Depois do cessar-fogo em 2022

Partes em conflito no Iémen aceitam troca de prisioneiros

| 21 Mar 2023

Um homem, que fugiu da sua aldeia, vive agora num acampamento nos arredores de Marib, no Iémen. Embora o cenário geral tenha acalmado desde 2022, as preocupações permanecem, já que o país enfrenta desafios económicos, com milhões de desalojados. Foto © UNOCHA/Giles Clarke.

 

O processo de paz no Iémen está no seu caminho. Naquele que há um ano era considerado o país com a mais grave emergência humanitária do planeta, o cessar-fogo de abril de 2022 foi seguido, esta segunda-feira, 20 de março, por um novo acordo com vista à libertação de 887 prisioneiros, de ambos os lados do conflito.

Na sequência de dez dias de negociações mediadas por uma delegação da ONU, as duas partes prometeram uma à outra levar a cabo um plano de troca de detidos, que está previsto continuar a curto prazo, com novas etapas. Mas, como disse aos jornalistas o enviado especial da organização, Hans Grundberg, nesse compromisso, as partes fizeram igualmente uma “promessa (…) a milhares de famílias iemenitas que vivem há muito tempo a dor da separação dos seus entes queridos”.

A guerra civil teve início quando, em 2014, milícias houthi, de xiitas, com o apoio do Irão, tomaram o controlo da capital Sanaa e algumas partes da zona ocidental do país, e afrontaram o governo de uma coligação sunita, apoiada pela Arábia Saudita.

Apenas em 2018 os dois lados aceitaram um plano em direção à paz, que incluía precisamente a troca de prisioneiros, o cessar-fogo e a participação da sociedade civil no caminho da paz.

mapa do Iémen e região

A guerra civil teve início quando, em 2014, milícias houthi, de xiitas, com o apoio do Irão, tomaram o controlo da capital Sanaa e algumas partes da zona ocidental do país, e afrontaram o governo de uma coligação sunita, apoiada pela Arábia Saudita.

“Encorajo as partes a libertarem detidos adicionais de forma unilateral e contínua”, apelou Grundberg, observando: “o resultado de hoje é um desenvolvimento bem-vindo e um progresso positivo em direção ao cumprimento pelas partes da sua obrigação sob o Acordo de Estocolmo de libertar detidos relacionados com conflitos numa base de todos por todos.”

Segundo refere a ONU, embora o cenário geral tenha acalmado desde 2022, as preocupações permanecem, já que o Iémen enfrenta desafios económicos, com milhões de desalojados e muitas famílias que lutam pela sobrevivência. Em 2022, quase 11 milhões de pessoas tiveram de ser socorridas todos os meses pelas agências humanitárias.

O que no último ano foi conseguido, em termos de cessar-fogo e apaziguamento, carece de novos passos que consolidem o que se conquistou e abram caminho para um futuro pacífico.

Até há um ano, segundo a BBC, o conflito já tinha originado 233 mil mortes, incluindo 131 mil por causas indiretas, como falta de alimentos, de serviços de saúde e infraestrutura. Mais de 10 mil crianças morreram como consequência direta dos combates.

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This