AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Entre Margens]

Páscoa depois da Páscoa

| 08/04/2026

 

Há uma pergunta que raramente formulamos, mas que permanece, discreta, no fundo da experiência crente: o que acontece à Páscoa depois da Páscoa? Quando os cânticos cessam, quando a liturgia regressa ao seu ritmo habitual, quando a vida retoma a sua cadência tantas vezes fragmentada, o que fica realmente da ressurreição de Cristo?

Há uma tentação subtil que atravessa a forma como vivemos esta celebração: a de a encerrar num único dia (ou na sua oitava). Celebramos, reunimo-nos, afirmamos a alegria pascal e, depois, quase sem dar conta, regressamos ao quotidiano como se nada de essencial tivesse acontecido. Mas a ressurreição, se for levada a sério, não cabe no calendário. É, por natureza, um acontecimento que desinstala o quotidiano e o reclama por inteiro.

Celebrar a ressurreição de Cristo não é repetir um gesto litúrgico; é aprender a reconhecer sinais de vida onde antes víamos apenas fim. É uma aprendizagem exigente, porque contraria a evidência imediata das coisas. O mundo continua marcado por conflitos, cansaços, perdas e incertezas. A nossa própria vida não escapa a essa lógica; há dias em que tudo parece suspenso, inacabado, sem horizonte. E, no entanto, é precisamente aí que a Páscoa se quer dizer.

Mulheres e a ressurreição. Imagem © Watchtower Online Library

“A ressurreição não elimina a realidade, pelo contrário atravessa-a.” Imagem: Mulheres e a ressurreição. © Watchtower Online Library

A ressurreição não elimina a realidade, pelo contrário atravessa-a. Não apaga as feridas, transforma o seu sentido. Celebrá-la quotidianamente é, por isso, um exercício de atenção: perceber onde a vida insiste em emergir, discreta, quase impercetível, no meio do que parece gasto ou perdido. É descobrir que o essencial não se impõe, revela-se.

Talvez celebrar a ressurreição todos os dias comece por gestos pequenos, mas decisivos. No modo como escutamos alguém sem pressa, contrariando a indiferença. No modo como recomeçamos uma tarefa que parecia condenada ao abandono. No modo como resistimos ao cinismo fácil e escolhemos, ainda assim, confiar. Há uma espécie de fidelidade silenciosa nestes gestos, e é nela que a lógica pascal se torna concreta.

Vivemos, porém, numa cultura que valoriza o imediato e o visível. Queremos provas rápidas, resultados claros, mudanças evidentes. A ressurreição não responde a essa lógica. É um acontecimento que exige tempo interior, maturação, disponibilidade para habitar o invisível. Não se demonstra, acolhe-se! Não se controla, deixa-se acontecer. Deus acontece muitas vezes naquilo que não esperávamos, naquilo que não programámos, naquilo que não dominamos.

Celebrar a ressurreição de Cristo no quotidiano é, então, viver com um olhar deslocado. Não ingenuamente otimista, mas profundamente esperançado. É recusar a leitura definitiva das situações, como se tudo estivesse já decidido. É acreditar que há sempre mais; mais sentido, mais possibilidade, mais vida, mesmo quando tudo parece fechado.

Isso não nos torna alheios à dor, nem nos protege da fragilidade. Pelo contrário, torna-nos mais conscientes dela. Mas impede-nos de a absolutizar. A Páscoa ensina-nos que a última palavra não pertence ao fracasso, nem à morte, nem ao desencanto. E essa convicção, quando verdadeiramente assumida, muda a forma como habitamos cada dia.

No fundo, celebrar a ressurreição é uma forma de resistência. Resistência à banalização da vida, à indiferença que endurece o coração, à ideia de que nada pode realmente mudar. É escolher viver como quem acredita que o impossível não é a última medida da realidade.

Talvez seja esse o convite mais exigente e mais belo da Páscoa:  não a viver apenas como memória, mas como prática. Não a reduzir a um símbolo distante, mas deixá-la tornar-se critério de cada gesto, de cada escolha, de cada relação.

Porque a ressurreição, quando verdadeiramente acolhida, deixa de ser apenas um acontecimento celebrado. Torna-se uma maneira de viver.

 

Pedro Mangana é frade da Ordem dos Pregadores (Dominicanos)

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This