Carta “Tudo pertence ao amor”

Papa põe em evidência a atualidade de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas

| 28 Dez 2022

S. Francisco de Sales

S. Francisco de Sales.

 

O Papa Francisco tornou pública uma carta apostólica que é um convite à descoberta de um santo e um “doutor da Igreja” que, segundo o documento, contém múltiplas pistas para viver hoje a alegria da vida cristã.

Intitulada Totum Amoris Est (Tudo pertence ao amor), a carta – divulgada esta quarta-feira, 28, dia em que se completaram quatro séculos sobre a morte de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e escritores – sublinha algum paralelismo entre o clima de “mudança de era” que se vivia nas últimas décadas do século XV e nas primeiras do XVI, por um lado, e os tempos atuais, por outro.

As guerras das religiões, a Reforma e a Contra-Reforma, o pós-Concílio de Trento, a abertura ao mundo e a exploração colonial definiram o clima e o contexto da atuação de Francisco de Sales. Este foi, em palavras de Bento XVI, citadas pelo Papa atual, “apóstolo, pregador, escritor, homem de ação e oração; comprometido na realização dos ideais do Concílio de Trento; empenhado na controvérsia e no diálogo com os protestantes, experimentando cada vez mais, para além do necessário confronto teológico, a eficácia da relação pessoal e da caridade; encarregado de missões diplomáticas a nível europeu e de tarefas sociais de mediação e de reconciliação”.

O autor de Introdução à Vida Devota e Tratado do Amor de Deus, obras que marcaram gerações, considera que “é o amor que dá perfeição às nossas obras”.

O Papa explica, na carta apostólica: “através da experiência, [Francisco de Sales] reconhecera o desejo como a raiz de toda a verdadeira vida espiritual e, ao mesmo tempo, como o lugar da sua adulteração. Por isso, bebendo com ambas as mãos da tradição espiritual que o precedera, compreendeu a importância de pôr o desejo constantemente à prova, através dum exercício contínuo de discernimento. O critério último para a sua avaliação, encontrara-o no amor”.

Sobre a relação entre ação e contemplação escrevia o doutor da Igreja: “Sabeis ou deveríeis saber que a contemplação em si mesma é melhor do que a ação e a vida ativa; mas, se na vida ativa se encontrar maior união [com Deus], então esta é melhor. Se uma irmã, que está na cozinha a olhar pelas panelas ao lume, tiver maior amor e caridade do que outra, não será o lume material a detê-la, antes pelo contrário ajudá-la-á a ser mais agradável a Deus. Sucede com bastante frequência estar unido a Deus na ação como se está na solidão; no fim, volto sempre à questão de ver onde se encontre maior amor.”

O Papa Francisco, neste surpreendente documento, desvenda um santo que foi capaz de aproveitar as vicissitudes da vida para “auscultar a vida dos outros e reconhecer, com sagaz discernimento, a atitude interior que une o pensamento ao sentir, a razão aos afetos e que designa pelo nome o ‘Deus do coração humano’”.

Como salienta Francisco, Papa, “foi na escola da Encarnação que [Francisco de Sales] aprendera a ler a história e situar-se nela com confiança”. E acrescenta: “é comovente a sua solicitude em reconhecer como indispensável o cuidado do que é humano”.

Na introdução que faz a esta figura grande da Igreja Católica, o Papa destaca ainda os seus “dotes de mediador e homem de diálogo” e de “inventor de práticas pastorais originais e ousadas, como os famosos ‘panfletos’, afixados por todo o lado e até metidos por baixo da porta das casas”, aspetos que podem ajudar a perceber por que é Francisco de Sales também o padroeiro dos jornalistas e escritores, proclamado como tal em 1923, pelo Papa Pio XI.

De resto, é interessante a atenção que o santo dava à cultura e às pessoas concretas. No prefácio do Tratado do Amor de Deus, escreve: “tive presente a mentalidade das pessoas deste século, e não podia proceder de outra forma; é muito importante ter em conta o tempo em que se escreve.”

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This