Papa nomeia novo promotor de justiça e chama cardeal Pell ao Vaticano

| 29 Set 2020

Cardeal George Pell

Cardeal George Pell: “O Papa foi eleito para limpar as finanças do Vaticano”. Foto Kerry Myers/Wikimedia Commons

O Papa oficializou esta segunda-feira, 28 de setembro, a nomeação do advogado e professor de Direito Comercial da Universidade de Tor Vergata de Roma, Gianluca Perone, como novo promotor de justiça do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano. No mesmo dia, a agência de notícias da Conferência Episcopal Australiana, CathNews, noticiava que o cardeal Georg Pell, ex-responsável máximo das Finanças da Santa Sé, regressaria a Roma esta semana, três anos depois de ter ido para a Austrália, onde decorria então o processo penal no qual era acusado de crimes de pedofilia, e dos quais acabou por ser absolvido.

A chegada ao Vaticano destes dois elementos está a ser associada por inúmeros media internacionais à resignação, na semana passada, do cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, suspeito de estar envolvido em diversos escândalos financeiros.

São conhecidas as fortes divergências que Pell teve com Becciu relativamente à gestão dos recursos financeiros da Secretaria de Estado, quando este último era o número dois daquele organismo, a seguir ao próprio secretário de Estado, cargo que ocupou entre 2011 e 2018, quando foi nomeado para a Causa dos Santos.

“O Santo Padre foi eleito para limpar as finanças do Vaticano. Este é um jogo longo e devemos agradecer-lhe e dar-lhe os parabéns pelos desenvolvimentos recentes”, escreveu Pell num comunicado citado pela CathNews. “Espero que a limpeza dos estábulos continue no Vaticano e em Victoria”, acrescentou, aludindo a um dos escândalos no qual Becciu está envolvido e que diz respeito ao desvio de dinheiro do Óbolo de São Pedro para a aquisição de um edifício em Londres.

Quanto ao jurista Gianluca Perone, segundo a legislação em vigor, é nomeado para um mandato de três anos “face a necessidades judiciais específicas”. O Vaticano não avançou mais informações sobre esta nomeação, mas é muito provável que as “necessidades específicas” que implicaram a contratação deste especialista em direito corporativo, bancário, financeiro e de propriedade, estejam relacionadas com a exigente investigação em curso que envolve o ex-prefeito para a Congregação para a Causa dos Santos, avança o jornal Avvenire.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This