Papa fala do “doloroso caso” McCarrick e manifesta “proximidade às vítimas de abuso

| 11 Nov 20

O Papa referiu-se na manhã desta quarta-feira, 11, no Vaticano, ao “doloroso caso” do antigo cardeal Theodore McCarrick, antigo arcebispo de Washington, entretanto demitido do estado clerical em virtude dos abusos sexuais de que foi acusado.

“Renovo a minha proximidade às vítimas de qualquer abuso e o compromisso da Igreja para erradicar este mal”, disse Francisco, que ficou depois alguns segundos em silêncio, no final da audiência geral das quartas-feiras, transmitida através dos canais de vídeo do Vaticano.

O relatório foi publicado na terça-feira e passa em revista toda a documentação sobre o assunto, além de dar voz a 90 testemunhas dos acontecimentos. O relatório conclui que McCarrick foi promovido sobretudo pela acção de João Paulo II, embora o documento apresente alguns factores que podem atenuar o julgamento sobre a acção do Papa polaco, conforme o 7MARGENS noticiou.

O vídeo com a curta declaração do Papa pode ser visto a seguir:

 

“Roma, temos um problema” – e este livro ajuda a entendê-lo

Abusos sexuais na Igreja

“Roma, temos um problema” – e este livro ajuda a entendê-lo novidade

Roma, Temos um Problema pode ser apresentado em quatro partes, assumidas aliás pela organização que o autor lhe dá: um primeiro levantamento histórico; uma segunda parte sobre casos marcantes a nível internacional, incluindo alguns pouco conhecidos; e uma terceira parte sobre os casos portugueses até agora vindos a público. Em síntese, faz-se uma descrição e análise de causas e consequências sobre o que aconteceu em 20 séculos de história do cristianismo (sobretudo ocidental).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma Teofania nos corações humanos

Uma Teofania nos corações humanos novidade

A Epifania é celebrada pelas Igrejas Ortodoxas a 6 de Janeiro no calendário Juliano (19 no calendário Gregoriano), 12 dias após a Festa do Natal. A banalização da festa do Natal inscreveu-a no imaginário do espírito humano, sobrevalorizando-o e operando a sua dessacralização em detrimento do Espírito de Deus.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This