No Angelus

Papa pede a paz para Myanmar

| 22 Jan 2023

O Papa Francisco em entrevista ao jornal espanhol ABC. Foto © Vatican Media

O Papa Francisco em entrevista ao jornal espanhol ABC: Francisco mantém-se atento aos conflitos que acontecem em todo o mundo. Foto © Vatican Media

O Papa Francisco pediu, no Angelus de domingo, o dom da paz para a Birmânia, onde foi incendiada, há dias, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma comunidade fundada por católicos luso-descendentes, templo onde havia sido batizado o primeiro birmanês católico. Os soldados birmaneses incendiaram a igreja construída em 1894 depois de a terem vandalizado. O Papa rezou pelo fim do conflito em Mianmar o mais breve possível, e que chegue um “novo tempo de perdão, de amor e de paz”.
Depois deste ataque da junta militar birmanesa, um de muitos nos últimos meses, o Papa declarou-se “próximo da população civil indefesa”, muitas vezes submetida a “duras provações”.
O local de culto construído em 1894 tinha um valor histórico “inestimável”, não só para os católicos. Antes de atear fogo, os soldados ultrajaram o local bebendo e fumando em seu interior, informa o Vatican News. Na região, católicos e budistas convivem há séculos em harmonia. No ano passado, o povoado foi atacado quatro vezes por milícias.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This