Tensões políticas no Iraque

Patriarca caldeu abandona Bagdad após deixar de ser reconhecido como líder máximo católico

| 17 Jul 2023

patriarca caldeu louis raphael sako Foto ACN

Louis Raphael I Sako tem estado no centro de polémicas, após ter criticado a ocupação pelos partidos políticos maioritários das cadeiras do Parlamento reservadas por lei aos membros minoritários da população, incluindo os cristãos. Foto © ACN.

 

O patriarca da Igreja Católica Caldeia do Iraque, Louis Raphael I Sako, acaba de anunciar que não voltará ao patriarcado de Badgad, mas irá estabelecer-se no Curdistão autónomo, na sequência da escalada de tensões com o Presidente do país, Abdel Latif Rachid, o qual revogou o decreto de 2013 que reconhecia Sako como líder máximo dos católicos de rito caldeu “no país e no mundo”, encarregado de administrar os fundos e as propriedades da Igreja naquela nação islâmica.

Rachid, eleito em outubro do ano passado, afirma que a revogação do decreto não afeta a condição do cardeal Sako do ponto de vista religioso ou jurídico, já que ele foi nomeado patriarca “pela Santa Sé”. Mas a assessoria de imprensa do patriarcado caldeu classificou a decisão como “sem precedentes na história do Iraque” e pediu que não fossem revogados os decretos republicanos de mais de 20 presidentes e bispos de igrejas irmãs.

Louis Raphael I Sako tem estado no centro de polémicas ao longo dos últimos dois meses, após ter criticado a ocupação pelos partidos políticos maioritários das cadeiras do Parlamento reservadas por lei aos membros minoritários da população, incluindo os cristãos. Numa entrevista a uma estação de televisão do Curdistão iraquiano, citada pelo Vatican News, o patriarca caldeu referiu a possibilidade de recorrer a instâncias de justiça internacional para proteger a correta e não manipulada distribuição da quota de assentos parlamentares.

As declarações de Sako despoletaram uma série de ataques e difamações contra o patriarca, principalmente nas redes sociais, por parte de indivíduos ligados ao Movimento Babilónia,  um partido e milícia associado às Forças de Mobilização Popular pró-Irão e ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, liderado por Rayan al-Kildani.

Fonte da Igreja Caldeia, citada pela Asia News, referiu que “não é por acaso que a decisão do Presidente surgiu alguns dias depois de o próprio Rashid ter-se encontrado com Rayan “o caldeu”, o autointitulado líder cristão. Outros querem intervir, mandar, expropriar o que pertence aos cristãos”.

Recorde-se que, em 2014, milhares de cristãos tiveram de abandonar as suas casas em Mossul e outras localidades da Planície de Nínive (no norte do Iraque) devido ao avanço das milícias do autodenominado Estado Islâmico (Daesh), tendo passado de cerca de 1,5 milhões para cerca de 250 mil.

Em maio deste ano, o patriarca caldeu havia recebido uma delegação de embaixadores e representantes diplomáticos no Iraque provenientes da França, Itália, Espanha, Reino Unido, Santa Sé e União Europeia, que expressaram “solidariedade” por parte dos seus respectivos governos e sublinharam a importância dos “esforços” do cardeal, assim como do arcebispo Mitja Leskovar, núncio apostólico, “para proteger os direitos dos cristãos na terra que habitam há dois milénios”.

Após o encontro, foi divulgado um comunicado que contou ainda com a aprovação dos embaixadores da Alemanha, Polónia, República Checa, Roménia, Suécia e Hungria. No comunicado, os diplomatas sublinham que querem expressar “solidariedade ao cardeal Sako pelos recentes ataques públicos” e “preocupação com os cristãos iraquianos e outras comunidades religiosas”. Em seguida, lançaram um apelo aos cristãos do país para que trabalhem juntos e façam com que “os problemas sejam superados e uma cooperação cada vez maior entre as Igrejas seja alcançada”, preservando a “diversidade do país, que é um dos seus principais recursos”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This