
A visita de Francisco era aguardada em Asti desde o início do pontificado. Foto © Ashwin Vaswani/Unsplash.
No próximo dia 19 de novembro, o Papa Francisco irá até à cidade italiana de Asti, na região do Piemonte (noroeste do país), para participar na festa de aniversário dos 90 anos de uma prima. É daquela região que são originários os seus pais e avós paternos e ali residem ainda alguns familiares, incluindo a aniversariante, Carla Rabezana.
Segundo anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esta será uma visita privada, sem a presença de jornalistas, mas no dia seguinte, 20 de novembro, o Papa presidirá a uma missa na catedral da cidade, naquele que será um momento de encontro com a comunidade diocesana de onde partiram os seus progenitores para emigrar com destino à Argentina, a 1 de fevereiro de 1929.
A visita de Francisco era aguardada em Asti desde o início do pontificado. Em maio de 2013, foi criado o comité “Papa Francisco-Asti”, presidido por Guido Sodano, sobrinho do cardeal Angelo Sodano, que esteve à frente da Secretaria de Estado durante 15 anos com João Paulo II e Bento XVI e que faleceu em maio aos 98 anos.
Também a autarquia de Asti insistiu várias vezes para o Papa visitar a terra dos seus avós com alguns convites originais, como a oferta de uma garrafa de Grignolino, o vinho local, com um rótulo especial: “Ast t’aspeta a bras duert” (Asti te espera de braços abertos). A pretexto do aniversário da prima do Papa, a visita irá finalmente realizar-se.