
Os melhores vídeos ou obras de arte digitais a concurso serão apresentados numa exposição online que a Pax Christi International organizará em agosto. Foto © Pax Christi International.
A Pax Christi International lançou uma campanha dirigida a jovens artistas, convidando-os a contribuir de forma criativa para o “esforço de finalmente nos livrarmos das armas nucleares”. A convocatória, aberta até 15 de julho, propõe aos interessados que criem um vídeo ou uma obra de arte digital com o objetivo de convencer os estados que não aderiram ao tratado de proibição das armas nucleares a fazê-lo o mais rápido possível.
O tratado sobre a proibição deste tipo de armamento entrou em vigor a 22 de janeiro último, depois de ter sido ultrapassado o limiar de 50 países a aderir ao projeto de um mundo sem armas nucleares (esse número é atualmente de 54 países, entre os quais nenhum dos detentores desse tipo de armas). No movimento que levou as Nações Unidas a aprovar a medida estiveram muitas dezenas de organizações da sociedade civil, entre as quais a Pax Christi.
Os interessados podem participar na campanha de duas maneiras diferentes: produzindo um vídeo, gráfico animado ou gráfico em movimento; ou criando uma obra de arte digital imóvel (gráfico ou fotografia, por exemplo). Um júri internacional analisará todas as inscrições e escolherá um vencedor em cada uma das duas opções.
O vencedor do primeiro grupo receberá 250 euros, enquanto que o vencedor do segundo grupo receberá 150 euros. As contribuições que ganharem, assim como as 10 melhores submissões, serão apresentadas numa exposição online que a Pax Christi International organizará em agosto.
Para obter mais informações, consultar o edital do concurso e, em caso de necessidade, contactar Chiara Maistri, assistente de comunicações da Pax Christi International, através do e-mail artistforpeace@paxchristi.net.