicos mais conservadores, em que apresentava razões para concluir que o Papa Francisco usurpara o lugar e seria um anti-Papa. Opinião partilhada por Strikland que, no entanto, nunca a afirmou publicamente, preferindo a acusação de que Francisco desenvolvia um programa que minava a tradição da Igreja [ver 7MARGENS].

Durante os mais de 10 anos em que Strickland governou a diocese de Tyler, esta passou por “algumas mudanças notáveis, como a súbita renúncia de três funcionários diocesanos em 2018”, escreve a Catholic News Agency que sublinha, contudo, que “o mandato de Strickland também coincidiu com sinais positivos de saúde espiritual e administrativa em Tyler” visíveis no facto de “atualmente, 21 homens estarem em formação sacerdotal para um território de 119.168 católicos”. Por outro lado, “a diocese também está aparentemente em boa situação financeira”, pois conseguiu “angariar, seis meses antes do previsto, 99 por cento dos 2,3 milhões de dólares” que, em 2021, o bispo colocara como objetivo.

O Papa Francisco reuniu-se com o prefeito do Dicastério para os Bispos, o cardeal americano Robert Francis Prevost, na manhã deste sábado, 11, antes do anúncio da destituição de Strickland. Esta decisão do papa ocorre apenas dois dias antes do início da reunião plenária de outono dos bispos dos EUA, que terá lugar em Baltimore entre 13 e 16 de novembro.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This