Diálogo inter-religioso

“Parceria improvável” leva evangélicos e muçulmanos a escrever livro juntos

| 5 Nov 2021

Thomas Schirrmacher WEA e Yahya Cholil Staquf Photo © by Timothy Goropevsek, WEA

O bispo Thomas Schirrmacher, secretário-geral da WEA, e o xeique Yahya Cholil Staquf, secretário-geral do concelho supremo da NU. Foto © Timothy Goropevsek, WEA.

 

Deus não precisa de defesa – Reimaginar as relações entre muçulmanos e cristãos no século XXI é o sugestivo título livro recentemente publicado pela maior organização muçulmana a nível mundial, Nahdlatul Ulama (NU), e pela Aliança Evangélica Mundial (WEA), fruto do que muitos apelidaram de “parceria improvável” entre ambas.

As conversações entre a NU, que representa cerca de 90 milhões de muçulmanos no mundo inteiro, e a WEA, que representa mais de 600 milhões de evangélicos em 143 países, iniciaram-se há três anos, de acordo com o comunicado enviado ao 7MARGENS por esta última. Durante esse diálogo, perceberam que partilhavam o desejo de “combater as expressões radicais e violentas da religião e construir um mundo mais seguro e pacífico”, assegurando que os estados e as sociedades respeitem o direito de cada pessoa a escolher a sua religião.

As duas organizações decidiram então “trabalhar juntas pelo direito de nos convertermos uns aos outros”, explica o secretário-geral da WEA, bispo Thomas Schirrmacher. Porque, sublinha, “colaborações significativas podem acontecer entre grupos que sabem aquilo em que acreditam, pois conseguem identificar áreas de concordância e trabalhar juntos nessas áreas”.

Do trabalho conjunto ao longo dos últimos três anos, nasceu então esta publicação, que “desenvolve uma discussão teológica séria sobre como viver como bons vizinhos e como as nossas comunidades religiosas podem contribuir juntas para sociedades prósperas. A discussão séria dos princípios deve substituir o conflito violento”. O PDF do livro pode ser descarregado gratuitamente no website da WEA.

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This