Igreja Ortodoxa Russa já reagiu

Parlamento da Letónia obriga Igreja a autonomizar-se do Patriarcado de Moscovo

| 9 Set 2022

parlamento da letonia foto Altyn Asyr via Wikimedia Commons

Com as recentes emendas, que serão tramitadas como legislação urgente, “o Estado letão reconhecerá que a Igreja Ortodoxa da Letónia é completamente independente (autocéfala)”. Foto © Altyn Asyr via Wikimedia Commons.

 

O Parlamento da Letónia aprovou emendas à lei sobre a independência da Igreja Ortodoxa local, para que esta rompa formalmente e por completo todos os laços com o Patriarcado de Moscovo, avançou o Religión Digital esta sexta-feira, 9.

Com as recentes emendas, que serão tramitadas como legislação urgente, “o Estado letão reconhecerá que a Igreja Ortodoxa da Letónia é completamente independente (autocéfala). Não depende da autoridade de nenhuma outra fora da Letónia”, afirmou o Presidente do pais, Egils Levits.

A Igreja Ortodoxa Russa criticou a decisão do Parlamento. Nikkolái Balashov, assessor do pariarca russo Cirilo, sublinhou que se trata de “um país onde a Igreja está oficialmente separada do Estado”.

De acordo com Valdis Teraudkalns, professor de teologia da Universidade da Letónia, a lei interfere nessa separação entre Igreja e Estado: “Trata-se de uma surpreendente interferência do Estado nos assuntos eclesiásticos que lembra a era soviética, quando o Estado tentou romper os laços entre os católicos e o papa em Roma”, disse à Agência Efe alguns dias antes da aprovação da iniciativa. dos deputados.

Segundo o especialista, a decisão sobre a continuidade das relações com Moscovo teria de depender da própria Igreja Ortodoxa Letã e dos seus “procedimentos internos”.

O professor de teologia referiu ainda que, na prática, a Igreja Ortodoxa Letã tem sido amplamente independente de Moscovo em virtude dos acordos alcançados durante o primeiro período de independência do país báltico, nas décadas de 1920 e 1930.

Estima-se que hajam cerca de 350.000 ortodoxos na Letónia, principalmente de língua russa.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Revista "Outras Economias"

Economias no plural

Na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, ao final da tarde, pouco mais de duas dezenas de pessoas juntaram-se no pequeno jardim da galeria Monumental ao Campo Mártires da Pátria para assistirem à apresentação e lançamento do primeiro número da revista digital Outras Economias (OE).

Depois de Américo Aguiar

Cónego Paulo Franco assume presidência do Grupo Renascença Multimédia

O cónego Paulo Franco – pároco do Parque das Nações desde 2005 e diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa – será o novo presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, ocupando o lugar deixado vago pelo bispo eleito de Setúbal, Américo Aguiar. O anúncio da nomeação foi feito pelo gabinete de comunicação do Patriarcado na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro. 

Renovar o 7MARGENS

Editorial

Renovar o 7MARGENS novidade

Os recentes encontros de leitores constituíram momentos altos de afirmação do 7MARGENS como projeto partilhado e participado. A avaliação, as críticas, os debates e as sugestões saídas desses encontros mostraram uma comunidade de leitores envolvida na orientação do seu jornal, comprometida com o seu futuro e desejosa de contribuir para a sua renovação.

Ciclo de encontros

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” novidade

“Sociedade, Justiça e Prisões em Democracia” é o tema de um ciclo de encontros promovido pelo Observatório Permanente da Justiça, para “refletir de forma integrada sobre os problemas e os desafios que circundam o sistema prisional e, consequentemente, sobre a ‘melhor’ agenda estratégica de reforma do sistema prisional”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This