Visitas guiadas em Lisboa

Participantes da JMJ convidados a descobrir o 25 de Abril

| 19 Jul 2023

Museu da GNR em Lisboa. Foto Cláudia Teixeira  Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

Os participantes da JMJ poderão visitar o Museu da Guarda Nacional Republicana, instalado no Quartel do Carmo, em Lisboa. Foto © Cláudia Teixeira Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

 

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril associou-se à Jornada Mundial da Juventude e vai desafiar todos os participantes “a descobrirem o momento fundador da democracia portuguesa”, através de visitas guiadas ao Quartel do Carmo, ao Museu da GNR e à mostra expositiva “A Paz é possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, que será reposta no Palácio da Independência.

Foi no Quartel do Carmo que, no dia 25 de abril de 1974, se refugiou o presidente do conselho, Marcelo Caetano, e onde se deu a sua rendição, depois de as forças comandadas pelo capitão Salgueiro Maia terem sitiado o local. Para que os participantes na JMJ possam saber mais sobre este momento histórico, a Comissão organizará visitas guiadas ao espaço, em português e em inglês. As sessões terão lugar nos dias 1 (das 11h30 às 13h00 e das 14h00 às 15h30), 2 (das 14h00 às 15h30 e das 15h30 às 17h00), 3 e 4 (15h00 – 16h30), estando sujeitas a inscrição prévia online ou através do e-mail geral@50anos25abril.gov.pt).

Estas sessões incluem a visita ao Museu da Guarda Nacional Republicana, instalado naquele quartel, e à mostra expositiva “A Paz é Possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, patente no Palácio da Independência, no Largo de S. Domingos.

Os visitantes poderão encontrar neste espaço fotografias, recortes de imprensa, documentos arquivísticos e outros materiais e, através deles, conhecer alguns momentos e aspetos da contestação de setores católicos à ditadura e à Guerra Colonial, com destaque para acontecimentos como a Vigília pela Paz, organizada na Igreja de S. Domingos em 1968, e a Vigília da Capela do Rato, de 1972.

A mostra, de entrada livre, estará patente entre 25 de julho e 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

Dedicado ao mesmo tema, o documentário da RTP “Um gesto de liberdade — ‘Guerra e Paz’ na Capela do Rato”, da autoria de Jacinto Godinho e de Carlos Oliveira, será exibido no Cinema S. Jorge, em data a divulgar.

Estas iniciativas inserem-se no Festival da Juventude da JMJ, cujo programa completo será divulgado nos próximos dias.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This