Papa nomeia novo promotor de justiça e chama cardeal Pell ao Vaticano

| 29 Set 2020

Cardeal George Pell

Cardeal George Pell: “O Papa foi eleito para limpar as finanças do Vaticano”. Foto Kerry Myers/Wikimedia Commons

O Papa oficializou esta segunda-feira, 28 de setembro, a nomeação do advogado e professor de Direito Comercial da Universidade de Tor Vergata de Roma, Gianluca Perone, como novo promotor de justiça do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano. No mesmo dia, a agência de notícias da Conferência Episcopal Australiana, CathNews, noticiava que o cardeal Georg Pell, ex-responsável máximo das Finanças da Santa Sé, regressaria a Roma esta semana, três anos depois de ter ido para a Austrália, onde decorria então o processo penal no qual era acusado de crimes de pedofilia, e dos quais acabou por ser absolvido.

A chegada ao Vaticano destes dois elementos está a ser associada por inúmeros media internacionais à resignação, na semana passada, do cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, suspeito de estar envolvido em diversos escândalos financeiros.

São conhecidas as fortes divergências que Pell teve com Becciu relativamente à gestão dos recursos financeiros da Secretaria de Estado, quando este último era o número dois daquele organismo, a seguir ao próprio secretário de Estado, cargo que ocupou entre 2011 e 2018, quando foi nomeado para a Causa dos Santos.

“O Santo Padre foi eleito para limpar as finanças do Vaticano. Este é um jogo longo e devemos agradecer-lhe e dar-lhe os parabéns pelos desenvolvimentos recentes”, escreveu Pell num comunicado citado pela CathNews. “Espero que a limpeza dos estábulos continue no Vaticano e em Victoria”, acrescentou, aludindo a um dos escândalos no qual Becciu está envolvido e que diz respeito ao desvio de dinheiro do Óbolo de São Pedro para a aquisição de um edifício em Londres.

Quanto ao jurista Gianluca Perone, segundo a legislação em vigor, é nomeado para um mandato de três anos “face a necessidades judiciais específicas”. O Vaticano não avançou mais informações sobre esta nomeação, mas é muito provável que as “necessidades específicas” que implicaram a contratação deste especialista em direito corporativo, bancário, financeiro e de propriedade, estejam relacionadas com a exigente investigação em curso que envolve o ex-prefeito para a Congregação para a Causa dos Santos, avança o jornal Avvenire.

 

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas

Espanha

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas novidade

A Conferência Episcopal Espanhola divulgou hoje, dia 1 de junho, uma nota intitulada Para dar luz em que comunica ter recolhido depoimentos voluntários de 927 vítimas enquanto menores de crimes sexuais cometidos no interior da igreja por 728 diferentes abusadores. As declarações foram prestadas por iniciativa das vítimas às comissões de proteção de menores da Igreja e não pretendem cobrir a totalidade dos casos ocorridos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Próxima JMJ será em Seul, na Coreia do Sul, em 2027

Segundo o "Religion Digital"

Próxima JMJ será em Seul, na Coreia do Sul, em 2027 novidade

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Seul, capital da Coreia do Sul, em 2027 – é o que garante, sem citar fontes, o Religion Digital de dia 1 de junho. O diário digital espanhol assegura que “no dia 6 de agosto, durante o encerramento da JMJ em Lisboa, o Papa Francisco anunciará o local do próximo encontro de jovens católicos, previsto para 2027. E será a Coreia do Sul, especificamente a sua capital, Seul”.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This