AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

patriarca cirilo igreja ortodoxa russa. Foto_ Oleg Varov_Igreja Ortodoxa Russa

Pedido feito num discurso

Patriarca de Moscovo quer paróquias a apoiar a guerra na Ucrânia

| 22/01/2023

patriarca cirilo igreja ortodoxa russa. Foto_ Oleg Varov_Igreja Ortodoxa Russa

 

A Igreja Ortodoxa Russa deveria empenhar-se mais ativamente na guerra que Putin desencadeou na Ucrânia. É, pelo menos, esta a posição de Cirilo, o patriarca de Moscovo, expressa num discurso que acaba de fazer.

“Se assumimos que a Igreja está com o nosso povo, então cada paróquia deve ajudar aqueles que estão na linha de fogo. Precisamos de mobilizar os nossos paroquianos para angariar materiais e alimentos. Procurem oportunidades, juntem dinheiro, enviem encomendas, se possível vão vocês mesmos apoiar os militares”, disse o patriarca.

No mesmo discurso, Cirilo comparou a guerra na Ucrânia quer à Segunda Guerra Mundial quer à Guerra Patriótica de 1812, quando “praticamente toda a Europa se uniu para tentar conquistar a Rússia”.

Hoje, acrescentou o Patriarca, “todo o mundo ocidental pegou em armas contra a Rússia”, porque, disse, a Rússia oferece “uma alternativa muito atraente” à globalização e à rejeição geral dos valores tradicionais.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This