Reconstrução da catedral

Paris: validado o projeto de renovação do interior de Notre-Dame

| 10 Dez 2021

Imagem de fevereiro de 2013 do interior da catedral, com sinos novos para Notre-Dame. Foto © Myrabella/Wikimedia Commons.

 

O projeto de renovação do interior da catedral de Notre-Dame, apresentado pela diocese de Paris, foi esta quinta-feira, 9 de dezembro, validado nas suas linhas gerais pela Comissão do Património Nacional e Arquitectura (CNPA), noticiou o La Croix.

O assunto tinha-se convertido em matéria de viva polémica, entre defensores do regresso à situação anterior ao incêndio de 2019 e os que defendiam a renovação, como referiu o 7MARGENS.

A equipa de especialistas do CNPA, ligada ao Ministério da Cultura, reuniu por videoconferência, concordou numa limpeza geral do monumento; novo plano de circulação dos visitantes; novo mobiliário para altar, sacrário e ambão; alteração do sistema de iluminação; remoção dos confessionários da nave da catedral para um outro espaço; e limpeza geral das capelas laterais bem como dos vitrais. A nova linha de bancos com rodas e iluminação autónoma foi também aprovada, ainda que com modificações. 

A incorporação de obras contemporâneas em diálogo com as antigas não levantou objeções. Quanto à ideia de projetar mensagens nas paredes laterais, relacionadas com o significado de algumas instalações artísticas, a posição assumida foi a de respeitar a vontade do “concessionário” que é, neste caso, a diocese de Paris.

 

Bispos e Governo timorense renovam acordo de cooperação

20 anos de independência

Bispos e Governo timorense renovam acordo de cooperação novidade

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, e o presidente da Conferência Episcopal Timorense (CET), o bispo Norberto do Amaral, de Maliana, renovaram um acordo de cooperação que alarga uma cláusula da Concordata entre o país de maioria católica e o Vaticano e que atribui à Igreja Católica a gestão de 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões, 171 mil euros).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Santuário católico vandalizado na Índia

Tensão entre religiões

Santuário católico vandalizado na Índia novidade

As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.

Sermos pessoas “Laudato Si’” sem esforço

Sermos pessoas “Laudato Si’” sem esforço novidade

Há quase dois anos que em nossa casa deixámos de comprar iogurtes e começámos a fazê-los em casa. Um dia fizemos as contas e essa pequena mudança representa cerca de 1000 embalagens de plástico que deixámos de consumir. Se 1000 famílias fizessem como nós, seria 1 tonelada a menos de plástico. As grandes mudanças começam pelas pequenas.

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This