Encontro com jesuítas

Papa Francisco: “A Terceira Guerra Mundial já foi declarada”

| 14 Jun 2022

papa em encontro com diretores de revistas jesuitas, 19 maio 2022 foto broteria

Francisco pediu aos diretores das revistas jesuítas para, nas suas publicações, ajudarem a transmitir e a compreender o drama humano da guerra. Foto reproduzida a partir do site da revista Brotéria.

 

“O que está a acontecer à humanidade que, apenas num século, já teve três guerras mundiais?”, perguntou o Papa aos diretores das revistas culturais europeias da Companhia de Jesus, que estiveram reunidos com ele na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico. Para Francisco, não restam dúvidas: “A Terceira Guerra Mundial já foi declarada”, uma guerra “de interesses globais, de venda de armas e de apropriação geopolítica, que está a martirizar um povo heróico”, afirmou durante a audiência que decorreu no passado dia 19 de maio, mas cujo conteúdo só foi divulgado esta terça-feira, 14, podendo ser lido na íntegra na página da Brotéria.

Durante o encontro, que contou com a participação do padre José Frazão Correia (diretor da revista portuguesa Brotéria), o Papa lamentou que a guerra na Ucrânia tenha sido de alguma forma “provocada ou não impedida” e recordou outros locais em que “a guerra ainda está a decorrer e ninguém se importa”, como o o norte da Nigéria, o norte do Congo e a Birmânia.

Ainda sobre a Ucrânia, Francisco enalteceu o seu “povo sem medo de lutar. Um povo trabalhador e, ao mesmo tempo, orgulhoso da sua terra”. Assumiu-se emocionado com o drama que se está a desenrolar por detrás da guerra, pedindo aos diretores das revistas jesuítas para, nas suas publicações, ajudarem a transmitir e a compreender o drama humano da guerra, indo para além das análises geopolíticas.

A propósito da sua conversa com o Patriarca Cirilo, o Papa Francisco esclareceu ainda que nesse contacto este leu uma declaração na qual apresentava razões para justificar a guerra: “Quando terminou, intervim e disse-lhe: ‘Irmão, nós não somos clérigos de Estado, somos pastores do povo’”. Francisco adiantou ainda que deveria ter-se encontrado com o Patriarca Cirilo no dia 14 de junho em Jerusalém. “Mas, com a guerra, por acordo mútuo, decidimos adiar a reunião para uma data posterior, para que o nosso diálogo não fosse mal-entendido. Espero encontrá-lo por ocasião de um congresso no Cazaquistão, em setembro. Espero poder cumprimentá-lo e falar um pouco com ele como pastor”, rematou.

 

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima novidade

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita novidade

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes novidade

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher novidade

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This