AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Luísa Ribeiro Ferreira

Nas margens da filosofia (XXXVII)

Para quem tocam os sinos?

Comunidade de Bose. Mosteiro de Bose

“O fundador da Comunidade de Bose convida os cristãos a dialogar com as diferentes religiões e a considerar os laicos como parceiros de primeira linha na construção futura de um mundo mais humano.” Foto © Site Mosteiro de Bose

 

O título deste texto é tirado de um poema de John Donne, um autor inglês do século XVII que, como todos os bons poetas, se mantém plenamente actual e interpelante. Ernest Hemingway construiu a partir dele um romance belíssimo sobre a Guerra de Espanha e a solidariedade que provocou entre os combatentes antifranquistas.[1]

Reencontrei esta citação num pequeno volume de Enzo Bianchi, Para Uma Ética Partilhada, um dos muitos livros que engrossava o monte de obras reservadas para ler num futuro próximo. Ao olhar a data da sua publicação em Portugal verifiquei que esperara mais de dez anos até chegar a sua vez.[2] Mas como acontece com todos os bons livros, a actualidade mantém-se e a mensagem continua a desafiar-nos. Constatamo-lo na questão que serve de título ao primeiro capítulo – “Será ainda possível um confronto na afabilidade?” Trata-se de uma interrogação inicial que, no entanto, atravessa toda a obra.

Nela, o fundador da Comunidade de Bose convida os cristãos a dialogar com as diferentes religiões e a considerar os laicos como parceiros de primeira linha na construção futura de um mundo mais humano. E, de igual modo, desafia a Igreja Católica a encontrar uma linguagem susceptível de ser escutada pelos não crentes. Para Bianchi é essencial a aceitação do estrangeiro como condição constitutiva do ser humano, reconhecendo a presença de sementes de verdade em diferentes religiões. Ao lembrar Paulo VI, constata a multiplicidade de opções políticas pois “nenhum partido pode dizer que é o único depositário da mensagem cristã” (p. 37). O propósito da Igreja não é transmitir uma série de convicções, mas fazer que em cada época experimentemos a vida plena que Deus pensou para a humanidade.

Extrapolando a mensagem do livro para o período que presentemente vivemos, lembro a necessidade de escuta e o desejo de compreender o diferente. Bianchi sublinha o papel determinante da religião para a unidade integradora de cada cultura e desafia-nos a sermos abertos aos que pensam diferentemente de nós. Retomo a questão inicial sobre a vivência de um confronto mantendo-nos afáveis. Mas interrogo-me sobre o limite que não podemos nem devemos franquear. Revejo constantemente as imagens terríficas da invasão dos talibãs e da fuga desesperada de família inteiras invadindo o aeroporto de Cabul, chegando ao ponto de entregar os próprios filhos a quem os pudesse salvar do invasor.

Enzo Bianchi fala-nos da necessidade de aceitarmos o diferente e de revermos os nossos comportamentos para com o estrangeiro, o outro e o diferente. Mas também nos lembra que o cristianismo exige um respeito absoluto pela dignidade a que cada um tem direito. Enquanto defensora da diferença admito a variedade das culturas e respeito a diversidade dos conceitos éticos que defendem. A Igreja exige que habitemos o mundo com um espírito aberto, sem preconceitos e sem inimizades. Mas não nos impede de lutar contra o mal e contra aqueles que o praticam. Por muito que devamos aceitar a diferença, há situações que põem em causa a dignidade humana, nomeadamente aquelas em que as mulheres são meros objectos descartáveis, obrigadas a ocultar o corpo como possível objecto de tentação e desprovidas dos direitos mínimos que conferem dignidade ao ser humano. É nesta altura que urge despertar de uma falsa tolerância, unindo forças com todos os defensores da dignidade humana e apelando à indignação contra este atentado às mulheres afegãs, que nada mais é do que um atentado a toda a humanidade.

Mais do que nunca há que escutar os sinos, pois presentemente eles tocam para todos(a)s nós, apelando à defesa dos valores que constituem o nosso património comum.

Nota: Reproduzo o poema tal como foi escrito em inglês antigo. Traduzi-lo seria um atentado à sua beleza.

No man is an island entire of itself; every man
is a piece of the continent, a part of the main;
if a clod be washed away by the sea, Europe
is the less, as well as if a promontory were, as
well as any manner of thy friends or of thine
own were; any man’s death diminishes me,
because I am involved in mankind.
And therefore never send to know for whom
the bell tolls; it tolls for thee.

John Donne, Meditation XVII, in Devotions upon Emergent Occasions

 

Maria Luísa Ribeiro Ferreira é professora catedrática de Filosofia da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa

 

[1] Ernest Hemingway, For Whom the Bell Tolls, New York: Charles Scribner’s Sons, 1940 (Título em português: Por Quem os Sinos Dobram).
[2] Enzo Bianchi, Para uma Ética Partilhada, trad. de Artur Morão, Lisboa, Pedra Angular, 2009.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This