
Papa Francisco está a recuperar bem da cirurgia a que foi submetido. Foto © Ashwin Vaswani/Unsplash
A operação a que o Papa Francisco tinha sido submetido na tarde de domingo foi concluída ao início da noite, de acordo com um comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon”, comunicou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Matteo Bruni explicou aos jornalistas que “o Santo Padre reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr.. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi.”
O Papa Francisco tem-se queixado de algumas maleitas ao longo da sua vida. Desde logo, porque viu ser-lhe retirado parte de um pulmão pouco tempo depois de ter sido ordenado padre, em Buenos Aires, mas também por causa da ciática, que lhe provoca mais dores numa das pernas. “A anestesia foi feita pelo Prof. Massimo Antonelli, pela Professora Liliana Sollazzi e pelos doutores Roberto De Cicco e Maurizio Soave. Também estavam presentes na sala cirúrgica o Prof. Giovanni Battista Doglietto e o Prof. Roberto Bernabei”, confirmou ainda Matteo Bruni.
O Papa deixou a Casa Santa Marta ao início da tarde de domingo, e não há ainda perspetiva de quando poderá ter alta hospitalar. Francisco tem 84 anos.