Petição exigia o seu cancelamento

Papa e cardeal de Nova Iorque apoiam conferência sobre pastoral LGBTQ

| 14 Jun 2023

O padre James Martin, SJ, em audiência com o Papa, em 2019. Foto reproduzida da página de James Martin na rede Facebook

O padre James Martin, SJ, em audiência com o Papa, em 2019. Foto reproduzida da página de James Martin na rede Facebook

 

O Papa Francisco e o arcebispo de Nova Iorque, cardeal Timothy Dolan, enviaram mensagens de apoio à Conferência Outreach que este ano debaterá entre 16 e 18 de junho, no Lincoln Center da Fordham University, em Manhattan, a pastoral e o ministério de acompanhamento das pessoas LGBTQ na Igreja Católica.

A notícia das cartas foi divulgada na edição do National Catholic Reporter nesta quarta-feira, 14 de junho, e contradiz uma petição, “lançada por influencers online de direita para tentar impedir o evento”. Na carta manuscrita endereçada ao padre jesuíta James Martin, Francisco pede que este transmita a todos os participantes na conferência os seus “melhores cumprimentos” e sublinha: “Nas minhas orações tenho-o presente, assim como a todos os que trabalham na Conferência Outreach”.

Por seu turno, o cardeal Dolan, na sua mensagem de boas-vindas aos participantes na conferência escreve, recordando anteriores afirmações do Papa: “É um dever sagrado da Igreja e dos seus ministros chegar os que estão na periferia e atraí-los para uma relação mais próxima com Jesus e a Sua Igreja. O vosso vital e importante ministério é uma contribuição valiosa e necessária para este esforço.”

Este é a segunda vez que o Outreach – um sítio de notícias e opinião online dedicado aos católicos LGBTQ, animado pelo padre James Martin e afiliado na organização America Media – promove a sua conferência anual. As conferências “reúnem leigos LGBTQ, clérigos, estudiosos, artistas, educadores, estudantes e familiares interessados em construir uma comunidade, partilhar as melhores práticas e rezar juntos”. Este ano terá como oradores principais Tania Tetlow, presidente da Fordham University, Juan Carlos Cruz, advogado LGBTQ e vítima de abusos de um padre pedófilo chileno; e Marianne Duddy-Burke, diretora executiva da DignityUSA.

Ryan Di Corpo, editor-chefe do Outreach, disse ao National Catholic Reporter que a conferência procura concentrar-se na temática “da inclusão e do cuidar de todas as pessoas na Igreja” e ser, tal como o Papa Francisco tem dito a propósito da própria Igreja Católica, “um ‘hospital de campanha’ para a juventude LGBTQ” que, “em comparação com seus pares heterossexuais, sofre taxas muito mais altas de doença mental”. É para acolher e responder a “esse tipo de desespero e a esse tipo de rejeição que as pessoas LGBTQ estão experimentando” que o encontro se realiza.

As cartas do Papa e do cardeal Dolan surgem depois de uma petição exigindo à Universidade de Fordham o cancelamento da conferência ter recolhido cerca de 90 mil assinaturas. A petição, um notório exemplo da linguagem extrema utilizada pelos setores católicos anti-Francisco, acusa James Martin de ser “um lobo com pele de cordeiro”, de apoiar ‘missas de Orgulho’ blasfemas e ‘rosários arco-íris’ sacrílegos” e conclui: “Em suma, a sua mensagem é esta: ‘Aceitar a homossexualidade. Subverter a Igreja’.”

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This