Papa em e-book sobre Laudato Si'

“Este é o momento de agir, de agir juntos!”

| 31 Out 21

Papa Francisco

O Papa Francisco em Roma, em outubro de 2019 Foto © Arlindo Homem

 

“Este é o momento de sonhar grande, de repensar as nossas prioridades – o que valorizamos, o que queremos, o que buscamos – e de planear de um modo novo o nosso futuro, comprometendo-nos a agir na vida de acordo com o que sonhamos. Agora é momento de agir, e agir juntos!”

Assim termina o prefácio que o Papa Francisco escreveu para o livro eletrónico Laudato Si’ Reader. Uma Aliança de Atenção à Nossa Casa Comum, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV) por ocasião da COP26. O texto, que reúne reflexões e relatórios sobre a receção da encíclica em todo o mundo, estará acessível a partir de 12 de novembro gratuitamente nos sítios da Vatican News, da LEV e do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O prefácio de Francisco foi divulgado pela Vatican News este domingo, 31 de outubro, dia do início da Cimeira do Clima em Glasgow. Nele, o Papa lembra: ”O “Grito da Terra e o Grito dos Pobres” que apresentei na Laudato Si’ como consequência emblemática de nossa incapacidade de cuidar de nossa Casa comum foi recentemente ampliado pela emergência da covid-19, que a humanidade ainda está tentando combater.”

Para o Papa, esta é a “hora de desenvolver uma nova forma de solidariedade universal baseada na fraternidade, no amor, na compreensão recíproca: uma solidariedade que valoriza mais as pessoas do que o lucro, que busca novas formas de entender o desenvolvimento e o progresso. E assim, a minha esperança e a minha oração é que não saiamos desta crise da mesma forma como entramos!”

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“A longa viagem começa por um passo”, recriemos…

“A longa viagem começa por um passo”, recriemos… novidade

Inicio o meu quarto ano de uma escrita a que não estava habituada, a crónica jornalística. Nos primeiros três anos escrevi sobre a interculturalidade. Falei sobre o modo como podemos, por hipótese, colocar as culturas moçambicanas e portuguesa a dialogarem. Noutras vezes, inclui a cultura judaica, no diálogo com essas culturas. De um modo geral, tenho-me questionado sobre a cultura, nas suas diferentes manifestações: literatura, costumes, comportamentos sociais, práticas culturais, modos de ser, de estar e de fazer.

O Sínodo dos Bispos não é o sínodo da Igreja

O Sínodo dos Bispos não é o sínodo da Igreja novidade

Está a Igreja Católica Romana a caminhar para mais um Sínodo dos Bispos, a acontecer em 2023, e para isso toda uma máquina funciona no sentido da obtenção de mais diretivas ao serviço do Evangelho. Vamos lá lembrar o que está a acontecer: já não é a primeira vez que se realiza um Sínodo dos Bispos para refletir sobre algumas questões colocadas, sem que, no entanto, se sintam alterações substantivas ao funcionamento da Igreja, dando vitalidade ao seu caminhar.

Fale connosco

Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This