Pavilhão da Fé na COP28

Papa pede religiões unidas em defesa da paz e do ambiente

| 3 Dez 2023

Cientistas, líderes políticos dos Emirados Árabes Unidos e representantes religiosos de todo o mundo reuniram-se numa cimeira pré-COP28. Os líderes religiosos publicaram uma declaração interreligiosa para a cimeira do clima. Foto © Presidência da COP28/Muslim Council of Elders

O Papa lamentou não poder estar no Dubai. Cientistas, líderes políticos dos Emirados Árabes e representantes religiosos de todo o mundo se reuniram numa cimeira pré-COP28. Os líderes religiosos divulgaram uma declaração interreligiosa para a cimeira do clima. Foto © Presidência da COP28/Muslim Council of Elders

 

O Papa apelou este domingo aos responsáveis religiosos presentes no Dubai, para a 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que trabalhem juntos pela paz e pelo ambiente.

“Urge que as religiões, sem cair na armadilha do sincretismo, deem o bom exemplo de trabalharem juntas, não para os próprios interesses nem para os interesses duma parte, mas para os interesses do mundo. Entre estes, os mais importantes são a paz e o clima”, refere, numa mensagem vídeo divulgada pelo Vaticano, citada pela Agência Ecclesia.

Francisco mostra a sua tristeza por ter sido obrigado a cancelar a sua viagem aos Emirados Árabes Unidos, que iria decorrer de 1 a 3 de dezembro, por indicação dos médicos que o aconselham, devido aos problemas de saúde que o afetam desde a última semana.

 

 

Assinalando a inauguração do Pavilhão da Fé, o Papa fala num “testemunho” do desejo de trabalhar em conjunto “Quero dizer-vos obrigado. Obrigado porque realizastes, pela primeira vez, um pavilhão religioso no âmbito duma COP”, indica.

Francisco defende a criação de alianças “a favor de todos”, sem excluir ninguém, apelando ao exemplo dos representantes religiosos, para “manifestar que é possível uma mudança, para testemunhar estilos de vida respeitosos e sustentáveis”. “Peçamos encarecidamente aos responsáveis das nações que seja preservada a casa comum”, prossegue.

A mensagem evoca, em particular, “os pequenos e os pobres, cujas orações chegam ao trono do Altíssimo”. “Pelo futuro, deles e de todos, salvaguardemos a criação e protejamos a casa comum, vivamos em paz e promovamos a paz”, concluiu.

A sessão de inauguração do Pavilhão da Fé, na Expo City do Dubai, contou com a presença do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que leu o discurso previamente preparado para o Papa, que assinou a declaração conjunta desta iniciativa.

Representantes de diferentes fés e tradições indígenas, através do diálogo com cientistas, estudiosos religiosos, académicos, organizações de mulheres, jovens, sociedade civil, líderes empresariais e decisores políticos, manifestam preocupação perante a crise do clima, reconhecendo também “as ligações entre as alterações climáticas, a migração e os conflitos, mas também o potencial papel das pessoas de fé como pacificadores ambientais”.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This