Consistório no Vaticano

Papa pede “poder despretensioso” a novos cardeais

| 27 Ago 2022

O Papa elevou mais 20 cardeais de todo o mundo, na Basílica de São Pedro. Foto © Vatican Media.

Papa elevou mais 20 cardeais de todo o mundo, na Basílica de São Pedro. Foto © Vatican Media.

 

O Papa desafiou este sábado, 27, os cardeais a exercerem um “poder despretensioso” e pregarem o Evangelho com abertura a todas as pessoas “sem exceção”, na celebração em que elevou 20 bispos católicos de todo o mundo — incluindo o arcebispo de Díli (Timor-Leste), D. Virgílio do Carmo da Silva, dois arcebispos brasileiros e o arcebispo de Goa e Damão, na Índia — ao lugar de cardeal.

“O Senhor quer dar-nos a sua própria coragem apostólica, o seu zelo pela salvação de cada ser humano, sem exceção”, disse Francisco. “Ele quer partilhar connosco a sua magnanimidade, o seu amor sem limites e incondicional, pois o seu coração está inflamado pela misericórdia do Pai”, sublinhou, citado pelo National Catholic Reporter. 

Na cerimónia na Basílica de São Pedro, formalmente conhecida como consistório, o Papa concedeu a cada novo cardeal um anel de sinete e um chapéu vermelho, conhecido como barrete cardinalício, e disse que os seus ministérios, como o do apóstolo Paulo e de outros missionários do Evangelho, devem ser marcados pela “exaustiva mas doce alegria de evangelizar”.

Entre as suas responsabilidades, disse Francisco, está o trabalho de “cozinhar a comida das famílias pobres, dos migrantes e dos sem-abrigo” e possuir uma “visão universal sempre atenta às particularidades”. “Este, irmãos e irmãs, é o fogo que Jesus veio ‘trazer à terra’, um fogo que o Espírito Santo acende nos corações, nas mãos e nos pés de todos os que o seguem”, apontou o Papa.

Francisco, 85 anos, tem lidado com dores persistentes no joelho, e entrou na celebração em cadeira de rodas e permaneceu sentado praticamente todo o tempo.

No final da homilia, descreveu a Agência Ecclesia, o Papa pediu para rezarem pelo bispo de Wa (Gana), Richard Kuuia Baawobr, que integra a lista de novos cardeais, hospitalizado quando chegou a Roma, esta sexta-feira.

Dezasseis cardeais serão eleitores num futuro Conclave
Este foi o oitavo consistório do atual pontificado. Foto © Vatican Media.

Este foi o oitavo consistório do atual pontificado. Foto © Vatican Media.

 

Dos 20 cardeais, 16 têm menos de 80 anos, e são eleitores num futuro Conclave; o grupo inclui o arcebispo de Díli (Timor-Leste), Virgílio do Carmo da Silva, de 53 anos, dois arcebispos brasileiros e o arcebispo de Goa e Damão, na Índia.

Francisco leu a fórmula de criação e proclamou em latim os nomes dos cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito” à sua missão; seguiu-se a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores.

Cada um dos novos cardeais ajoelhou-se para receber o barrete cardinalício, de acordo com a ordem de criação.

O Papa entregou um anel aos cardeais para que se “reforce o amor pela Igreja”, seguindo-se a atribuição a cada cardeal uma igreja de Roma — que simboliza a participação na solicitude pastoral do Papa na cidade —, bem como a bula de criação cardinalícia.

Este foi o oitavo consistório do atual pontificado, após os realizados a 22 de fevereiro de 2014, 14 de fevereiro de 2015, 19 de novembro de 2016, 28 de junho de 2017, 28 de junho de 2018, 5 de outubro de 2019 e 28 de novembro de 2020.

Na segunda e terça-feira, os cardeais participam numa reunião convocada por Francisco, para refletir sobre a nova constituição apostólica para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, a Praedicate evangelium (“Pregai o Evangelho”), que termina, com a Missa, às 17h30 (menos uma hora em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This