Ucrânia é “guerra interna”

Patriarca Cirilo: “Morte em combate limpa todos os pecados”

| 25 Set 2022

patriarca cirilo igreja ortodoxa russa. Foto_ Oleg Varov_Igreja Ortodoxa Russa

O Patriarca Cirilo considera a guerra na Ucrânia como um conflito interno, pois aquela faz parte da Santa Rússia. Foto © Oleg Varov | Igreja Ortodoxa

 

“A Igreja está ciente de que, se alguém (…) morre no cumprimento do dever militar, comete, sem dúvida, um ato que equivale a um sacrifício, [porque] se sacrifica pelos outros. E, portanto, cremos que este sacrifício lava todos os pecados que a pessoa cometeu.” Quem o afirma é o Patriarca Cirilo, responsável máximo da Igreja Ortodoxa Russa e claro apoiante da guerra na Ucrânia desencadeada por Vladirmir Putin.

Num sermão feito no final da celebração dominical deste domingo, 25 de setembro, o Patriarca partiu de um versículo do evangelho de João que diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que lhe deu o seu Filho unigénito” e refletiu sobre o alcance e sentido deste “sacrifício divino inefável”.

Daqui partiu para a reflexão sobre o sacrifício de “muitos” que hoje “estão a morrer nos campos da guerra interna”, como chama agora à guerra na Ucrânia, que vê como fazendo parte da grande Rússia.

Por ser uma “luta interna é que, para Cirilo é tão importante que, “como resultado dessa batalha, não haja uma onda de amargura e alienação, para que os povos irmãos não sejam divididos por um muro impenetrável de ódio”. E foi neste quadro que deixou a mensagem de que um soldado que é movido pelo sentido do dever e morre no cumprimento desse dever militar, faz um sacrifício pelos outros e isso “lava todos os pecados” que tenha cometido.

A mensagem adquire um sentido mais amplo no contexto da atual resistência que a mobilização de 300 mil reservistas para a guerra decretada por Putin está a encontrar na Rússia.

 

Uma correção que se impõe

As declarações de apoio religioso à mobilização de reservistas para a guerra na Ucrânia, que o 7MARGENS atribuiu na última sexta-feira, 23, ao patriarca Cirilo, carecem de fundamento. Não porque não tenham sido proferidas pelo Patriarca, mas porque foram feitas noutra altura e noutro contexto.

De facto, as palavras do patriarca foram proferidas em junho de 2021, no contexto de um sermão na catedral dedicada às forças armadas russas, em Kubinka, nos arredores de Moscovo.

O 7MARGENS tomou como boa fonte das declarações atribuídas a Cirilo vários órgãos de comunicação prestigiados, nacionais e estrangeiros.

Através da chamada de atenção de um leitor atento, demo-nos conta de que induzimos involuntariamente em erro os leitores, razão pela qual corrigimos agora o erro, pedindo desculpas pelo acontecido.

Apesar deste erro na data atribuída na notícia de sexta-feira, verifica-se agora que o tom do sermão deste domingo, 25, coincide com várias posições anteriores do Patriarca e é coerente com a legitimação que tem feito da invasão da Ucrânia e de quem a leva a cabo do lado da Rússia.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This