Diálogo inter-religioso

“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos

| 5 Nov 21

Thomas Schirrmacher WEA e Yahya Cholil Staquf Photo © by Timothy Goropevsek, WEA

O bispo Thomas Schirrmacher, secretário-geral da WEA, e o xeique Yahya Cholil Staquf, secretário-geral do concelho supremo da NU. Foto © Timothy Goropevsek, WEA.

 

Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Evangélica Mundial (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.

As conversações entre a NU, que representa cerca de 90 milhões de muçulmanos no mundo inteiro, e a WEA, que representa mais de 600 milhões de evangélicos em 143 países, iniciaram-se há três anos, de acordo com o comunicado enviado ao 7MARGENS por esta última. Durante esse diálogo, perceberam que partilhavam o desejo de “combater as expressões radicais e violentas da religião e construir um mundo mais seguro e pacífico”, assegurando que os estados e as sociedades respeitem o direito de cada pessoa a escolher a sua religião.

As duas organizações decidiram então “trabalhar juntas pelo direito de nos convertermos uns aos outros”, explica o secretário-geral da WEA, bispo Thomas Schirrmacher. Porque, sublinha, “colaborações significativas podem acontecer entre grupos que sabem aquilo em que acreditam, pois conseguem identificar áreas de concordância e trabalhar juntos nessas áreas”.

Do trabalho conjunto ao longo dos últimos três anos, nasceu então esta publicação, que “desenvolve uma discussão teológica séria sobre como viver como bons vizinhos e como as nossas comunidades religiosas podem contribuir juntas para sociedades prósperas. A discussão séria dos princípios deve substituir o conflito violento”. O PDF do livro pode ser descarregado gratuitamente no website da WEA.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This