Papa em e-book sobre Laudato Si'

“Este é o momento de agir, de agir juntos!”

| 31 Out 2021

Papa Francisco

O Papa Francisco em Roma, em outubro de 2019 Foto © Arlindo Homem

 

“Este é o momento de sonhar grande, de repensar as nossas prioridades – o que valorizamos, o que queremos, o que buscamos – e de planear de um modo novo o nosso futuro, comprometendo-nos a agir na vida de acordo com o que sonhamos. Agora é momento de agir, e agir juntos!”

Assim termina o prefácio que o Papa Francisco escreveu para o livro eletrónico Laudato Si’ Reader. Uma Aliança de Atenção à Nossa Casa Comum, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV) por ocasião da COP26. O texto, que reúne reflexões e relatórios sobre a receção da encíclica em todo o mundo, estará acessível a partir de 12 de novembro gratuitamente nos sítios da Vatican News, da LEV e do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O prefácio de Francisco foi divulgado pela Vatican News este domingo, 31 de outubro, dia do início da Cimeira do Clima em Glasgow. Nele, o Papa lembra: ”O “Grito da Terra e o Grito dos Pobres” que apresentei na Laudato Si’ como consequência emblemática de nossa incapacidade de cuidar de nossa Casa comum foi recentemente ampliado pela emergência da covid-19, que a humanidade ainda está tentando combater.”

Para o Papa, esta é a “hora de desenvolver uma nova forma de solidariedade universal baseada na fraternidade, no amor, na compreensão recíproca: uma solidariedade que valoriza mais as pessoas do que o lucro, que busca novas formas de entender o desenvolvimento e o progresso. E assim, a minha esperança e a minha oração é que não saiamos desta crise da mesma forma como entramos!”

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This