Von der Leyen em Lampedusa

Papa pede atenção a migrações, Europa quer “solução europeia”

| 17 Set 2023

Cais Favaloro, Lampedusa, Julho 2023. Foto © Pedro Amaro Santos

Imagem do Cais Favaloro, em Lampedusa, em julho de 2023. Nas últimas semanas, têm chegado à ilha milhares de migrantes. Foto © Pedro Amaro Santos

 

O Papa pediu este domingo uma atenção especial ao fenómeno migratório, enquanto na ilha italiana de Lampedusa a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, veio pedir “uma solução europeia” para as vagas de pessoas que chegam sem documentação à Europa. Na última semana, só a Lampedusa chegaram cerca de 8500 pessoas. 

Falando ao lado da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem um discurso securitário sobre migração, Ursula von der Leyen alinhou pela necessidade de uma resposta coordenada, no que o jornal Politico definiu como uma abordagem europeia que acompanha a resposta italiana na questão da migração.

“Vim aqui dizer-vos: a migração para a Europa é um desafio que requer uma solução europeia”, disse Von der Leyen. Se “a migração irregular é um desafio europeu que precisa de uma resposta europeia”, disse, citada pelas agências, “são ações concretas que trazem as mudanças no terreno. E só através de solidariedade e união podemos conseguir alcançar [essas mudanças]”, atirou. 

No discurso da presidente da Comissão Europeia, o alvo são os traficantes de pessoas, mas no final são os migrantes que sentirão essas ações concretas. “Temos uma obrigação, como parte da comunidade internacional, cumprimo-la no passado e continuaremos a cumpri-la, hoje e no futuro, mas nós decidimos quem vem para a União Europeia e sob que circunstâncias e não os contrabandistas e os traficantes”, notou numa conferência de imprensa, este domingo de manhã.

Depois confirmou ao que vinha, com as suas palavras: “Os traficantes são gente sem escrúpulos que ganham milhares de milhões pondo as pessoas nas embarcações com ajuda de mentiras: põem-nas em perigo só para ganhar dinheiro”, disse Ursula von der Leyen. “Por isso, é preciso explicar nos países de origem que quem opta pelos traficantes pode perder o seu dinheiro. Se vierem de forma legal, dar-lhes-emos as boas-vindas.” 

Papa: “Em primeiro lugar, a dignidade humana”

 

Papa viagem lampedusa sauda migrantes, Foto Vatican News sem creditos

Imagem de arquivo da viagem do Papa a Lampedusa, na qual saudou migrantes, Foto © Vatican News.

 

Já o Papa Francisco (cuja primeira visita no seu pontificado foi exatamente a Lampedusa) insistiu numa abordagem da questão que atenda à dignidade das pessoas. Para o bispo de Roma, o fenómeno migratório “representa um desafio nada fácil, como vemos nas notícias destes dias, mas que deve ser enfrentado em conjunto, porque é essencial para o futuro de todos. Este só será próspero se for construído sobre a fraternidade, colocando em primeiro lugar a dignidade humana, as pessoas concretas, sobretudo as mais necessitadas”, realçou, citado pela Agência Ecclesia.

Ao pedir orações pela sua viagem à cidade francesa de Marselha, na próxima sexta-feira e sábado, para participar na conclusão dos Encontros do Mediterrâneo, que reúne responsáveis eclesiais, políticos e da sociedade civil, o Papa sublinhou que este evento pretende “promover percursos de paz, de colaboração e de integração, em volta do ‘Mare Nostrum’, com uma atenção especial ao fenómeno migratório”.

Francisco deixou um agradecimento às autoridades civis e religiosas, que o vão receber em Marselha, cidade chamada a ser “porto de esperança”.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This