Em preparação do Natal

Papa pede aos governantes “gesto de clemência” para com presos

| 13 Dez 2022

papa francisco durante visita a prisão de de Civitavecchia na Quinta-feira Santa de 2021 (Vatican Media)

Papa Francisco durante uma visita à prisão de Civitavecchia, na Quinta-feira Santa de 2021. Foto © Vatican Media.

 

O Papa “está a enviar uma carta a todos os chefes de Estado, convidando-os a fazer um gesto de clemência para com os nossos irmãos e irmãs privados de liberdade que considerem aptos a beneficiar desta medida”, avançou Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, em nota enviada aos jornalistas esta segunda-feira, 12 de dezembro.

Francisco considera que a amnistia seria um sinal positivo “para que este tempo marcado por tensões, injustiças e conflitos, possa abrir-se à graça que vem do Senhor”, particularmente no Natal.

O mesmo pedido já tinha sido feito em 2000, o ano do Grande Jubileu, por João Paulo II, que na altura foi visitar a prisão Regina Coeli de Roma, e em nome de Jesus “preso, escarnecido, julgado e condenado” pediu às “autoridades competentes” a redução da pena para permitir que os detidos encontrassem uma nova vida na sociedade quando saíssem da prisão.

Este pedido foi reiterado por João Paulo II novamente a 14 de novembro de 2002 aos senadores e deputados reunidos durante uma visita ao Parlamento italiano.

Francisco, que tem visitado com frequência estabelecimentos prisionais, inclusive durante as suas viagens apostólicas, segue os passos do seu antecessor. Já em 2016, Ano Santo da Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Presos, a 6 de novembro, após celebrar a missa na basílica de São Pedro com os prisioneiros, o Papa exortou os governos a terem “um ato de clemência” para com eles, lançando um apelo a favor da melhoria das condições de vida nas prisões do mundo inteiro, “para que a dignidade humana dos presos seja plenamente respeitada” e reiterando “a importância de refletir sobre a necessidade de uma justiça penal que não seja exclusivamente punitiva, mas aberta à esperança e à perspetiva de reintegração do infrator na sociedade”.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This