
Padre Cruz: um “apostolado caracterizado pela entrega aos mais pobres” agora a caminho da proclamação como santo da Igreja Católica. Foto: Direitos reservados.
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside nesta quinta-feira, 17, às 15h, à sessão de clausura do processo diocesano para a causa de canonização do padre jesuíta Francisco Rodrigues da Cruz, conhecido como Padre Cruz e pela sua dedicação aos mais frágeis da sociedade. “Apesar dos problemas de saúde que teve, a vontade de servir o próximo nunca atenuou o fulgor do seu apostolado, caracterizado pela entrega aos mais pobres”, nota o Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal.
A cerimónia, que pode ser acompanhada em directo na página oficial e nas redes sociais do Patriarcado de Lisboa e dos Jesuítas em Portugal, decorre na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, e está aberta à participação dos interessados, apenas na condição do respeito pelas medidas sanitárias em vigor.
O encerramento do processo foi anunciado a 19 de Novembro, depois de decidido pelo cardeal-patriarca, após a audição do Tribunal constituído para a causa e do respectivo vice-postulador, padre Dário Pedroso, sj.
Iniciado em 1951, o processo teve uma fase diocesana que decorreu até 1965, recorda o Ponto SJ. Mais tarde, foi necessário completar o processo com elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização.
Depois de, entre outros elementos, terem sido ouvidas várias testemunhas acerca das “virtudes heroicas” do já reconhecido como “servo de Deus”, a terceira Comissão Histórica do processo, nomeada a 11 de Dezembro de 2018 por Manuel Clemente, entregou, a 1 de Outubro do ano passado, os documentos e a sua análise crítica.
O processo seguirá agora para a Congregação para as Causas dos Santos, onde será apresentado pelo postulador da Companhia de Jesus, padre Pascual Cebollada, ainda segundo o PontoSJ. Postulador e vice-postulador terão depois de redigir a Positio, que resumirá a vida do Padre Cruz, apresentando ainda os documentos e testemunhos que pretendem atestar a sua vida de santidade.
Francisco Rodrigues da Cruz nasceu a 29 de Julho de 1859 e morreu a 1 de Outubro de 1948. Foi admitido na Companhia de Jesus a 2 de Setembro de 1940 e a 3 de Dezembro do mesmo ano fez os seus últimos votos.
“Num tempo como aquele que vivemos, a vida do P. Cruz pode e deve servir-nos de inspiração”, escrevia o actual provincial dos jesuítas portugueses, padre Miguel Almeida, quando o patriarca anunciou a conclusão da fase diocesana do processo. “Aprofundar e divulgar o conhecimento que dela temos é um contributo importante para que a sua ‘santidade’ possa tocar um maior número de pessoas.”









