Regresso às raízes

Papa vai a Asti festejar o 90º aniversário de uma prima

| 20 Out 2022

ashwin-vaswani-55k45BgfUF8-unsplash

A visita de Francisco era aguardada em Asti desde o início do pontificado. Foto © Ashwin Vaswani/Unsplash.

 

No próximo dia 19 de novembro, o Papa Francisco irá até à cidade italiana de Asti, na região do Piemonte (noroeste do país), para participar na festa de aniversário dos 90 anos de uma prima. É daquela região que são originários os seus pais e avós paternos e ali residem ainda alguns familiares, incluindo a aniversariante, Carla Rabezana.

Segundo anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esta será uma visita privada, sem a presença de jornalistas, mas no dia seguinte, 20 de novembro, o Papa presidirá a uma missa na catedral da cidade, naquele que será um momento de encontro com a comunidade diocesana de onde partiram os seus progenitores para emigrar com destino à Argentina, a 1 de fevereiro de 1929.

A visita de Francisco era aguardada em Asti desde o início do pontificado. Em maio de 2013, foi criado o comité “Papa Francisco-Asti”, presidido por Guido Sodano, sobrinho do cardeal Angelo Sodano, que esteve à frente da Secretaria de Estado durante 15 anos com João Paulo II e Bento XVI e que faleceu em maio aos 98 anos.

Também a autarquia de Asti insistiu várias vezes para o Papa visitar a terra dos seus avós com alguns convites originais, como a oferta de uma garrafa de Grignolino, o vinho local, com um rótulo especial: “Ast t’aspeta a bras duert” (Asti te espera de braços abertos). A pretexto do aniversário da prima do Papa, a visita irá finalmente realizar-se.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This