Patriarca, Presidente e primeiro-ministro na homenagem a Gonçalo Ribeiro Teles

| 26 Jun 20

Gonçalo Ribeiro Telles

Gonçalo Ribeiro Telles. Foto © CorreiaPM/Wikimedia Commons

“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional, Gonçalo Ribeiro Telles será homenageado nesta sexta-feira, 26 de Junho, numa sessão em que estarão presentes o Presidente da República, o patriarca de Lisboa e o primeiro-ministro.

Com 98 anos, completados a 25 de maio, Ribeiro Telles assistirá também à inauguração da exposição O Mester da Paisagem, patente na igreja de S. José dos Carpinteiros e na Casa dos 24 (Rua de São José, na esquina com a Rua da Fé, em Lisboa), diz uma notícia do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) nesta sexta-feira, 26 de junho, a partir das 18h30.

A escolha do local da exposição e da homenagem tem a ver com o facto de o arquitecto ter sido juiz-presidente da irmandade “que corporizava e reunia tudo o que dizia respeito ao ofício (mester) de carpinteiro. O Mester da Paisagem percorre a “obra e mestria de pensar e trabalhar a paisagem de Ribeiro Telles, diz um comunicado da CML.

Tendo iniciado a sua intervenção cívica na Juventude Agrária e Rural Católica, o arquitecto destacou-se em várias iniciativas da oposição católica à ditadura do Estado Novo e contestou a política urbanística que levou à tragédia das cheias de 1967 na região de Lisboa.

Num texto no Público, o também arquitecto paisagista Fernando Santos Pessoa destacava que as lutas de Ribeiro Telles “marcaram a sociedade portuguesa e foram testemunho do pensador e do técnico que estava em regra à frente do seu tempo” e era muitas vezes “considerado utópico”. E destacava a “dignidade, a sabedoria e a humildade inata” do arquitecto.

 

Artigos relacionados

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Depois de Angola e Polónia

Símbolos da JMJ iniciam peregrinação pelas dioceses de Espanha

Dez jovens da diocese da Guarda irão entregar este domingo, 5 de setembro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aos jovens da diocese de Ciudad Rodrigo (Espanha), local onde terá início a peregrinação dos mesmos pelas dioceses espanholas. O encontro acontecerá na fronteira de Vilar Formoso, pelas 11h, e será seguido de uma celebração de acolhimento na Paróquia de Maria Auxiliadora, em Fuentes de Oñoro, divulgou o gabinete de imprensa da JMJ Lisboa 2023, em comunicado enviado às redações.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

É notícia

Entre margens

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação” novidade

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Cultura e artes

Edgar Morin em entrevista

Só a capacidade de nos maravilharmos sustenta a resistência à crueldade e ao horror novidade

“Se formos capazes de nos maravilhar, extraímos forças para nos revoltarmos contra essas crueldades, esses horrores. Não podemos perder a capacidade de maravilhamento e encantamento” se queremos lutar contra a crise, contra as crises, afirmou Edgar Morin à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela jornalista Hélène Destombes e citada ontem, dia 18 de setembro, pela agência de notícias ZENIT

Cinema

Um machado, uma mulher e um cão

Se gosta de cinema e ainda for a tempo, não deixe de ver o filme de Pedro Almodóvar A Voz Humana. É uma curta-metragem (cerca de 30 minutos), complementada por uma entrevista muito interessante e esclarecedora com o realizador e a actriz, Tilda Swinton.

Sete Partidas

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This