
Os participantes da JMJ poderão visitar o Museu da Guarda Nacional Republicana, instalado no Quartel do Carmo, em Lisboa. Foto © Cláudia Teixeira Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril associou-se à Jornada Mundial da Juventude e vai desafiar todos os participantes “a descobrirem o momento fundador da democracia portuguesa”, através de visitas guiadas ao Quartel do Carmo, ao Museu da GNR e à mostra expositiva “A Paz é possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, que será reposta no Palácio da Independência.
Foi no Quartel do Carmo que, no dia 25 de abril de 1974, se refugiou o presidente do conselho, Marcelo Caetano, e onde se deu a sua rendição, depois de as forças comandadas pelo capitão Salgueiro Maia terem sitiado o local. Para que os participantes na JMJ possam saber mais sobre este momento histórico, a Comissão organizará visitas guiadas ao espaço, em português e em inglês. As sessões terão lugar nos dias 1 (das 11h30 às 13h00 e das 14h00 às 15h30), 2 (das 14h00 às 15h30 e das 15h30 às 17h00), 3 e 4 (15h00 – 16h30), estando sujeitas a inscrição prévia online ou através do e-mail geral@50anos25abril.gov.pt).
Estas sessões incluem a visita ao Museu da Guarda Nacional Republicana, instalado naquele quartel, e à mostra expositiva “A Paz é Possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, patente no Palácio da Independência, no Largo de S. Domingos.
Os visitantes poderão encontrar neste espaço fotografias, recortes de imprensa, documentos arquivísticos e outros materiais e, através deles, conhecer alguns momentos e aspetos da contestação de setores católicos à ditadura e à Guerra Colonial, com destaque para acontecimentos como a Vigília pela Paz, organizada na Igreja de S. Domingos em 1968, e a Vigília da Capela do Rato, de 1972.
A mostra, de entrada livre, estará patente entre 25 de julho e 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.
Dedicado ao mesmo tema, o documentário da RTP “Um gesto de liberdade — ‘Guerra e Paz’ na Capela do Rato”, da autoria de Jacinto Godinho e de Carlos Oliveira, será exibido no Cinema S. Jorge, em data a divulgar.
Estas iniciativas inserem-se no Festival da Juventude da JMJ, cujo programa completo será divulgado nos próximos dias.