Dia 21 de setembro

Parlamento promove segundo colóquio sobre Liberdade Religiosa

| 14 Set 2023

José Sousa e Brito, Liberdade Religiosa, Parlamento

No primeiro colóquio deste ciclo, que aconteceu no passado dia 28 de junho, foi debatida a “Democracia e Liberdade Religiosa” . Imagem captada da transmissão da AR-TV.

 

A Assembleia da República promove, no próximo dia 21 de setembro, o segundo de um ciclo de três colóquios dedicados à temática da liberdade religiosa. Depois de, em junho, ter sido debatida a “Democracia e Liberdade Religiosa”, agora será a vez de refletir sobre “A Liberdade Religiosa e a Liberdade de Expressão”.

O colóquio, que terá início às 18h30, após o Plenário, na Biblioteca Passos Manuel, contará com as intervenções de Ana Maria Guerra Martins (juiz do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos), Teresa Toldy (teóloga e investigadora, colaboradora do 7MARGENS), Paulo Sérgio Macedo (da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia) e Abilene Fischer (reverenda da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana). A moderação ficará a cargo da vice-Presidente da Assembleia da República, Edite Estrela.

Até ao final do ano, terá ainda lugar um terceiro colóquio, intitulado “As Religiões – Património da Humanidade” e a inauguração de uma exposição sobre a liberdade religiosa em Portugal, comissariada pelo jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo, ambas as iniciativas em data a anunciar.

 

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix

Investigação suspensa

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta terça-feira, 21 de maio, que a investigação canónica preliminar solicitada pelo Papa Francisco para averiguar as acusações de agressão sexual contra o cardeal canadiano Gérald Cyprien Lacroix não prosseguirá, visto que “não foi identificada qualquer ação como má conduta ou abuso” da parte do mesmo. O nome do prelado, que pertence ao Conselho dos Cardeais (C9), foi um dos apontados numa grande ação coletiva a decorrer no Canadá, listando supostas agressões sexuais que terão ocorrido na diocese do Quebeque, nos anos 1980.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda”

AAPSO denuncia

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda” novidade

Amina Bouayach, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) de Marrocos, recebeu esta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, o Prémio de Direitos Humanos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2023. Mas a Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental (AAPSO) considera, no mínimo, “estranha” a atribuição do galardão à marroquina.

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer?

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer? novidade

A exposição, intitulada «Mês de Maio. Mês de Maria», que tem por curador o Prof. José Abílio Coelho, historiador, da Universidade do Minho, conta com as principais ‘apresentações’ de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo em escultura e pintura, que se encontram dispersas por igrejas e capelas do arciprestado de Póvoa de Lanhoso. Divulgamos o texto, da autoria do Padre Joaquim Félix, publicado no catálogo da exposição  «A Senhora do Rosário no Arciprestado Povoense».

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This