Igreja Católica

Papa Francisco cria nunciatura na Arménia

| 2 Jun 21

Catedral de Echemiazim, a primeira catedral construída no antigo Reino da Arménia, no século IV, e considerada por alguns investigadores como a mais antiga do mundo. Foto: Direitos reservados.

 

O Papa Francisco vai criar uma nova nunciatura na Arménia, país que até agora partilhava a nunciatura com a Geórgia. A notícia foi avançada esta quarta-feira, 2 de junho, pela revista Família Cristã. Em declarações àquela publicação, o atual núncio apostólico para a Arménia e Geórgia, o bispo luso-canadiano José Bettencourt, considera o gesto “significativo”, numa altura em que o conflito na região de Nagorno-Karabakh continua a provocar muita instabilidade nos dois países envolvidos, a Arménia e o Azerbaijão.

O prelado natural dos Açores, que assumiu há quatro anos o cargo de núncio apostólico para a Geórgia e a Arménia, irá manter-se como núncio de ambos os países, mas a partir de agora haverá dois secretários: um em Tblisi, capital da Geórgia, e outro em Erevan, capital da Arménia, conferindo a cada país maior autonomia.

Ainda este ano, Arménia, Geórgia e Azerbaijão receberão a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, num “contexto onde o ódio visceral não permite a coabitação entre povos, nem tão pouco permite diálogo”, refere o núncio. “Por vezes a paciência do crente é a única opção viável”, defende o bispo, que acredita numa resolução para o conflito nesta área.

 

Líbano: Siro-católicos dizem-se marginalizados

Líbano tem novo Governo

Líbano: Siro-católicos dizem-se marginalizados novidade

O novo Governo do Líbano, liderado pelo muçulmano sunita Najib Mikati, obteve nesta segunda-feira, 20 de setembro, o voto de confiança do Parlamento. A nova estrutura de Governo reflete na sua composição a variedade do “mosaico” libanês, nomeadamente do ponto de vista das diversas religiões e confissões religiosas, mas os siro-católicos dizem ter sido marginalizados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos

Cinema

Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos novidade

Falling, que em Portugal teve o subtítulo Um Homem Só, é a história de um pai (Willis) e de um filho (John) desavindos e (quase) sempre em rota de colisão, quer dizer, de agressão, de constante provocação unilateral da parte do pai, sempre contra tudo e contra todos.

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação”

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação” novidade

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This